Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aposentadoria por idade

A aposentadoria por idade é um direito de todo cidadão contribuinte. Para requerê-la é preciso dirigir-se a uma agência do INSS.

A aposentadoria por idade é um benefício concedido pela Previdência Social a todos os trabalhadores, por isso é importante ser um contribuinte do INSS. Segundo a lei trabalhista que rege esse direito, homens com idade igual ou superior a 65 anos podem entrar com o pedido de aposentadoria, já com as mulheres isso acontece quando elas completam 60 anos.

Aposentadoria por idade (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por idade

A idade para se aposentar pode ainda variar de acordo com o tipo de serviço desempenhado, ou seja, quando se trata de trabalhadores rurais, os homens se aposentam com 60 anos e as mulheres com 55. Leva-se em conta o nível de desgaste de cada função para que a Previdência libere o benefício. A aposentadoria por idade é concedida a todos os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social, desde que tenham fechado o número de contribuições de acordo com a categoria.

Contribuições GPS garantem a aposentadoria por idade (Foto: Divulgação)

Nova Fórmula Aposentadoria 85/95

Com a nova Fórmula da Aposentadoria 85/95 é preciso atingir a somatória da idade com o tempo de contribuição de acordo com o sexo e a categoria de trabalho a qual o segurado tem direito. No caso dos homens a idade para se aposentar é de 65 anos de idade e 35 de contribuição e as mulheres é de 60 anos de idade e 30 de contribuição. O que a nova lei favorece é que o trabalhador que atingir a soma proposta não precisará usar o Fator Previdenciário, ou seja, se aposentará com o valor integral, desde que não ultrapasse o teto máximo.

A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando a cada ano (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por idade: como solicitar

Tendo a idade correspondente a aposentadoria, o trabalhador já pode dar entrada com a documentação necessária e passar a receber uma remuneração. Em caso de contribuinte individual, compareça uma unidade do INSS portando documentos como: RG, CPF, PIS, certidão de nascimento e certidão de trabalho. Estando toda a documentação em dia e as contribuições necessárias, em meia hora é possível de o cidadão já sair aposentado do INSS. Portanto mantenha sempre em dia o pagamento da Guia do INSS para evitar possíveis problemas futuros.

Para solicitação da aposentadoria dirija-se a uma agência do INSS (Foto: Divulgação)

O que garante a nova Fórmula da Aposentadoria 85/95?

A nova fórmula da aposentadoria 85/95 garante que no futuro milhares de trabalhadores contribuintes para o Seguro Social poderão se aposentar, bem como as gerações futuras. Como o numero de aposentados vem crescendo muito devido a estimativa de vida dos brasileiros ser bem maior foi necessário obter uma segunda opção, pois caso contrário o INSS iria falir e as aposentadorias e seus benefícios proporcionados pelo INSS seriam extintos.


Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL