Menu
Você está em: MundoDasTribos > Aplicativos gratuitos para atualizar nono dígito

Confira opções para atualizar a agenda do seu celular com o nono dígito sem gastar nada.

Quem mora em São Paulo ganhou uma nova preocupação durante a última semana. A partir de domingo, os celulares com DDD 11 de 64 municípios do estado terão de usar o nono dígito, com exceção de aparelhos da Nextel. A mudança foi justificada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como forma de ampliar as combinações de números nestes locais, aumentando assim a oferta de combinações disponíveis.

Veja algumas opções grátis para quem precisa atualizar a agenda de contatos (Foto: Divulgação)

Com a mudança, a expectativa é de mais de 30 milhões de usuários sejam afetados. E claro, o fato é que os donos de celulares agora precisam dar conta de atualizar a agenda de contatos do celular. Para quem precisa economizar tempo ou não quer ter tanto trabalho já há aplicativos e ferramentas que fazem a atualização para nono dígito automaticamente. As possibilidades, porém, dependem do tipo de aparelho.

Confira algumas opções gratuitas:

Opções grátis para atualizar contatos com nono dígito

As opções de apps estão disponíveis para quem tem Smatphone (Foto: Divulgação)

9d+: Após acessar o programa, todos os números da agenda que sejam de São Paulo passam a ser atualizados, porém não remove os contatos nem edita. Seu serviço consiste em criar um novo número com a atualização. Pode ser encontrado no Google Play.

Nono Dígito: Funciona da mesma forma que o anterior, e funciona de forma simples. Ele é grátis para aparelhos com plataforma Android e iOS.

Novo Número SP: Antes da conversão, o aplicativo exibe na tela uma lista com os números que serão modificados, permitindo que o usuário escolha quais contatos serão modificados. Ele é grátis para Android e está disponível no Google Play.

Número Certo: O aplicativo funciona não somente para acrescentar o nono dígito, mas também é util para quem viaja ao exterior e não quer perder tempo. Está disponível para aparelhos Android, e pode ser encontrado no Google Play.

Os apps estão disponíveis para quem possui aparelhos com sistema Android e IOS. Quem não possui smartphone, terá de atualizar seus contatos de forma manual.

Cuidados para atualizar os contatos para nono dígito

É preciso tomar cuidado para usar os apps de atualização (Foto: Divulgação)

É importante frisar que o usuário precisa ficar atento ao funcionamento do aplicativo escolhido. Gratuito ou pago, alguns aplicativos podem alterar automaticamente números indesejados, então é indicado escolher aqueles que fornecem listas ou previews do seu funcionamento, já que números de Nextel não sofrerão a mudança.

Alguns aplicativos também não fornecem sistema de agendamento para a troca, então pode ser interessante estar atento ao calendário antes de fazer a atualização.

Até quando fazer a alteração para o nono dígito?

Por enquanto, quem ainda não escolheu um aplicativo ainda tem tempo para encontrar a opção mais adequada. Confira o calendário de implantação:

  • 29 de julho: Início da implantação do nono dígito.

  • Até 7 de agosto: Chamadas sem o nono dígito poderão ser efetuadas normalmente.

  • A partir de 8 de agosto: Operadoras começam a transmitir avisos sobre a alteração, e fica a critério de cada uma delas completar ou não a chamada feira sem nono dígito.

  • A partir de 18 de agosto: Telefonemas de longa distância feita de fora do estado apenas com oito dígitos não serão finalizadas, somente aviso automático.

  • A partir de 28 de agosto: Ligações de longa distância feitas de dentro do estado com somente oito dígitos não serão finalizadas, havendo somente aviso automático.

  • A partir de 16 de agosto: Telefonemas feitos entre DDDs 11 sem nono dígito não serão mais completadas, porém haverá aviso automático da operadora.

  • A partir de 15 de janeiro: Ligações sem nono dígito não serão completados, nem haverá transmissão de aviso automático.

Agora que você já sabe, fique de olho nas datas e escolha o aplicativo de sua preferência. Quanto mais cedo atualizar sua agenda, mais fácil será para se acostumar.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL