Menu

Notícias

Atualizado em 13 de outubro de 2009, às 15:19 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aposentadoria por tempo de serviço

Acesse o site da Previdência Social e confira as regras para se aposentar por tempo de serviço.

A aposentadoria pode ser requerida por diversos motivos, incluindo o tempo de serviço. Cabe ao Instituto Nacional do Seguro Social identificar as características de cada trabalhador e realizar os cálculos com base na contribuição ao longo dos anos. Outras formas de se aposentar é por invalidez ou por idade.

Leia mais dados referente a Previdência Social: Previdência social – o que é

 

32616 0000000000 Aposentadoria por tempo de serviçoA aposentadoria por tempo de serviço tem algumas regras (Foto: Divulgação)

Como funciona a aposentadoria por tempo de serviço?

A aposentadoria por tempo de serviço pode ser integral ou proporcional. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador (homem) precisa comprovar pelo menos 35 anos de contribuição para o INSS e a trabalhadora mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o cidadão tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.

Aposentadoria proporcional

Os homens podem solicitar a aposentadoria proporcional com 53 anos (completos) e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição. Já as mulheres têm direito ao benefício proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

Saiba mais sobre: Nova aposentadoria de servidor público

 

32616 00 Aposentadoria por tempo de serviçoAcesse o site da Previdência Social e confira as regras para se aposentar (Foto:Divulgação)

Aposentadoria integral ou proporcional: regras comuns

Para ter direito à aposentadoria integral ou proporcional, é preciso cumprir o período de carência. Os inscritos a partir de 25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais (15 anos). Os filiados antes dessa data têm de seguir a tabela progressiva. A perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição.

Confira também: Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

Para obter mais informações referentes ao assunto é necessário acessar o site http://www.previdencia.gov.br. Para dar entrada no benefício é preciso procurar uma agência do INSS.

 

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.