Menu

Decoração

Atualizado em 17 de março de 2012, às 6:55
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aprenda a aplicar textura: passo-a-passo

Aprenda como aplicar uma textura na parede residencial, criando um efeito estético maravilhoso no seu acabamento.
408991 Aprenda a aplicar textura passo a passo 2 Aprenda a aplicar textura: passo a passoParede com textura - efeito palha.

A textura na parede é uma forma de acabamento capaz de modernizar a decoração de um ambiente. A técnica explora o relevo como efeito estético, deixando a superfície vertical mais bonita, charmosa e elementar.

Ao texturizar uma parede, o morador consegue inserir um toque de personalidade ao visual do cômodo. O efeito reproduzido varia de acordo com o material que foi usado, mas exibe um resultado bem marcante e moderno, superando totalmente o padrão de uma cobertura lisa e convencional.

É possível fazer vários tipos de textura no revestimento vertical, obtendo, por exemplo, o efeito grafiato ou palha. Em alguns trabalhos nem é preciso contar com várias ferramentas para criar o relevo, basta acertar na escolha dos produtos que serão usados na aplicação e dispor de utensílio básico.

408991 Aprenda a aplicar textura passo a passo 1 Aprenda a aplicar textura: passo a passoTextura com grafiato.

No caso de um trabalho com grafiato, o material que permite a textura deve ter consistência e  fácil aderência. Caso a massa pronta para aplicação esteja ressecada, experimente adicionar um pouco de água.

Como nem todas as pessoas possuem condições financeiras para contratar mão-de-obra especializada, vale à pena recorrer às dicas e orientações sobre como deixar a parede texturizada e com um acabamento original.

Parede com textura: passo a passo

408991 Aprenda a aplicar textura passo a passo Aprenda a aplicar textura: passo a passoPara deixar a parede com textura, é muito simples e prático.

Acompanhe abaixo as explicações sobre a técnica textura em parede, considerando todas as etapas até obter a pintura perfeita.

1. Primeiro é necessário preparar a parede para receber o novo acabamento, por isso lixe-a cuidadosamente e depois remova o pó com um pano úmido. É importante que a superfície fique limpa e uniforme. Ainda nos preparativos, cole fita crepe nas áreas próximas que não serão pintadas.

2. Prepare um gel de efeito para usar no revestimento, escolhendo a tinta com a cor que preferir. O conteúdo precisa ficar homogêneo para que somente depois seja feita a aplicação.

3. Aplique o gel na parede e tenha o cuidado de deslizar o rolo sempre numa mesma direção. Quando a tinta é de qualidade, os resultados são melhores.

4. Use uma escova grande de cerdas macia para fazer a textura, deslizando-a sobre a parede recém-pintada para criar o novo efeito estético. Ao passar o utensílio pelo acabamento, é importante acompanhar o movimento vertical e valorizar a marcação das linhas finas.

5. A secagem da parede dura de 5 a 6 horas. Transcorrido este período, aplique o gel novamente sobre a parede e repita o mesmo processo para texturizar, só que seguindo um movimento horizontal.

Aproveite as dicas para inovar o acabamento da sua casa.

Conteúdo avaliado com média: