Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > APP Inventor: criador de aplicativos para Android

APP Inventor: criador de aplicativos para Android

Por Andre

Acessando as lojas de aplicativos dos sistemas operacionais móveis Android, iOS e Windows Phone, entre outros, é possível encontrar centenas de milhares de aplicativos, entre opções gratuitas e pagas, que atendem aos mais diferentes gostos e estilos de usuários de smartphones e tablets.

Cansado de usar sempre os mesmos aplicativos? Com essa ferramenta, você pode criar seus próprios apps (Foto: Divulgação)

No entanto, mesmo com toda essa enorme gama de aplicativos disponíveis, quase todos os proprietários de dispositivos móveis sonham em ter um app diferenciado e personalizado, que realize exatamente aquelas tarefas que ele mais executa, facilitando o seu trabalho.

Mas a realidade é bem diferente disso, pois exceto nos casos das pessoas que possuem conhecimentos técnicos para desenvolver os próprios aplicativos, o usuário acaba tendo que se contentar com os programas criados por terceiros e destinados a uma grande massa.

Para mudar essa realidade, cada vez mais as empresas têm apostado no lançamento de sites que permitem criar aplicativos, possibilitando o acesso a tais ferramentas até mesmo para quem não tem muita intimidade com a linguagem de programação, como é o caso do APP Inventor, lançado pelo Google.

Como funciona o APP Inventor

A ferramenta é online e possui uma interface simples e bastante intuitiva (Foto: Divulgação)

Totalmente gratuito, o Google APP Inventor tem o objetivo de permitir a criação de aplicativos para o sistema operacional Android, o mais popular do mundo na atualidade, mesmo por pessoas que não tenham conhecimento em programação.

Trazendo uma interface simples e fácil de usar, a ferramenta não depende da instalação de nenhum programa em seu computador, pois é totalmente online, funcionando direto do navegador, possuindo uma grande quantidade de funcionalidades, possibilitando ao usuário desenvolver aplicativos personalizados.

Através do criador de aplicativos para Android, você pode, por exemplo, definir o design do seu projeto, inserindo fotos, textos e vídeos; adicionar cores de fundo e determinar a largura e a altura de objetos; escolher a posição de botões e atribuir funções a eles, entre diversas outras possibilidades.

E à medida que o usuário adiciona recursos e realiza modificações, pode acompanhar os resultados das alterações em tempo real, para ter uma ideia de como está ficando o desenvolvimento do seu programa.

Recursos extras do APP Inventor

Apesar de simples, o APP Inventor traz alguns recursos mais avançados (Foto: Divulgação)

Além dos recursos do APP Inventor mais básicos, a ferramenta oferece diversas outras funcionalidades extras, através de um editor de código em Java, que pode ser baixado para o computador, permitindo ao usuário criar aplicativos mais elaborados.

Com tal funcionalidade, você pode adicionar arquivos de áudio ao seu aplicativo e até mesmo visualizar a sua criação em um “Android virtual”, conectando o smartphone ao PC, algo que possibilita simular a utilização do programa que você acabou de criar.

Como usar o APP Inventor

O programa é gratuito e funciona integrado ao Google (Foto: Divulgação)

Para usar o APP Inventor basta acessar o site http://appinventor.mit.edu e clicar na opção “Invent”, para fazer login no serviço utilizando uma conta Google (pode ser o e-mail do Gmail, por exemplo).

Vale lembrar que a ferramenta ainda não permite criar aplicativos e jogos mais complexos, como aqueles normalmente encontrados no Google Play, mas pode ser o primeiro passo para que você tenha contato com um serviço do gênero e possa criar apps bastante funcionais.

Recomendado para você
Tecnologia

Melhores antivírus para proteger Android: quais são

Tecnologia

Vírus no Whatsapp: Prevenção, Como Remover o Vírus

Serviços

Teste Copel Velocidade

Serviços

Activia GVT Login

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *