Menu

Concursos

Atualizado em 23 de setembro de 2011, às 20:20 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aprenda a se preparar para testes físicos de concursos públicos

Cerca de 40 % dos candidatos são reprovados nos testes de capacidade física.

275737 teste fisico 300x300 Aprenda a se preparar para testes físicos de concursos públicos

Tão importante quanto a parte teórica é a prova física obrigatória para os candidatos que buscam as áreas ligadas à segurança pública. De nada adianta horas de estudo para os testes teóricos se na hora da avaliação física vier a reprovação. Estima-se que 40% dos candidatos são reprovados nos testes de capacidade física.

Acredita-se que o índice de resposta negativa as provas físicas deve-se ao preparo de última hora. Quando o candidato não realiza treinos contínuos o corpo não fica condicionado para a sequência de exercícios exigidos durante o exame, o que aumenta o risco de lesões.

Os exercícios mais comuns nas provas práticas de cargos ligados à segurança pública são corrida, nado, levantamento de peso, flexões e movimentos na barra. Quem opta por se preparar após receber a aprovação nas provas escritas tem de30 a45 dias para treinar.

Nessas avaliações, não basta fazer os exercício corretamente, o tempo e a quantidade de vezes que o movimento é executado também conta pontos. Dessa forma o candidato melhor condicionado tem os resultados evidenciados.

O teste que mais causa reprova é o da barra. Para os homens o exercício consiste em sustentar o peso segurando em uma barra de ferro, flexionando os braços com movimentos contínuos que elevem o queixo acima da barra. Já as mulheres apóiam o queixo na barra e ficam suspensas por alguns segundos.

Para se preparar para a prova da barra os predadores físicos indicam exercícios localizados que fortifique o membro superior.

A natação e a corrida são provas onde o ritmo certo determina o sucesso na execução. Nesse caso o treino contínuo é ainda mais importante. Saber qual ritmo imprimir durante a prova, que geralmente dura 12 minutos, é fundamental.

De nada adianta tanto treinamento se não se alimentar corretamente. No dia do exame físico ingira fontes de energia. Abuse dos carboidratos antes da prova. Coma muitos pães e derivados da farinha e da batata.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.