Você já conhece a Dieta do Carboidrato? Clique Aqui X

Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aprenda Escovar os Dentes Corretamente

Leveza e movimentação correta são essenciais para uma boa limpeza sem machucados.
0 5 Votos 0 - Votar

Você sabia que existe um jeito correto para limpar os dentes? Aprenda Escovar os Dentes Corretamente com este artigo, pois não é só questão de estética, mas sim de saúde bucal. Portanto, já prepara a escova de dentes e outros itens importante para colocar sua saúde bucal em ordem e, lembre-se que a saúde começa pela boca. Escovar os dentes de maneira correta é muito importante, pois além de prevenir a cárie, ajuda a evitar outras doenças.

1024 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente 1 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente Aprenda Escovar os Dentes Corretamente (Foto Ilustrativa)

Aprenda Escovar os Dentes Corretamente

Aprenda Escovar os Dentes Corretamente: Para fazer uma escovação adequada, ela deve durar pelo menos quatro minutos. E nada de desculpa, pois o procedimento deve ser feito pelo menos três vezes ao dia e, se preferir, pode fazer a cada refeição. Vale lembrar que escovar os dentes não é questão de força, mas sim de jeito. Faça tudo com leveza e cuidado para não machucar a gengiva.

Leia mais informações sobre: COMO CUIDAR DA ESCOVA DE DENTES

Passo-a-passo

Ao escovar os dentes os movimentos devem ser suaves e curtos, com especial atenção voltada para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

1024 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente 2 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente Quantidade da pasta não significa qualidade de limpeza (Foto Ilustrativa)

É importante também se concentrar na limpeza de cada parte da boca, confira as dicas de como escovar os dentes corretamente: Primeiro, escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Depois, escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Após isso, escove as superfícies de mastigação. Para ter um bom hálito, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

A escolha da escova

1024 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente 3 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente Existem diferentes tamanhos de escovas de dentes (Foto Ilustrativa)

Segundo grande parte dos dentistas uma boa escova de dente é aquela que tem cerdas macias pois, é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. Escovas com cabeças menores também são mais adequadas, visto que alcançam melhor todas as regiões da boca, como os dentes posteriores, que são mais difíceis de alcançar. Algumas pessoas optam pela escova elétrica visto que ela limpa com maior facilidade e é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou tem menor destreza manual.

Leia mais informações sobre: COMO ESCOLHER A ESCOVA DE DENTES CERTA: DICAS

O creme dental

Para escolher um creme dental apropriado você poderá perguntar ao dentista qual é o mais adequado para você. Hoje existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, manchas e sensibilidade.

1024 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente 4 Aprenda Escovar os Dentes Corretamente Além de escovar, não se esqueça de usar o fio dental (Foto Ilustrativa)

Em relação a troca da escova de dentes, é importante troca-la a cada três meses ou quando observar que ela começa a ficar desgastada. No caso de uma gripe ou resfriado, é fundamental fazer a troca da escova de dente para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

E não se esqueça de usar o fio dental, pois ele é fundamental para eliminar as sujeiras que ficam entre os dentes e podem causar mau hálito e até doenças. Quer saber mais sobre saúde? Temos várias dicas e artigos sobre esse e outros temas. Fique aqui no Mundo das Tribos!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL