Menu

Decoração

Atualizado em 8 de novembro de 2011, às 11:00 por Editorial MDT
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aprenda a construir casinha de cachorro

Por ser o melhor amigo do homem, o cão merece uma casinha feita, especialmente, para ele.

312748 Aprenda a construir casinha de cachorro 1 Aprenda a construir casinha de cachorro

O cachorro é considerado o melhor amigo do homem, por sempre estar presente, tanto nos momentos tristes quanto nos alegres. Por isso, ele merece viver bem e, assim como nós queremos ter um local apropriado para descansar, ele também o necessita. Então, para que o seu cãozinho de estimação possa viver confortavelmente, é preciso que ele tenha o seu próprio canto, ou seja, uma casinha feita, especialmente, para ele. Sendo assim, se você tem dotes para a construção, aprenda a construir uma casinha de cachorro.

Antes de tudo, a casinha deve ter um tamanho coerente com o do seu cão: se ele for pequeno, não é necessária uma casa muito grande e o inverso vale ainda mais,  não vai querer que o seu amigão fique apertado. Se o seu cão ainda for filhote, espere ele crescer ou tente saber qual será o tamanho máximo que ele alcançará. Em todos os casos, a casinha deve ter espaço o suficiente para que ele consiga se levantar, se virar e se deitar, com muito conforto.

312748 Aprenda a construir casinha de cachorro 2 Aprenda a construir casinha de cachorro

Os materiais usados para a construção de uma casinha de cachorro são: pedaços de madeira 2 x 4 autoclavada para o piso e de 2 x 2 para as laterais, tábuas de madeira compensada de 1/2” para cães pequenos e de 3/8” para grandes, vigas, pregos e parafusos. A quantidade de materiais depende do tamanho do seu cão e da casa que pretende construir para ele.

Esquematize o projeto antes de colocá-lo em prática, fazendo um desenho em uma folha quadriculada, calculando exatamente o tamanho da casinha.

Comece pelo piso, pregando as tábuas de madeira autoclavada uma na outra, até alcançar o tamanho desejado. Como esse tipo de madeira é altamente tóxica, o melhor a fazer é cobri-la com um pedaço de madeira compensada. Se a casinha for muito grande, pregue vigas a cada 16 polegadas.

Em seguida, é hora de levantar as paredes laterais e a traseira, com madeira 2 x 2 autoclavada, até formar um quadrado ou um retângulo. Novamente, se necessário, coloque as vigas a cada 16 polegadas. A parte frontal deve ser construída pregando uma peça de madeira 2 x 2 na parte superior e uma na vertical, em cada lado. Se você for bom marceneiro, pode arredondar a parte superior para que a entrada fique mais bonita.

O passo seguinte é reunir a estrutura, formando um “L” entre o piso e as estruturas laterais com o uso de pregos e parafusos.

Por fim, chegamos ao telhado, que é feito com vigas pregadas em um ângulo de 30º,  para que a água da chuva possa correr adequadamente. Para que elas fiquem firmes no topo das paredes, o melhor é entalhá-las precisamente.

Para que o seu cão fique seguro em dias de chuva, cubra as laterais e a parte interna do telhado com tapume feito de madeira compensada de 3/8”, cortada no tamanho exato para cada lateral da casinha de cachorro.

312748 Aprenda a construir casinha de cachorro 3 Aprenda a construir casinha de cachorro

Agora que a casa está pronta, basta dar o toque final à ela, pintando-a nas cores desejadas, colando adesivos e escrevendo o nome do seu melhor amigo na entrada do seu novo lar.

Não deixe o seu amigão tomar chuva, passar frio ou ficar fervendo sob o sol. Construa para ele uma casinha de cachorro, para que ele fique mais confortável, feliz e grato.

 

Conteúdo avaliado com média: