Tecnologia

Aplicativo Telegram: como funciona, saiba mais

Por Andre

Nas últimas semanas, o WhatsApp tem sido notícia em todo o mundo, tanto pela sua venda para o Facebook, pela astronômica quantia de US$ 19 bilhões, quanto também pelas diversas falhas que têm atingido o popular serviço de mensagens instantâneas.

O app de mensagens instantâneas Telegram ganhou milhões de usuários nos últimos dias (Foto: Divulgação)

Tais fatos parecem ter desagrado bastante a uma boa parte dos mais de 450 milhões de usuários do aplicativo, pois causaram inúmeras reclamações nas redes sociais e milhões de migrações para outros serviços do gênero, incrementando a base de usuários de apps como Viber e WeChat.

Outro aplicativo muito procurado durante essas falhas do WhatsApp foi o Telegram, lançado em agosto de 2013 por dois irmãos russos, que chegou a ganhar 1,8 milhão de usuários no dia em que o famoso app ficou fora do ar e teve mais de 5 milhões de downloads no dia seguinte.

Os recursos do app Telegram

Ele é bastante semelhante ao WhatsApp (Foto: Divulgação)

Com visual bastante parecido ao do concorrente famoso, o aplicativo Telegram também compartilha com o WhatsApp praticamente as mesmas funcionalidades, ou seja, utilizando ele você pode trocar mensagens de texto com outras pessoas que também o tenham, além de enviar fotos, vídeos e emoticons (só não dá para mandar mensagens de voz).

Ele também permite personalizar o perfil, incluindo fotos e mensagens; trocar o papel de parede das conversas; criar grupos de conversas, adicionando várias pessoas; modificar o status (online, off-line); e bloquear usuários inconvenientes, entre outras funcionalidades.

O diferencial do app Telegram, segundo os desenvolvedores, está na rapidez e na maior segurança oferecidas pelo programa, como a possibilidade de criar “conversas secretas”, que são criptografadas e não ficam armazenadas na nuvem do serviço, podendo ser acessadas apenas pelos usuários envolvidos no bate-papo.

Outro detalhe é que ele não cobra nenhuma taxa dos usuários, ao contrário do WhatsApp, que exige o pagamento de US$ 0,99 por ano. Para utilizá-lo, é necessário estar conectado à internet, seja por meio de uma conexão Wi-Fi ou pelas redes 3G ou 4G.

Baixar Telegram

O Telegram é gratuito e possui versões para Android, iOS, Windows Phone, Windows, Mac e Linux (Foto: Divulgação)

Baixar o aplicativo Telegram é algo que você pode fazer acessando o site oficial do serviço, www.telegram.org, lembrando que ele possui versões oficiais para os sistemas operacionais Android e iOS (Apple).

O interessante é que na página também estão disponíveis versões não oficiais do app, desenvolvidas por terceiros, compatíveis com Windows Phone, Windows, Mac OS e Linux, ou seja, ele pode ser instalado até no computador.

Recomendado para você

Tecnologia

QR CODE: O que é, como funciona

Tecnologia

Planos UOL Wi-Fi, Preços, Como Funciona

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *