Menu

Serviços

Atualizado em 8 de fevereiro de 2010, às 17:58 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Aposentadoria Rural 2010: Por Idade, Requisitos

aposentadoria rural 2010 por idade requisitos Aposentadoria Rural 2010: Por Idade, Requisitos

Quando a idade avança e o trabalhador não possui mais condições para desempenhar suas atividades profissionais, é chegado o momento de entrar em contato com a Previdência Social para solicitar a aposentadoria. Todos os contribuintes efetivos do INSS têm direito a essa assistência financeira segundo os regulamentos da legislação brasileira.

Uma tabela de valores interfere na aposentadoria rural, onde o número de meses de contribuição varia de acordo com o ano. Em 2010, será necessário contribuir 174 meses com a Previdência Social para que os trabalhadores rurais possam dar entrada na aposentadoria. A lei é bem criteriosa quando se trata da concessão de benefícios previdenciários.

Entre os requisitos da aposentadoria rural, predominam: homem deve ter idade correspondente a 60 anos, já a mulher precisa possuir 55 anos para se aposentar. Os trabalhadores rurais desfrutam de 5 anos a menos de atividade, comparado as pessoas que atuam profissionalmente em setores urbano.

São considerados trabalhadores do campo aqueles que vivem em ambientes rurais, como sítios, ranchos e fazendas. Essas pessoas podem ocupar cargos de agricultor, garimpeiro, cortador de cana, pescador, seringueiro, entre outras funções. As atividades realizadas nas áreas rurais costumam ser mais desgastantes, por isso a Previdência Social favorece essa população de trabalhadores.

A aposentadoria rural por idade requer a comprovação do exercício das atividades rurais durante o período exigido pelo INSS. Comprovado o desempenho do trabalhador, ele terá direito a uma série de benefícios previdenciários.

Entre as condições da aposentadoria rural, está a apresentação dos seguintes documentos a Previdência: RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e documento de inscrição no INSS, comprovante de ITR e Declaração de Sindicato de Trabalhadores Rurais.

É importante lembrar que outros benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade, como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Compareça a uma unidade da Previdência Social para mais informações sobre aposentadoria rural INSS.

Conteúdo avaliado com média: