Search

Aprendiz legal CIEE 2016-2017

Confira informações sobre o Aprendiz Legal e descubra como este programa pode contribuir com o sucesso da sua carreira.
Google plus

O Aprendiz Legal CIEE 2016-2017 é um programa que tem como finalidade conceder oportunidades aos jovens que estão buscando espaço no mercado de trabalho. Sendo uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o programa de incentivo procura valorizar os termos da Lei da Aprendizagem para que os jovens não sejam explorados.

Saiba mais: Jovem Aprendiz CIEE

Aprendiz legal CIEE 2015-2016 (Foto: Divulgação)

Aprendiz legal CIEE 2016-2017 (Foto: Divulgação)

Aprendiz legal CIEE 2016-2017

A Lei da Aprendizagem propõe que todas as empresas de médio e grande porte contratem aprendizes. Este perfil de profissional, que estuda e trabalha, é iniciante no mercado de trabalho e deve contar com oportunidades para adquirir experiência. Entretanto, só pode se tornar aprendiz, o jovem com idade entre 14 e 24 anos e que seja capaz de comprovar sua escolaridade. O Aprendiz legal CIEE 2016-2017 traz inúmeras oportunidades para esses jovens abrindo portas para o mercado de trabalho futuro.

São inúmeras oportunidades para jovens de todo brasil (Foto: Divulgação)

São inúmeras oportunidades para jovens de todo Brasil (Foto: Divulgação)

O que diz a Lei do Aprendiz?

De acordo com a Lei do Aprendiz, as empresas que contratam os aprendizes devem respeitar as necessidades destes profissionais. A jornada de trabalho não pode ser superior a seis horas por dia e o contrato deve assegurar todos os benefícios trabalhistas, como férias e décimo terceiro. As empresas que contribuírem também serão beneficiadas pelo Aprendiz Legal. Elas receberão incentivos fiscais e tributários, ou seja, pagarão menos impostos e terão vantagens quanto aos encargos. Ao adotar o programa, a empresa desempenha um importante papel de responsabilidade social e pode se valer disso para publicizar a sua imagem.

Aprendiz Legal abre portas para jovens no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Aprendiz Legal abre portas para jovens no mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Quem apoia o Aprendiz Legal?

Para formar novos profissionais competentes, o Aprendiz Legal não conta apenas com o CIEE, mas também recebe apoio da Fundação Roberto Marinho. Desta forma, os jovens contratados pelas empresas podem fazer um curso para aprimorar o trabalho e desenvolver a mão-de-obra.

Veja também: Novos cursos programa Aprendiz Legal

Jovens com idade entre 14 e 24 anos podem ser Jovem Aprendiz (Foto: Divulgação)

Jovens com idade entre 14 e 24 anos podem ser Jovem Aprendiz (Foto: Divulgação)

Aprendiz Legal: cursos, como se inscrever

A metodologia do Aprendiz Legal é bem clara e definida: ela procura incentivar a capacitação profissional dos jovens que estão enfrentando dificuldades para conseguir o primeiro emprego. Além do contrato de aprendiz, que é remunerado e com duração de dois anos, também é possível participar de cursos que favorecem a visibilidade no mercado de trabalho.

Graças ao suporte pedagógico da Fundação Roberto Marinho, os aprendizes podem investir na formação inicial. Os cursos valorizam a proposta de desenvolver atividades atraentes e motivadoras, contando com um material didático e moderno que facilita a aprendizagem, como livros, cadernos e DVDs.

O Jovem Aprendiz Legal CIEE prepara jovens para o mercado de trabalho (Foto: Exame/Abril)

O Jovem Aprendiz Legal CIEE prepara jovens para o mercado de trabalho (Foto: Exame/Abril)

Cursos disponíveis pelo Aprendiz Legal

Os cursos disponíveis pelo Aprendiz Legal são: auxiliar de alimentação, auxiliar de produção, gestão pública, comércio e varejo, práticas bancárias, logística, teles serviços, ocupações administrativas e turismo. Todas as alternativas de formação inicial são compostas por módulo básico e ensinam os aprendizes de um conteúdo programático contextualizado, que se mune de situações cotidianas. As empresas interessadas em adotar o Aprendiz legal 2016-2017 devem se inscrever no site oficial do programa. Os estudantes que desejam disputar as vagas do programa devem preencher o cadastro online e aguardar o recrutamento, realizado pelo CIEE.

Acesse Aprendiz Legal e participe.


Google plus


Este artigo possui 2 comentários

  1. Marcell Souza Cid Silva
    Publicado em 06/09/2012 às 3:38 PM [+]

    Olà! gostaria muito de participar do projeto jovem aprendiz, tenho 16 aos, estou fazendo o primeiro ano do ensino medio e moro no RJ.Obrigado!

  2. MTJac
    Publicado em 06/09/2012 às 4:50 PM [+]

    Olá Marcell, as empresas interessadas em adotar o Aprendiz legal 2012-2013 devem se inscrever no site oficial do programa. Os estudantes que desejam disputar as vagas do programa devem preencher o cadastro online e aguardar o recrutamento, realizado pelo CIEE.

    Acesse Aprendiz Legal e participe.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top