Menu

Serviços

Atualizado em 8 de março de 2010, às 22:53 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Aposentadoria Especial INSS

aposentadoria especial inss Aposentadoria Especial INSS

A aposentadoria especial é um benefício previdenciário que oferece assistência financeira a população. Esse plano se difere do tradicional por contemplar apenas alguns dos pensionistas que contribuem regularmente com as tarifas do INSS.

São contemplados com a aposentadoria especial os trabalhadores que desempenharam atividades que fornecem riscos a saúde ou a integridade física. Comprovada os perigos no ambiente de trabalho e fatores favoráveis a acidentes, o contribuinte tem total liberdade para encontrar em contato com a Previdência Social e fazer o requerimento de aposentadoria especial.

A exposição a agentes químicos é o principal fator que motiva a entrada com a aposentadoria especial, afinal, o indivíduo pode estar se submetendo a uma intensa exposição que compromete sua qualidade de vida. Para ter o direito de se aposentar por esse plano, é necessário ter de 15 a 25 anos de exposição aos agentes químicos ou fatores prejudiciais a saúde.

A aposentadoria especial só é concedida ao segurado que contribui efetivamente com o INSS e passa por perícia médica para a avaliação do seu estado físico. É com base nisso que revisão de aposentadoria especial e a Previdência aprova ou não o pedido do trabalhador.

Para estipular os valores da aposentadoria, o INSS usa uma tabela de conversão, que tem seus valores estipulados de acordo com o período de trabalho. O aposentado perde o direito de receber a remuneração da Previdência Social caso volte a desempenhar as atividades profissionais que oferecem riscos a sua saúde.

A concessão de aposentadoria especial é validada depois da apresentação do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), onde o trabalhador passa por análises do engenheiro de trabalho ou exames médicos. Com base nas conclusões, o laudo de aposentadoria especial é fundamentado e julgado pela justiça.

Os profissionais que trabalham há mais de 15 anos em carvoarias, indústrias de construção civil, indústrias têxteis, entre outros seguimentos já podem solicitar a aposentadoria especial. Faça o agendamento prévio pela internet e compareça a uma agência da Previdência Social portando todos os seus documentos.