Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Aplicativo para medir o colesterol

Aplicativo para medir o colesterol

Por Andre

Além de serem utilizados para acessar a internet e as redes sociais, trocar mensagens instantâneas, ouvir músicas, assistir filmes, tirar fotos, gravar vídeos e, é claro, para fazer ligações telefônicas, o smartphone poderá ganhar, em breve, uma nova e interessante funcionalidade.

O dispositivo promete ser muito útil para as pessoas que apresentam problemas com o colesterol (Foto: Divulgação)

É que pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, desenvolveram um acessório que, acoplado ao smartphone e atuando em um conjunto com um aplicativo, possui a capacidade de medir o nível de colesterol no sangue de qualquer pessoa, em um procedimento que não dura mais que um minuto.

Batizado de “smartCARD”, sigla para “Smartphone Cholesterol Application for Rapid Diagnostics”, o dispositivo é capaz de analisar uma gota de sangue depositada sobre uma tira de teste, na qual está contido um reagente que modifica a cor do sangue conforme o teor de colesterol contido nele.

Ele poderá ser um importante aliado para as pessoas com excesso de colesterol, permitindo a elas monitorar a saúde de forma mais fácil, prevenindo problemas cardiovasculares mais graves. Além disso, é um método mais simples e barato que o exame de sangue convencional, de acordo com os desenvolvedores.

Como funciona

O app é capaz de analisar a amostra de sangue coletada e registrada pela câmera do smartphone, mostrando os resultados em menos de um minuto (Foto: Divulgação)

O aplicativo para medir o colesterol criado pelos pesquisadores norte-americanos começa a funcionar a partir do momento em que uma gota de sangue, obtida ao espetar a ponta do dedo com uma agulha, é colocada sobre uma tira de teste.

A tira separa os componentes do sangue e muda de cor, após a ação do reagente, conforme o teor de colesterol encontrado no sangue. Em seguida, ela é inserida no dispositivo acoplado ao smartphone, ficando posicionada em frente à câmera e ao flash de LED do celular.

Depois, o app realiza a análise colorimétrica da imagem capturada, exibindo os resultados na tela do dispositivo, alguns segundos depois. Por enquanto, o programa mostra apenas a dosagem de colesterol total, mas, em breve, será capaz de detalhar o resultado, exibindo os teores dos chamados “colesterol bom”, “colesterol ruim” e triglicérides.

Quando estará disponível

A expectativa é de que o smartCARD, como é chamado o dispositivo, seja lançado em meados de 2015 (Foto: Divulgação)

De acordo com a equipe de desenvolvedores do dispositivo acoplado ao smartphone que mede o colesterol, a expectativa é de que o aparelho e o aplicativo estejam disponíveis em meados de 2015, trazendo, inclusive, mais funcionalidades, como a possibilidade de medição da dosagem de vitamina D e de outras substâncias.

Recomendado para você
Tecnologia

Xbox 720 – Lançamento, Preços, Fotos

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Caricatura Online Grátis – Aprenda a fazer caricatura online!

Tecnologia

Lista Telefônica Online Grátis

Comentários
  1. Miguel Marinho de Souza disse:

    Este dispositivo para medir colesterol já está disponível no mercado brasileiro?
    Alguém saber informar?

    Grato.

    Miguel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *