Aprenda a cuidar da saúde cardíaca

PUBLICIDADE

O coração é o órgão mais importante do corpo porque é ele quem bombeia o sangue para que todos os outros órgãos funcionem corretamente. Por isso, ele é uma máquina perfeita, mas que precisa de certos cuidados para não sofrer colapsos. Como é visto diariamente, pessoas jovens têm sofrido de enfartes fulminantes com cada vez mais frequência. O pior é que o coração geralmente não dá sinais de que vai falhar, portanto, a prevenção é o melhor caminho para não ter surpresas no futuro. Então, aprenda a cuidar da saúde cardíaca.

O principal fator para ter um coração saudável é garantir que ele mantenha a sua capacidade de bombeamento recebendo o suprimento necessário de sangue. Para tanto, as artérias devem estar desobstruídas e na sua espessura normal.

As doenças cardíacas aparecem porque existem artérias que se tornam estreitas ou completamente obstruídas por causa do depósito de gordura ou de outras substâncias nelas, o que impede que o sangue passe para o coração a fim de ser bombeado para o corpo.

PUBLICIDADE

Por isso, um método fácil de prevenir as doenças do coração é fazer exercícios físicos regularmente. Caminhadas de manhã ou nos finais de tarde são ótimas para acelerar o bombeamento de sangue, assim como corridas. Entretanto, se você prefere outros esportes, fique à vontade, pois isso só contribuirá para que o seu coração funcione melhor.

A alimentação também é um elemento muito importante para a saúde do coração. O colesterol é uma das principais substâncias que podem obstruir as artérias e impedir que o sangue passe para o coração. Por isso, evite alimentos muito gordurosos e coma bastante vegetais, fibras, vitaminas e minerais para que o sangue possa fluir sem obstáculos.

Se você fuma, deixe esse vício imediatamente. O tabagismo é uma das principais causas de morte em todo o mundo e ele causa, além de problemas cardíacos, diversos tipos de câncer, a trombose e o derrame. As substâncias químicas do cigarro são altamente tóxicas e elas entram na corrente sanguínea. Algumas dessas substâncias enviam sinais ao coração para que ele bata mais energicamente enquanto outras são responsáveis pela contração das artérias. Sendo assim, deixe o cigarro o mais rápido possível, pois o seu corpo ainda é capaz de se recuperar desse veneno.

O estresse é praticamente inevitável nos dias atuais, porém, quanto mais ele puder ser evitado, mais saudável o seu coração será. Quando uma pessoa está nervosa, a pressão sanguínea aumenta e as artérias sofrem as consequências, tendo que impulsionar mais sangue para o coração.


Por último, um cuidado essencial com o coração é visitar o cardiologista anualmente. Já existem exames disponíveis que são capazes de detectar se você poderá desenvolver uma doença cardíaca nos próximos 10 anos. Portanto, você já poderá começar a se prevenir contra esse mal tomando o máximo de cuidado possível.

PUBLICIDADE

Essa máquina perfeita que é o coração é capaz de funcionar por mais de cem anos sem parar. Para tanto, é preciso que alguns cuidados sejam tomados ao longo de uma vida. Por isso, não abuse de alimentos gorduroso, não fume e pratique muito exercício físico para garantir que essa bomba que bate no seu peito não entre em colapso. Pense nisso.

 

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.