Menu

Tecnologia

Atualizado em 26 de outubro de 2012, às 13:25 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Aplicativo para calcular nota do Enem

Para facilitar o entendimento dos candidatos em relação à metodologia de cálculo das notas, o Inep está desenvolvendo um aplicativo que vai auxiliar os estudantes a estimar a nota obtida nas provas objetivas do Enem.

Os quase seis milhões de candidatos que se inscreveram para o Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão contar com a tecnologia para calcular a nota obtida nas provas do exame, que estão programadas para os dias 3 e 4 de novembro.

532840 aplicativo para calcular nota do enem Aplicativo para calcular nota do EnemO Inep está criando um aplicativo que vai ajudar os candidatos a calcular as suas notas nas provas objetivas do Enem (Foto: Divulgação)

É que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) está desenvolvendo um aplicativo para calcular a nota do Enem, que permitirá aos estudantes que participaram do Enem usar o programa online para saber qual foi o resultado obtido no exame.

Além disso, o instituto, que é o responsável pelas provas do Enem, também deverá lançar um guia contendo comentários e respostas às principais dúvidas dos candidatos, em relação ao método de correção usado no Enem, que a cada ano recebe mais reclamações e críticas.

Novidades: Enem 2012 – novas regras para redação

Como é feito o cálculo da nota do Enem

532840 aplicativo para calcular nota do enem 1 Aplicativo para calcular nota do EnemA metodologia de cálculo das notas do Enem costuma gerar muitas dúvidas, críticas e reclamações (Foto: Divulgação)

Adotado desde a edição 2009 do Enem, o método chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI) consiste em analisar as questões que o candidato respondeu corretamente, dando um peso específico a cada acerto.

São levados em conta alguns critérios para o somatório da nota final das provas objetivas, como grau de dificuldade das perguntas respondidas com acerto e a coerência do desempenho do estudante. Se o aluno acerta as questões mais difíceis e não tem bom desempenho naquelas consideradas mais fáceis na mesma área de conhecimento, por exemplo, os corretores podem considerar que ele “chutou” as respostas.

Dessa forma, a pontuação final do candidato acaba sendo afetada e é por esse motivo que acontecem diversos casos nos quais vários estudantes têm o mesmo número de questões respondidas corretamente, mas possuem notas diferentes.

Com o aplicativo, o Inep pretende esclarecer o funcionamento do método e facilitar o entendimento por parte dos candidatos em relação às suas notas do Enem.

Leia também: Resultado final Enem 2012, data

Onde encontrar o aplicativo para calcular a nota do Enem

532840 aplicativo para calcular nota do enem 2 Aplicativo para calcular nota do EnemO aplicativo para calcular a nota do Enem deve ser lançado após a aplicação das provas do exame (Foto: Divulgação)

O aplicativo para calcular nota do Enem vem sendo desenvolvido pelo Inep há cerca de quatro meses, mas ainda não está pronto. A expectativa é de que ele seja disponibilizado até o final do mês de novembro, no site http://portal.inep.gov.br, para que os candidatos possam estimar a nota obtida no Enem, que tem previsão de divulgação no dia 28 de dezembro.

Fonte: Guia do Estudante