Menu
Você está em: MundoDasTribos > Aprenda a editar fotos com o Photoscape

Para redimensionar, recortar, inserir elementos e aplicar efeitos nas cores e de perspectiva, por exemplo, o Photoscape é um programa muito mais leve e intuitivo.

Muita gente não sabe, mas não é preciso baixar um programa pesado como o Photoshop só para fazer uma simples edições de imagens. Para redimensionar, recortar, inserir elementos e aplicar efeitos nas cores e de perspectiva, por exemplo, o Photoscape é um programa muito mais leve e intuitivo. Ele também reconhece o idioma padrão do seu computador e se adapta a ele (incluindo o português brasileiro).

Clique aqui para baixar o programa.

Redimensionamento de imagens

Na janela principal do programa, clique na opção “Editor” para fazer a edição de uma única foto de cada vez. Na parte inferior do programa, você encontra as seguintes ferramentas:

Dentro da aba “Início”, clique na opção “Redimensionar” para alterar as dimensões da imagem. Repare que, caso você clique na seta logo ao lado do botão, você conta com uma série de tamanhos pré-definidos para a maior dimensão do arquivo (comprimento ou largura):

 

Salvando o arquivo de forma leve

1-      Após fazer as edições na imagem, clique na opção “Salvar” ao lado direito das ferramentas.

 

2-      A seguir, escolha um nome para o arquivo, o diretório em que ele será salvo e o seu formato (recomenda-se o JPG ou JPEG).

3-      Ao selecionar o formato JPG, você poderá escolher a taxa de qualidade da imagem final. A taxa de 90% apresenta um bom padrão de qualidade, mas você pode reduzí-la para tornar o arquivo mais leve:

Redimensionando várias imagens de uma única vez

1-      Na janela principal do programa, entre em “Editor em lotes”.

2-      Dentro dele, abra todos os arquivos que você deseja redimensionar.

3-    Nas opções do lado direito da imagem, selecione a opção “Reduza o mais longo comprimento” no campo “Redimensionar” e escolha e defina a dimensão máxima da figura (400 pixels no nosso exemplo).

 

4-      Clique então na opção “Converter todos” e escolha um diretório para o salvamento de todas as imagens. Na caixa Formato da Imagem (ainda na mesma janela), selecione o formato dos novos arquivos (recomendamos o formato JPG ou JPEG) e sua taxa de qualidade.

Recortando as imagens

Selecione a aba “Recortar” nas ferramentas do programa. A partir de então, basta clicar e arrastar com o mouse a área que deseja manter. Ao final, clique em “Cortar”:

 

Recortar as imagens é uma ótima maneira de dar visibilidade ao que você quer de uma imagem sem precisar tornar o arquivo muito grande.

Clareie ou escureça imagens

Se a imagem que você está editando está muito escura, basta clicar no botão “Contra a luz” da aba “Início” para clareá-la de maneira automática. Vale lembrar que você poderá fazê-lo por diversas vezes.

Caso você queira escurecer a imagem ou selecionar a intensidade do efeito, clique na seta ao lado da opção “Contra a Luz”.

Adicione objetos

Especialmente útil para tutoriais, para imagens explicativas e para a criação de fotos engraçadas. Dentro da aba “Objeto”, você encontra uma grande coleção de balões de texto, figuras geométricas, pequenos desenhos, numerais e setas.

 

Filtros de imagem

Dentro da aba “Início”, a opção “Filtro” oferece uma série de efeitos interessantes:

 

Um bom exemplo deles é o “Reflexão”. Ele permite que você simule uma superfície reflexiva sobre a imagem. Também permite que você altere a perspectiva da imagem (inclinação):

Existem vários outros recursos que podem dar à foto uma aparência antiga, que a desfoquem, que adicionem texturas à imagem e afins.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL