Search

Aposentadoria Rural 2016: Por Idade, Requisitos

Muitas pessoas ainda ficam com dúvidas em relação ao requisitos para este tipo de aposentadoria.
Google plus

Quando a idade avança e o trabalhador não possui mais condições para desempenhar suas atividades profissionais, é chegado o momento de entrar em contato com a Previdência Social para solicitar a aposentadoria. Todos os contribuintes efetivos do INSS têm direito a essa assistência financeira segundo os regulamentos da legislação brasileira e isso inclui a aposentadoria rural 2016: por idade, requisitos.

Aposentadoria Rural 2016 Por Idade, Requisitos (Foto: FreePik)

Aposentadoria Rural 2016 Por Idade, Requisitos (Foto: FreePik)

Aposentadoria Rural 2016: Por Idade, Requisitos

Uma tabela de valores interfere na aposentadoria rural 2016: por idade, requisitos, onde o número de meses de contribuição varia de acordo com o ano. Em 2016, será necessário contribuir 174 meses com a Previdência Social para que os trabalhadores rurais possam dar entrada na aposentadoria. A lei é bem criteriosa quando se trata da concessão de benefícios previdenciários.

Leia mais informações sobre: Consultar de Aposentadoria no INSS

Requisitos para pedir a aposentadoria

Confira os requisitos para pedir a sua (Foto: FreePik)

Confira os requisitos para pedir a sua (Foto: FreePik)

Entre os requisitos da aposentadoria rural, predominam: homem deve ter idade correspondente a 60 anos, já a mulher precisa possuir 55 anos para se aposentar. Os trabalhadores rurais desfrutam de 5 anos a menos de atividade, comparado as pessoas que atuam profissionalmente em setores urbano.

São considerados trabalhadores do campo aqueles que vivem em ambientes rurais, como sítios, ranchos e fazendas. Essas pessoas podem ocupar cargos de agricultor, garimpeiro, cortador de cana, pescador, seringueiro, entre outras funções. As atividades realizadas nas áreas rurais costumam ser mais desgastantes, por isso a Previdência Social favorece essa população de trabalhadores.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria rural por idade requer a comprovação do exercício das atividades rurais durante o período exigido pelo INSS. Comprovado o desempenho do trabalhador, ele terá direito a uma série de benefícios previdenciários.

Idade também conta (Foto: FreePik)

Idade também conta (Foto: FreePik)

Leia mais informações sobre: Aposentadoria por Tempo de Serviço

Documentos necessários

Entre as condições da aposentadoria rural, está a apresentação dos seguintes documentos a Previdência: RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e documento de inscrição no INSS, comprovante de ITR e Declaração de Sindicato de Trabalhadores Rurais.

Direito é previso pelo regime de trabalho (Foto: FreePik)

Direito é previso pelo regime de trabalho (Foto: FreePik)

É importante lembrar que outros benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade, como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Compareça a uma unidade da Previdência Social para mais informações sobre aposentadoria rural INSS.

Novas regras desde novembro de 2015

A presidente Dilma Rousseff sancionou Lei nº 13.183 que prevê algumas mudanças importantes, mas não chega alterar o que já estava em vigor. A aposentadoria só é permitida para quem realmente é agricultor familiar, meeiro ou até campesino que arrenda no máximo quatro módulos rurais, o que varia de acordo conforme o município. Lembre-se que para conseguir este benefício é preciso comprovar que atingiu a idade de aposentadoria trabalhando no campo.  Quem quiser mais detalhes pode acessar as informações no site oficial do governo federal. Aliás, neste mesmo canal é possível ter várias informações sobre este sistema de aposentadoria. Acesse aqui.

Quer mais informações sobre este e outros temas relacionados? Não deixe de conferir nossos outros artigos sobre e outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos! Aproveite para curtir, comentar e compartilhar suas dúvidas.


Google plus


Este artigo possui 8 comentários

  1. Rejane de jesus lopes
    Publicado em 27/10/2010 às 11:08 AM [+]

    gostaria de saber porque à aposentadoria do meu pai Raimundo Espinosa Lopes ainda não foi autorizada?

  2. Izabel Cezarani Pereira
    Publicado em 01/03/2011 às 5:09 PM [+]

    Boa Tarde,

    Gostaria muito de saber sobre a aposentadoria de

    minha mâe ANTONIETA LUCATELI CEZARANI, cujo

    processo ja esta em andamento com o

    n:034905010425-7 desde de 2007 e até agora não

    não tivemos nenhuma resposta, segundo o advogado

    ja esta em Brasilia .Por favor se puderem me responda

    pois minha mãe realmente precisa se aposentar.

    Desde ja agradeço.

    Izabel

  3. guacira gomes
    Publicado em 30/06/2011 às 1:22 PM [+]

    oi gostaria de tirar uma duvida…..
    minha mae tem 71 anos …recebe pensao por morte do meu pai ….trabalhou mais de 15anos na roça,mas nao tem como provar,eu tbm nem faço idéia de como provar isso..uma carta do prefeito da cidade (cidade pequena)seria valido ?????
    e se ela tiver direito ela perde a pensao do meu pai falecido ?
    desde ja agradeço…

  4. juliana marcatto
    Publicado em 12/01/2012 às 3:55 PM [+]

    oi gostari muito de saber da aposentadoria da minha mae
    alzira marcatto de sousa ela tem 65 anos e ja deu entrada desde 2007 e ate agora nao tivemos nenhuma resposta segundo o advogado ela tem que esperar a cartinha que ja faz3 meses que nao chegou ainda por favor se puderem me ajudar de alguma maneira
    ou me informar de algo por favor me responda…..
    juliana marcatto vitorino de sousa (filha)

  5. Marildar
    Publicado em 22/01/2012 às 10:08 AM [+]

    É verdade que quando tem na certidão de casamento que o marido era lavrador a esposa tem direito a aposentadoria mesmo sem ter como provar ou ter contribuido?

  6. adriana
    Publicado em 14/02/2012 às 8:59 AM [+]

    gostaria de saber, minha mae completou 55 anos o ano passado 2011,ela sempre trabalhou na roça desde de criança ainda na compahia dos pais,no ano de 95 trabalhou como meiera ate 97, mas nao possuiu registro em cartorio, de 97 a 2003 ,continuou com o mesmo processo, sem registro em cartorio, apartir de 2004 trabalhhou como parceira ai sim com registro em cartorio, agora kque ela ja tem 55 anos ela pode se aposentar por idade?,o tempo trabalhado sem ragistro amem cartorio conta/ o que ela pode fazer/ aguardo resposta…

  7. Adi da Silva Boeno
    Publicado em 17/02/2012 às 8:14 PM [+]

    Gostaria de saber se o aposentado por invalidez tem direito a outra aposentadoria por idade ficando com duas.

  8. Krisnete
    Publicado em 31/05/2012 às 6:28 PM [+]

    Minha tia tem 71 anos, Sempre morou e trabalhou no ambito Rural, Tem toda sua documentaçao em dia. Deu eentrada na Aposentadoria RURAL POR IDADE EM 04 DE ABRIL DE 2012 E EM 29 DE MAIO DE 2012 O INSS INFORMOU QUE ELA NÃO TEM DIREITO A APOSENTADORIA RURAL. NÃO ENTENDO POR QUE? sERA QUE É POR QUE ELA RECEBE O BENEFÍCIO DO MEU TIO FALECIDO QUE TAMBÉM ERA PRODUTOR RURL.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top