Tecnologia

Apple: a Maçã Começa a Pensar em Produzir TV

Tudo começou em 1976, quando Steve Jobs e Steve Wozniak ainda montavam seus próprios computadores de forma artesanal. Foi em um dormitório de faculdade que a tão conhecida Apple Computers Inc. nasceu.

Lisa e Macintosh

O primeiro projeto da empresa foi o Apple I, a invenção era muito avançada para a época, mas foi recusada por grandes empresas como a Atari e a HP. Em 1977 veio o Apple II, com características muito semelhantes as dos computadores atuais, ele possuía um gabinete de plástico e um teclado incorporado. Devido sua grande aceitação acabou sendo um modelo utilizado por diversas empresas até o início dos anos 90.

No ano de 1983 Jobs lançou Lisa, um computador avançado com 1 MB de memória RAM, dois drives de disquete, HD de 5MB e monitor de 12 polegadas. O Macintosh surgiu em 1984, e Jobs inovou novamente, mas desta vez não nos avanços tecnológicos e sim no marketing do computador, um dos pontos forte da empresa atualmente.

Em 1985 Jobs e seu amigo estavam longe da empresa e a Apple passou por uma fase de grande declínio, inclusive com o lançamento do PowerPC, um computador portátil lançado para bater de frente com os novos PCs, mas que não foi muito bem aceito pelo público.

De volta a Apple em 1996, Steve Jobs reergueu a empresa e desde então, ela tem surpreendido o mundo com seus design e tecnologia inovadores. O iMac é um exemplo de revolução, o computador trazia todos os componentes dentro do monitor, o design e disponibilidade de cores chamou a atenção do público jovem o que colaborou com a popularização da marca.

iMac

Mas sem dúvidas, um dos maiores lançamentos da empresa foi o iPod lançado em 2001, um player portátil com design arrojado, que possui uma linha para variadas necessidades de tamanho e armazenamento. O aparelho revolucionou a música e colocou a Apple no topo novamente. Neste mesmo ano a empresa lançou o MacBook, sucesso de vendas absoluto.

Os últimos lançamentos da Apple foram o iPhone, um smartphone touchscreen que usa o sistema operaciona Mac OS X, o aparelho vendeu mais de 1 milhão de unidades em apenas 74 dias e o iPad, um tablet que funciona como um PC só que pequeno, fino e elegante, muito mais prático do que um notebook.

Segundo o analista de mercado Trip Chowdhry a empresa deve estrear no mercado de televisores em 2011, com três aparelhos HDTV. O site especializado AppleInsider , disse que sua previsão é baseada em informações colhidas em diversas conferências de desenvolvedores.

O aparelho da Apple deve ser muito parecido ao da Bose, uma HDTV de aproximadamente 50 polegadas que integra som de home theater e imagem de alta qualidade num mesmo sistema, mas com sistema operacional iOS (o mesmo utilizado no iPhone e no iPad), capacidade para navegar na Internet e para rodar aplicativos como games.

iPad e MacBook

Chowdhry acredita que o plano da Apple é fazer uma TV tão simples quanto seus outros aparelhos. Provavelmente com apenas um cabo no aparelho, e com um preço um pouco mais elevado que o das concorrentes.

Outras previsões como essa já foram feitas. Em abril, o analista Brian White, disse acreditar que a companhia esteja criando uma Smart TV de 50 polegadas ainda para este ano. Já Gene Munster, reforçou suas já antigas previsões para uma TV Apple após o anúncio do iCloud, plataforma de conteúdo na nuvem que, segundo ele, estaria integrada ao aparelho.

O fato é que o mais perto que a Apple já chegou da sala de estar foi a Apple TV, um terminal que permite aos usuários reproduzir arquivos digitais de música, fotos e vídeos que estão armazenado no computador na tela da TV. Agora só nos resta aguardar e tentar imaginar qual será a nova invenção de Jobs.

Recomendado para você
Serviços

Activia GVT Login

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Sky Pré-Pago Onde Comprar, Quanto Custa, Assinatura

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *