Search

Aprenda a Criar Árvores Frutíferas em Vasos

Google plus

Ter um pomar em casa é uma ótima sugestão para inovar o visual da área externa, mas algumas pessoas sentem dificuldades para lidar com a questão do espaço. Quando a propriedade não tem dimensões o suficiente para o cultivo de árvores frutíferas no solo, é recomendado buscar alternativas diferentes.

Uma das formas de montar um pomar nos fundos da residência é através do uso de vasos. Os acessórios são compatíveis com as árvores frutíferas de menor porte e se ajustam as necessidades do ambiente de maneira bem compacta. Para conseguir realizar um bom trabalho é necessário dominar algumas técnicas de plantio e fazer uma composição que exiba harmonia entre os seus elementos.

Nem todas as casas possuem condições de adotar um pomar, isso porque demanda tempo para cuidados e espaços. No entanto, o uso de vasos para o plantio vai deixar o ambiente externo mais organizado e com uma decoração visivelmente bonita. Além de ter um canto aconchegante junto a natureza, os moradores também vão provar frutas deliciosas.

Dicas para o cultivo de árvores frutíferas

As árvores frutíferas cultivadas em casa podem transformar a aparência de um canteiro ou mesmo encontrar espaço para crescer dentro de um vaso. Há várias sugestões deliciosas e até mesmo simbólicas que são capazes de fazer toda a diferença no paisagismo da propriedade. Outra dica importante para montar o pomar é optar pelo uso de sementes, já que as mudas costumam demorar muito tempo para dar frutos.

Uma ótima opção para quem deseja construir um pequeno pomar em casa ou no apartamento é apostar nas mini-árvores frutíferas, perfeitas para o cultivo em vasos. Compatíveis com ambientes pequenos, elas ficam perfeitas na varanda ou na sacada. Esses exemplares conseguem criar uma atmosfera aconchegante e chegam a resgatar boas recordações. Além de tudo, cultivar árvores é uma forma de levar bem estar e qualidade de vida para casa.

Há vários tipos de mini-árvores frutíferas que fazem sucesso na ornamentação, cultivando frutos como limões, pitangas, jabuticabas, romãs, caquis, acerolas, pêssegos, goiabas e laranjas.

Mesmo se tratando de mini-árvores frutíferas, os vasos usados para o cultivo devem apresentar pelo menos 80 cm de altura e 85 cm de diâmetro. A estrutura de cada modelo de vaso precisa ainda garantir o desenvolvimento correto da árvore, por isso é importante se preocupar com o tipo de material o acessório é fabricado. As principais espécies de árvore só encontram condições de sobrevivência em vasos grandes, onde há espaço para as raízes crescerem.

O vaso usado para o plantio precisa ser impermeabilizado, caso contrário a árvore frutífera fica vulnerável a ação de pragas. Num recipiente de cimento (de preferência), recomenda-se fazer uma camada de argila e outra com pedrinhas para que o crescimento aconteça de forma saudável, sem o apodrecimento da raiz.

Caso a árvore frutífera cresça mais do que foi previsto, ela precisa ser trocada de vaso e contar com um espaço mais amplo para o seu desenvolvimento. Outro ponto do cultivo que também requer cuidado é a adubação, normalmente é necessário fazer uma mistura de substâncias para produzir frutos. Adicionar terra vegetal, húmus de minhoca e areia no vaso é uma boa solução.

Antes de escolher um determinado lugar da casa para colocar a árvore frutífera é necessário avaliar as condições do ambiente. A área deve possuir boa incidência de luz e poucos ventos. Outro aspecto fundamental do cultivo é a hidratação das folhas, ou seja, a árvore precisa ser regada sempre que possível para ter condições de produzir frutos. Retomando a questão do adubo, a renovação das substâncias deve ser feita três vezes por ano.

Aproveite as dicas e crie árvores frutíferas em vasos.


Google plus


Este artigo possui 6 comentários

  1. joão araujo
    Publicado em 05/06/2012 às 1:36 PM [+]

    gostaria que me mandassem tudo sobre cultivar mixirica,laranja,jabuticaba entre outros, onde encontro e a média de custo pois tenho um espaço aberto tipo
    cobertura, e gostaria de ter essas plantas e saber como proceder com elas
    obrigado

  2. DIVA IMACULDA SILVA GONZAGA FERREIRA
    Publicado em 18/07/2012 às 9:14 PM [+]

    Como fui criada na roça, gostaria de saber como cultivar, laranja; pokan,pitanga, acerola, mamão, romã, fruta de conde: entre outras opções.
    como podar, que tipo de muda., como fazer para q o tamnho fique de acordo, pragas e podas e adubação. Muita Agradecida. Deus Abençoe. Inclua-se nesta mensagem horta e jardins. Boa noitee abençoe o seu trabalho, o dom de cada um q Deus predestinou.. cidra figo, cereja etc.

  3. MTJac
    Publicado em 15/09/2012 às 6:17 PM [+]

    Olá Diva, vamos inserir esta informação em breve!

    Att,

  4. odilson
    Publicado em 19/12/2012 às 6:46 PM [+]

    gostei pra caramba, muito leegal mesm vou fazer meu mini pomar

  5. marta de assis l costa
    Publicado em 20/06/2013 às 11:08 PM [+]

    meu marido comprou um pé de laranja a uns 8 meses ,com altura mais ou menos 1 metro ,e ja veio com umas 10 larajinhas só que com alguns dias cairam todas só ficaram 2 que ja estavam bem crescidas. e ate agora não sai nen se quer uma flor ,ja coloquei uma fertilizante que o rapaz da casa da lavoura indicou e nada .oque eu faço ?estou pensando em cortala .espero uma resposta .obrigada.

  6. andreia.8822@hotmail.com
    Publicado em 04/05/2015 às 10:00 PM [+]

    Eu gosto muito de plantar flores frutas verduras fica muito lindo

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top