Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aposentadoria Rural 2016: Por Idade, Requisitos

Muitas pessoas ainda ficam com dúvidas em relação ao requisitos para este tipo de aposentadoria.

Quando a idade avança e o trabalhador não possui mais condições para desempenhar suas atividades profissionais, é chegado o momento de entrar em contato com a Previdência Social para solicitar a aposentadoria. Todos os contribuintes efetivos do INSS têm direito a essa assistência financeira segundo os regulamentos da legislação brasileira e isso inclui a aposentadoria rural 2016: por idade, requisitos.

Aposentadoria Rural 2016 Por Idade, Requisitos (Foto: FreePik)

Aposentadoria Rural 2016 Por Idade, Requisitos (Foto: FreePik)

Aposentadoria Rural 2016: Por Idade, Requisitos

Uma tabela de valores interfere na aposentadoria rural 2016: por idade, requisitos, onde o número de meses de contribuição varia de acordo com o ano. Em 2016, será necessário contribuir 174 meses com a Previdência Social para que os trabalhadores rurais possam dar entrada na aposentadoria. A lei é bem criteriosa quando se trata da concessão de benefícios previdenciários.

Leia mais informações sobre: Consultar de Aposentadoria no INSS

Requisitos para pedir a aposentadoria

Confira os requisitos para pedir a sua (Foto: FreePik)

Confira os requisitos para pedir a sua (Foto: FreePik)

Entre os requisitos da aposentadoria rural, predominam: homem deve ter idade correspondente a 60 anos, já a mulher precisa possuir 55 anos para se aposentar. Os trabalhadores rurais desfrutam de 5 anos a menos de atividade, comparado as pessoas que atuam profissionalmente em setores urbano.

São considerados trabalhadores do campo aqueles que vivem em ambientes rurais, como sítios, ranchos e fazendas. Essas pessoas podem ocupar cargos de agricultor, garimpeiro, cortador de cana, pescador, seringueiro, entre outras funções. As atividades realizadas nas áreas rurais costumam ser mais desgastantes, por isso a Previdência Social favorece essa população de trabalhadores.

Aposentadoria por idade

A aposentadoria rural por idade requer a comprovação do exercício das atividades rurais durante o período exigido pelo INSS. Comprovado o desempenho do trabalhador, ele terá direito a uma série de benefícios previdenciários.

Idade também conta (Foto: FreePik)

Idade também conta (Foto: FreePik)

Leia mais informações sobre: Aposentadoria por Tempo de Serviço

Documentos necessários

Entre as condições da aposentadoria rural, está a apresentação dos seguintes documentos a Previdência: RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e documento de inscrição no INSS, comprovante de ITR e Declaração de Sindicato de Trabalhadores Rurais.

Direito é previso pelo regime de trabalho (Foto: FreePik)

Direito é previso pelo regime de trabalho (Foto: FreePik)

É importante lembrar que outros benefícios podem ser transformados em aposentadoria por idade, como o auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. Compareça a uma unidade da Previdência Social para mais informações sobre aposentadoria rural INSS.

Novas regras desde novembro de 2015

A presidente Dilma Rousseff sancionou Lei nº 13.183 que prevê algumas mudanças importantes, mas não chega alterar o que já estava em vigor. A aposentadoria só é permitida para quem realmente é agricultor familiar, meeiro ou até campesino que arrenda no máximo quatro módulos rurais, o que varia de acordo conforme o município. Lembre-se que para conseguir este benefício é preciso comprovar que atingiu a idade de aposentadoria trabalhando no campo.  Quem quiser mais detalhes pode acessar as informações no site oficial do governo federal. Aliás, neste mesmo canal é possível ter várias informações sobre este sistema de aposentadoria. Acesse aqui.

Quer mais informações sobre este e outros temas relacionados? Não deixe de conferir nossos outros artigos sobre e outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos! Aproveite para curtir, comentar e compartilhar suas dúvidas.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL