Menu

Tecnologia

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 6:52 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Aplicativo Viajantes no Exterior Receita Federal

Por meio do app, que é gratuito, o passageiro pode calcular quanto terá que pagar de imposto sobre um produto comprado no exterior, saber quais são os limites de isenção e quais itens podem entrar no país, entre outras informações.
491693 aplicativo viajantes no exterior receita federal Aplicativo Viajantes no Exterior Receita Federal O novo aplicativo da Receita Federal traz informações importantes para auxiliar os brasileiros que viajam ao exterior. (Foto: Divulgação)

Os brasileiros que viajam ao exterior têm à disposição uma nova ferramenta para esclarecer dúvidas bastante comuns a quem embarca rumo a outros países mas não conhece as leis referentes aos limites de compras, declaração de bagagens, impostos, multas, etc. Trata-se do aplicativo “Viajantes no Exterior”, lançado pela Receita Federal.

Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo gratuito está disponível, a princípio, para os smartphones e tablets que rodam o sistema operacional Android. Nos próximos dias, uma versão para os dispositivos móveis da Apple deverá ser lançada.

Mantenha-se conectado com os amigos: Aplicativo do ICQ para Android

Recursos

O aplicativo Viajantes no Exterior da Receita Federal é dividido em quatro itens. No primeiro, batizado de “Assistente DBA”, o usuário pode saber se será necessário ou não preencher e apresentar a Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA), através das respostas a um questionário, ressaltando que ele não substitui o documento, apenas verifica a sua necessidade.

No segundo item, chamado de “Vídeo Informativo”, o passageiro terá acesso a um vídeo que mostra as regras referentes à bagagem e aos procedimentos alfandegários, enquanto o terceiro item, “Dicas de viagem”, traz um guia prático, de fácil consulta, com informações sobre limites e quantidades de produtos como cigarros e bebidas, compras no Free Shop, produtos proibidos de entrar no Brasil e dicas gerais, entre outras.

491693 aplicativo viajantes no exterior receita federal 2 Aplicativo Viajantes no Exterior Receita Federal O app conta até com recursos de vídeo, para esclarecer todas as dúvidas dos passageiros. (Foto: Divulgação)

Já no quarto item, intitulado “Avaliação”, o usuário poderá fazer uma avaliação a respeito do aplicativo, comentando sobre a sua utilidade, além de fazer críticas e sugestões, para ajudar na melhora e no aprimoramento da ferramenta.

Não perca nenhum detalhe: Aplicativos para acompanhar as Olimpíadas 2012

Baixar app Viajantes no Exterior

491693 aplicativo viajantes no exterior receita federal 3 Aplicativo Viajantes no Exterior Receita Federal O app Viajantes no Exterior é gratuito e está disponível para dispositivos com Android. Em breve, será lançada a versão para iPhone e iPad. (Foto: Divulgação)

O aplicativo Viajantes no Exterior, da Receita Federal, pode ser baixado gratuitamente no Google Play, loja virtual de aplicativos Android. Ele é compatível com tablets e smartphones que rodam a versão 2.1 ou superior do sistema operacional da Google, desenvolvido para dispositivos móveis.

Caso você possua um iPhone ou iPad, não deixe de visitar, nos próximos dias, a App Store, loja virtual de aplicativos da Apple, para verificar se o app Viajantes no Exterior já está disponível para o sistema operacional iOS.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL