Menu

Saúde

Atualizado em 30 de maio de 2009, às 1:28 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aprenda a Fazer a Dieta da Banana

Todo o mundo já deve ter ouvido falar que quem mastiga do modo correto tem mais facilidade para emagrecer e isso é verdade. Quem mastiga devagar e mais vezes fica saciado mais rápido e acaba comendo menos do que aqueles que são mais afobados e comem depressa. Continue a ler este artigo e entenda o porquê e qual o modo certo de mastigar que ajuda a emagrecer.

375617 mastigar engordar Mastigação correta para emagrecer Mastigar corretamente emagrece (Foto: Divulgação)

Não só no quanto as pessoas comem, mas também no modo como elas fazem todo o processo começando pela mastigação, afeta e muito no quanto elas vão engordar; nutricionistas dizem que quando o alimento é bem mastigado o intestino seleciona de modo certo o que deve ser aproveitado pelo organismo ou não e quando a mastigação é mal feita a seleção não acontece do modo correto e o organismo acaba absorvendo mais do que deriva, e é aí que se engorda. Pensando em todo o processo começando da mastigação até a digestão, dá para entender porque as pessoas que são mais rápidas na hora de comer engordam com mais facilidade. Se a mastigação for feita como médicos e nutricionistas recomendam, as pessoas estarão fazendo uma ‘dieta’ prestando atenção apenas nesse simples detalhe.

375617 alimentacao 1 Mastigação correta para emagrecerMastigar corretamente pode emagrecer (Foto: Divulgação)

Dependendo do alimento, se líquido, sólido ou pastoso, o ideal é mastigar abrindo e fechando o maxilar de 30 a 50 vezes espalhando bem o alimento por toda a boca e fazendo intervalos entre os bocados de comida, isso vai fazer com que o alimento fique pronto para ser bem selecionado e a demora leva ao cérebro a mensagem de saciedade, o que faz com que a pessoa se sinta satisfeita e dificilmente ela volte a comer o segundo prato. Bom não é?

375617 mulher comer cenoura beliscar Mastigação correta para emagrecer Mastigação interfere no emagrecimento (Foto: Divulgação)

Evitar tomar excessos de líquidos como refrigerante, suco ou qualquer outro antes, durante e depois da refeição é muito bom, pois não dilui o suco gástrico que dificulta a digestão e nem empurra a comida que quase sempre vai mal mastigada.

Comer uma fruta (sempre é saudável) antes da refeição é ótimo para substituir a sobremesa que as pessoas costumam comer depois da refeição, o organismo aproveita muito bem os nutrientes delas. Dica: maçã, pêra, mamão.

Insira nas refeições: verduras e legumes inteiros nos cardápios diários e mastigue-os do modo certo para seus nutrientes também serem bem aproveitados pelo organismo.

Gostou das dicas? O segredo está na boa mastigação durante nossas refeições e pronto, seu organismo irá interpretar da melhor forma fazendo com que seu corpo fique mais elegante.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL