Search

Aposentadoria Especial INSS

Saiba se você preenche os resquisitos como pode conseguir este benefício pela previdência social.
Google plus

A aposentadoria especial INSS é um benefício previdenciário que oferece assistência financeira a população. Esse plano se difere do tradicional por contemplar apenas alguns dos pensionistas que contribuem regularmente com as tarifas do INSS. São contemplados com a aposentadoria especial os trabalhadores que desempenharam atividades que fornecem riscos a saúde ou a integridade física. Comprovada os perigos no ambiente de trabalho e fatores favoráveis a acidentes, o contribuinte tem total liberdade para encontrar em contato com a Previdência Social e fazer o requerimento de aposentadoria especial.

Aposentadoria Especial INSS (Foto: FreePik)

Aposentadoria Especial INSS (Foto: FreePik)

Aposentadoria Especial INSS

A exposição a agentes químicos é o principal fator que motiva a entrada com a aposentadoria especial INSS, afinal, o indivíduo pode estar se submetendo a uma intensa exposição que compromete sua qualidade de vida. Para ter o direito de se aposentar por esse plano, é necessário ter de 15 a 25 anos de exposição aos agentes químicos ou fatores prejudiciais a saúde.

Leia mais informações sobre: Inss Dataprev – Consulta Extratos de Pagamentos

Quem tem direito?

Aposentadoria especial não se restringe a idade (Foto: FreePik)

Aposentadoria especial não se restringe a idade (Foto: FreePik)

A aposentadoria especial só é concedida ao segurado que contribui efetivamente com o INSS e passa por perícia médica para a avaliação do seu estado físico. É com base nisso que revisão de aposentadoria especial e a Previdência aprova ou não o pedido do trabalhador. Quem tem direito ao benefício são profissionais que executaram atividade de risco à saúde e que trabalharam 15,20 ou até 25 anos na profissão com carteira assinada e mediante a comprovação de que realmente exerceu a atividade colocando sua saúde em risco. Diante da Lei e de acordo com o INSS, o direito só vale para pessoa que permaneceu anos exposto ao risco e não apenas um período ou tempo curto. Para mais detalhes sobre este tipo de enquadramento é necessário consultar um advogado especialista ou verificar as informações presencialmente no atendimento ao INSS.

 

Valor da aposentadoria

É preciso entender que este aposentadoria é somente liberada em alguns casos (Foto: FreePik)

É preciso entender que este aposentadoria é somente liberada em alguns casos (Foto: FreePik)

Para estipular os valores da aposentadoria, o INSS usa uma tabela de conversão, que tem seus valores estipulados de acordo com o período de trabalho. O aposentado perde o direito de receber a remuneração da Previdência Social caso volte a desempenhar as atividades profissionais que oferecem riscos a sua saúde.

Leia mais informações sobre: Simulação Aposentadoria INSS

Como conseguir a aposentadoria especial?

A concessão de aposentadoria especial é validada depois da apresentação do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), onde o trabalhador passa por análises do engenheiro de trabalho ou exames médicos. Com base nas conclusões, o laudo de aposentadoria especial é fundamentado e julgado pela justiça.

Procure um especialista para tirar suas dúvidas (Foto: FreePik)

Procure um especialista para tirar suas dúvidas (Foto: FreePik)

Os profissionais que trabalham há mais de 15 anos em carvoarias, indústrias de construção civil, indústrias têxteis, entre outros seguimentos já podem solicitar a aposentadoria especial. Faça o agendamento prévio pela internet e compareça a uma agência da Previdência Social portando todos os seus documentos.

Quer mais informações sobre este benefício? Confira nossos outros artigos sobre este e vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos e não deixe de curtir, comentar e compartilhar.


Google plus


Este artigo possui 3 comentários

  1. Carmen Geoffroy Corrêa
    Publicado em 15/03/2012 às 11:52 AM [+]

    Necessito ter cópia de extrato dos rendimentos do INSS ref. 2011 para fins de declaração de imposto de renda. Algo que eu recebia pelo correio e não mais acontece, comecei a acessar pela Internet e atualmente também não se consegue. COMO FAZER???????
    Alguém sabe informar?????????

  2. nataly lawane
    Publicado em 09/05/2013 às 8:26 PM [+]

    Meu pai ja esta ha 6 meses esperando a aposentadoria sair, quanto tempo é normal essa demora toda? A aposentadoria é especial por favor me ajudem somos leigos nisso!

  3. orlando ricardo da conceição
    Publicado em 02/02/2014 às 10:21 PM [+]

    Boa noite! amigos a minha aposentadoria foi para justiça Federal.
    Será que vai demorar muito, vai fazer um Ano.
    O que posso fazer? Obrigado.

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top