Menu

Sustentabilidade

Atualizado em 9 de setembro de 2011, às 17:30 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aprenda a Separar o Lixo Corretamente

266751 Aprenda a Separar o Lixo Corretamente Aprenda a Separar o Lixo Corretamente

Uma das maneiras mais simples de contribuir para a preservação do meio ambiente é na hora de separar o lixo. São toneladas por dia em todo o país, assim como em outros países pelo mundo. O lixo possui uma mistura de inúmeras coisas, como arestos de alimentos, plásticos, papel, vidros e assim por diante. Os restos de alimentos soltam resíduos químicos que ao entrarem em contato com o solo, prejudicam a terra e também os lençóis freáticos que ali estão. Além disso, alguns materiais, como plástico, vidro, alumínio e papel são recicláveis. Expostos ao meio ambiente, eles demoram milhares ou milhões de ano para se degradarem, para sumir definitivamente. A separação desse lixo contribui para o meio ambiente, evita enchentes e muito mais.

Caso você não saiba como separar o lixo corretamente, aqui vão algumas dicas. Em sua casa, separe os recipientes que recebem os lixos ou então as sacolas (outro material que demora anos para se decompor, pois vem do plástico, mas infelizmente é a melhor forma de armazenar o lixo). Ao separar os recipientes já fica bem mais fácil fazer a separação do lixo. Deixe um local para cada material. Na cozinha, por exemplo, é onde costuma ficar o lixo orgânico, ou seja, restos de alimentos e afins. Não é algo reciclável e pode ficar tudo junto. É o lixo mais simples.

266751 Aprenda a Separar o Lixo Corretamente1 Aprenda a Separar o Lixo Corretamente

Na cozinha é comum aparecerem lixos recicláveis, por isso tome cuidado e os coloquem em recipientes apropriados. Você pode fazer a separação pelo tipo de material, como plástico, papel, alumínio e assim por diante. A maioria acaba separando tudo junto, ou seja, um lixo orgânico e um lixo reciclável. Tome cuidado com o fim que você vai dar para o lixo reciclável, pois muitas pessoas passam pedindo nas portas, mas não dão o fim adequado. A maioria das pessoas que pedem a reciclagem está atrás apenas do alumínio ou do plástico. Os demais materiais eles despacham pelas ruas ou mesmo em outro lixo mais próximo. Assim, o material acaba indo da mesma forma para os lixões.

Quando separar uma boa quantidade de produtos recicláveis, leve tudo para um lugar adequado. Em quase todas as cidades há lugares que tratam desses produtos, os reciclando. Se você não conhece, pergunte aos funcionários que trabalham na limpeza publica da cidade. Com certeza eles podem te informar sobre o assunto. Outra dica de como separar o lixo reciclável é lavar cada um dos produtos antes de jogar fora. Outro detalhe é separar o vidro, material cortante e que pode acabar machucando quem pegar sem saber o que é. Deixe demarcado que aquilo é ou contem vidro.

Essas foram apenas algumas dicas para separar o lixo. Existem muitas outras iniciativas que podem ajudar na preservação ambiental e que vale a pena levar para o seu dia-a-dia.

 

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.