Menu

Mulher

Atualizado em 27 de outubro de 2011, às 7:00 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aprenda a recomeçar um relacionamento

Conversar, expor os sentimentos, olhar para si é um dos caminhos para reatar os laços amorosos.

Quando um não quer, dois não brigam, o que significa dizer, em muitos casos, o fim de um relacionamento. Muitas vezes, a continuidade dos sentimentos é certa, e até mesmo o nascimento de outras emoções, como saudade, raiva, rancor, carinho, tudo junto, ao mesmo tempo. Mas e quando há a possibilidade de recomeçar? Como e quando isso deve ser feito? Existem formas de saber o momento certo para chamar a pessoa amada e conversar?

302318 rela4 Aprenda a recomeçar um relacionamento

O primeiro sinal de que é possível recomeçar um relacionamento é ver se ainda existe o principal, ou seja, o sentimento, aquele que é considerado a mola da vida: o amor. Se ele estiver ali fazendo o coração bater mais forte, se é possível imaginar-se ao lado da pessoa amada, então é hora de tentar voltar. Para isso, tem que ter certeza de que quer ficar com o outro, procurá-lo e colocar tudo na mesa. A conversa deve ser sincera, sem rodeios, sem medo. O importante é saber o que falar e, principalmente, o que vai ser falado.

 

O tempo dá a chance para ambas as partes pensarem nos seus atos passados, nas atitudes mal feitas, naquilo que poderia ser evitado. Recomeçar um relacionamento é um passo de aceitação dos próprios defeitos e também de complacência em relação ao jeito de ser do outro. Mas quem foi que disse que estar em uma vida compartilhada é fácil? Nunca foi e nem será. As pessoas são criadas de maneiras diferentes, possuem bagagens culturais diferentes, jeitos de ver a vida diferentes. Por isso, não tem como acreditar que um namoro ou casamento entre duas pessoas será sempre um mar de flores. Isso fica para as novelas, aliás, talvez nem elas. O importante é reconhecer esses obstáculos e saber lidar com eles, de modo que eles não sejam incômodos, paralisantes ou motivos de brigas.

 

Muitos cônjuges reclamam um do outro o tempo inteiro. “Pare de fazer isso”, “pare de agir desse jeito”, “você tem essa maneira difícil” entre outros comentários são muito comuns no relacionamento a dois. Só que geralmente o que incomoda no parceiro é aquilo que também existe de defeito em nós. Um caminho para recomeçar um relacionamento é tentar olhar para si, para as suas qualidades e defeitos  e reparar que pode bem como estabelecer os limites do que tem a ver consigo ou que também faz parte do seu jeito de ser.