Menu

Serviços

Atualizado em 23 de fevereiro de 2012, às 12:15 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aprenda a encapar cadernos e livros – passo a passo

Uma forma simples de aumentar a durabilidade de cadernos e livros é encapá-los com plástico, um processo bastante fácil e rápido, que pode ser feito por qualquer pessoa.

398467 aprenda a encapar cadernos e livros passo a passo Aprenda a encapar cadernos e livros   passo a passo

Encapar os cadernos e os livros é uma boa forma de aumentar a duração deles, já que o uso diário pode fazer com que estes importantes itens da lista de material escolar fiquem um pouco danificados com o passar do tempo.

Existem vários tipos de materiais que podem ser usados para encapar os cadernos e livros, como os plásticos (autocolantes, transparentes, estampados, coloridos, decorados), tecidos e papel contact, entre outros, que aumentam a proteção e podem ser usados nos livros e cadernos de todos os tamanhos.

Para encapar, você pode procurar empresas que oferecem o serviço ou então fazer em sua própria casa, já que é bem fácil e rápido o processo. Fique atento ao “passo a passo” a seguir e aprenda a encapar cadernos e livros com plástico, que é a forma mais prática e fácil de aumentar a durabilidade deles. Os materiais necessários são encontrados em qualquer papelaria e você pode usar a criatividade para deixar os cadernos e livros ainda mais estilizados.

Material necessário

- Rolinho de plástico para encapar na cor desejada ou naquela que foi pedida pela escola. A quantidade varia de acordo com o número de cadernos e livros que serão encapados

- Tesoura e/ou estilete

- Durex

- Etiquetas para colocar o nome e a série do aluno

Cadernos de brochura

1-      Em uma mesa grande, abra o rolinho de plástico e coloque sobre ele o caderno aberto e de forma centralizada, para que você possa medir a altura e a largura dele, deixando os quatro lados do caderno com a mesma medida de plástico.

2-      Deixando as mesmas medidas no lado esquerdo e no direito, assim como em cima e em baixo, corte o plástico usando uma tesoura ou estilete, tomando cuidado para que o corte não saia torto.

3-      Depois que o plástico for recortado, dobre a parte de cima dele e coloque-a por baixo das folhas, naquela região em que as folhas são grampeadas, para que o plástico fique bem seguro. Faça isso tanto na parte de cima quanto embaixo.

398467 aprenda a encapar cadernos e livros passo a passo 1 Aprenda a encapar cadernos e livros   passo a passoColocando o plástico por baixo das folhas

4-      Com o caderno aberto na capa, estique bem o plástico e coloque um pedaço de durex no meio para prender (em cima e em baixo). Na lateral, dobre o plástico como se fosse para presente, coloque durex no meio e nas pontas, prendendo o plástico e a capa de papel.

398467 aprenda a encapar cadernos e livros passo a passo 3 Aprenda a encapar cadernos e livros   passo a passoFazendo as dobras nas laterais do caderno

5-      Antes de passar para a parte de trás, feche o caderno e estique o plástico, para que ele acompanhe as dobras do caderno.

6-      Repita o mesmo procedimento do item 4 acima na parte traseira do caderno.

7-      Agora é só colar a etiqueta na frente do caderno e escrever o nome e a série do aluno. As etiquetas você mesmo pode fazer no computador e imprimir em papel próprio para etiquetas ou comprá-las prontas.

398467 aprenda a encapar cadernos e livros passo a passo 5 Aprenda a encapar cadernos e livros   passo a passoExemplo de etiquetas, para identificar o dono dos cadernos e livros

Cadernos de espiral

398467 aprenda a encapar cadernos e livros passo a passo 2 Aprenda a encapar cadernos e livros   passo a passoNos cadernos com espiral, as partes da frente e de trás devem ser encapadas separadamente

Se o caderno que você quer encapar é de espiral, é necessário medir a parte da frente e a de trás separadamente. Coloque o plástico sobre o caderno fechado, medindo a lateral a partir do término dos espirais. Deixe alguns centímetros além do final da capa para que o plástico seja dobrado e colado no interior. O procedimento vale para a parte da frente e a de trás.

Neste caso, não é preciso colocar o plástico por baixo das folhas.

398467 aprenda a encapar cadernos e livros passo a passo 4 Aprenda a encapar cadernos e livros   passo a passoA parte que contém a espiral não é encapada

Livros

Já para os livros, o processo de encapar é idêntico ao dos cadernos de brochura.

Conteúdo avaliado com média: