Menu

Saúde

Atualizado em 17 de setembro de 2013, às 9:15
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aprenda a calcular o período fértil

Muitas mulheres desejam ser mães. Aprenda a calcular o período fértil.

Muitas mulheres tem o desejo de serem mães. Por isso, muitas delas acabam buscando a orientação de especialistas para conhecer métodos que facilitam esse processo. Entre o mais comum e mais fácil deles, podemos citar o cálculo do período fértil. Aprenda a calcular o período fértil.

 Aprenda a calcular o período fértilAtravés do calculo do período fértil, a mulher tem maior chance de engravidar. (Foto: divulgação)

Vantagem em calcular o período fértil

A forma de calcular o período fértil segue os mesmos passos do método da tabelinha. Ou seja, leva-se em consideração o dia provável da ovulação (liberação do óvulo pelo ovário), correspondente ao período fértil da mulher. Durante esse tempo, a chance que a mulher tem de engravidar é muito maior.

Calculando o período fértil

Como já foi anteriormente mencionado, através do calculo do período fértil, a mulher tem mais chance de realizar o tão sonhado desejo de ser mãe. Para iniciar o cálculo, é necessário que a mulher conheça seu ciclo, ou seja, se ele tem duração de 28 dias ou mais. Dessa forma, uma mulher que apresenta um ciclo de 28 dias e esse for regular,  ela estará no período da ovulação a partir do 14° dia após o primeiro dia da menstruação. Além disso, é necessário que a mulher leve em consideração, uma margem de erro, que corresponde a cinco dias antes de cinco dias depois do provável período da ovulação.

655089 Aprenda a realizar o calculo do periodo fertil. Foto divulgação Aprenda a calcular o período fértilAprenda a realizar o calculo do período fértil. (Foto: divulgação)

Passo a passo do cálculo

Para facilitar o cálculo do período fértil, conheça abaixo o passo a passo desse processo.

  • Primeiro passo – a mulher deve contar os dias correspondentes ao primeiro dia da menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao início dela (último dia do ciclo). Ao final do calculo, tem-se o número de dias do ciclo menstrual que poderá ser 26, 28 ou 32 dias.
  • Segundo passo – divida o número de dias menstrual por dois, uma vez que o período fértil corresponde à metade do ciclo.
  • Terceiro passo – no dia da menstruação, a mulher deve somar o numero de dias referentes à metade do ciclo menstrual. Ao final desse cálculo, obtem-se o dia fértil. Por exemplo, caso o ciclo da mulher seja composto por 28 dias e caso a mulher tenha menstruado no dia 15 de Setembro, o período fértil corresponderá ao 14° dia contados a partir do dia 15 de Setembro, ou seja, no dia 29 de Setembro.
  • Quarto passo – como dica, a mulher pode anotar no calendário, o período correspondente a ovulação. Uma forma de lembra-la.

    655089 Muitas mulheres tem o desejo de serem mães. Foto divulgação Aprenda a calcular o período fértilMuitas mulheres tem o desejo de serem mães. (Foto: divulgação)

Uma forma de facilitar a gravidez, as mulheres podem aprender a calcular o período fértil. Após aprender como calcular o período fértil, basta realizar o calculo, basta realiza-lo e obter as vantagens.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.