Menu

Economia

Atualizado em 7 de dezembro de 2011, às 8:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aprenda a organizar uma festa gastando pouco

Organize uma festa de bom-gosto fazendo economia e sem ultrapassar o limite do seu orçamento.

345304 Aprenda a organizar uma festa gastando pouco Aprenda a organizar uma festa gastando pouco

A organização de uma festa precisa ser planejada com cuidado, levando em conta a disponibilidade do orçamento e número de convidados. Há várias ideias interessantes que podem ser trabalhadas nesse aspecto para dar forma a um evento bacana.

Contratar uma empresa especializada pode facilitar o trabalho, mas também significa gastos maiores. Desse modo, é possível planejar a festa por conta própria representa a melhor saída para fazer economia. Tome notas de todos os preparativos da festa e não deixe para organizá-la na última hora.

Siga as dicas a seguir para organizar uma festa gastando pouco:

1. Defina a proposta: nesse item o organizador da festa vai definir um tema para a confraternização. Em casos de aniversários infantis, há uma série de desenhos animados que podem servir de temática. Para criar um clima mais descontraído e jovem, aposte em temas como “anos 70” ou “Noite dos mortos”. As propostas também valorizam datas comemorativas, como o natal e o ano novo.

2. Faça uma relação do que será preciso: tome notas de tudo que será preciso para a festa, usando uma planilha ou mesmo um caderno para se organizar. Elenque tudo aquilo que uma boa festa necessita, seguindo uma sequência que aproveite bem o seu tempo.

3. Pesquise os preços: fazer uma pesquisa de preços nas lojas especializadas em festas é fundamental para economizar. Assim, aproveite as ofertas e as vantagens de comprar produtos por atacado. Caso o orçamento esteja curto, invista no aluguel de determinados elementos, como os enfeites.

345304 Aprenda a organizar uma festa gastando pouco 2 Aprenda a organizar uma festa gastando pouco

4. Escolha um local: defina o lugar com antecedência levando em conta o número de convidados e a proposta da festa. O espaço pode ser aberto ou fechado, sendo que esta característica acaba interferindo na decoração. Os salões, chácaras e sítios são alguns dos locais para festas, mas quem deseja economizar na locação pode optar por uma festa em casa.

5. Planeje a decoração: os elementos decorativos são fundamentais para uma festa e precisam estar de acordo com o tema trabalhado. Caso seja uma festa de aniversário infantil, vale apostar no colorido dos balões, nos enfeites de mesa e cenário para a mesa principal. Em festas para jovens e adultos, a decoração precisa reproduzir um padrão de cores e invocar elementos capazes de ilustrar a temática. Para conter os gastos, vale comprar materiais e criar uma decoração exclusiva.

6. Comidas e bebidas: em aniversários infantis, é comum encomendar salgados e doces para saciar a fome dos convidados, além dos refrigerantes. Já em festas voltadas para adultos, o cardápio pode ser mais flexível, com a possibilidade de jantar ou churrasco. No quesito bebidas, satisfaça os convidados com uma variedade que não pese no orçamento. Para determinar a quantidade de comida e bebida tudo depende do número de pessoas.

7. Entretenimento: nesse item o organizador da festa se preocupa com a diversão dos seus convidados, podendo contratar atrações de acordo com a faixa etária. Numa festa infantil, vale contar com mágico e palhaços para fazer a alegria da criançada. Já em um evento para jovens e adultos, uma banda ao vivo é garantia de descontração para os convidados.

345304 Aprenda a organizar uma festa gastando pouco 1 Aprenda a organizar uma festa gastando pouco

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.