Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aprendiz Legal 2016: cadastro

Os interessados devem entrar em contato com a unidade participante do projeto mais próxima e verificar os cursos disponíveis.
 

O Aprendiz Legal 2016: cadastro é um programa de aprendizagem voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, apoiado na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem. O programa tem a pretensão de contribuir para a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

Aprendiz Legal 2016 cadastro (Foto: Exame/Abril)

Aprendiz Legal 2016 cadastro (Foto: Exame/Abril)

Aprendiz Legal 2016: cadastro

Os idealizadores do projeto Aprendiz Legal 2016: cadastro  acreditam que  a responsabilidade compartilhada do estado, da sociedade, da família e dos próprios jovens, fortalece sua autoestima e sua condição de cidadãos por meio do trabalho. Além disso, o jovem, que ainda sem experiência adentra no mercado de trabalho, adquire a capacidade e dinamismo do trabalho, da rotina de um trabalhador.

 

/o1.qnsr.com/cgi/x?;n=203;c=1523963/1523961/1392881;s=23544;x=15104;u=j;z=TIMESTAMP" alt="Click here">

Leia mais informações sobre: Inscrições menor aprendiz Riachuelo 2016

O foco é formação e, consequentemente, o trabalho

Oportunidade única de ingressar no mercado de trabalho através de programas como este (Foto: Exame/Abril)

Oportunidade única de ingressar no mercado de trabalho através de programas como este (Foto: Exame/Abril)

A profissionalização do adolescente é uma etapa do seu processo educativo (ECA, art. 62) e, portanto, a razão de ser do trabalho é a formação, não a produção. O programa Aprendiz Legal, ao basear-se na Lei 10.097/2000 e em sua regulamentação, o Decreto nº 5598/2005, legitima a intenção e os esforços para contribuir com a empregabilidade de nossos jovens, especialmente os menos privilegiados.

Qualificação ajuda a sociedade como um todo

Programa qualifica jovem para o mercado de trabalho (Foto: Exame/Abril)

Programa qualifica jovem para o mercado de trabalho (Foto: Exame/Abril)

Este é um passo para integrar a sociedade em torno de uma causa comum: atender à necessidade dos jovens com suas diferenças individuais, suas condições específicas, aprendendo a conviver com a diversidade humana sem preconceitos.Além disso, jovens preparados e capacitados encaram um mercado cada vez mais exigente, principalmente na mão-de-obra qualificado e isso não necessariamente se restringe ao trabalho manual, mas sim a capacidade do profissional de lidar com os inúmeros desafios.

Leia mais informações sobre: Jovem Aprendiz Inscrições 2016

Como funciona o programa na prática

Faça sua inscrição e aproveite as oportunidades (Foto: Exame/Abril)

Faça sua inscrição e aproveite as oportunidades (Foto: Exame/Abril)

O programa divide-se em dois módulos: um básico, que é comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do jovem na empresa. Os cursos oferecidos são:  Auxiliar de Alimentação, Auxiliar de Produção Industrial, Comércio e Varejo, Conservação, Limpeza e Sustentabilidade Ambiental, Gestão Pública, Logística, Ocupações Administrativas,  Práticas Bancárias, Telesserviços e Turismo. Os interessados devem entrar em contato por meio do telefone, com a instituição mais próxima cadastrada no projeto. Confira aqui como se inscrever, comece selecionando seu estado e siga as orientações: aprendizlegal.org.br/como-participar-aprendiz.

Quer mais dicas sobre este tema? Confira nossos artigos sobre esse e vários outros assuntos, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL