Menu

Saúde

Atualizado em 22 de fevereiro de 2013, às 9:09 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aparelho para gagueira: como funciona

O SpeechEasy é um aparelho que promete melhorar a fluência da fala através do efeito coro.

A gagueira é um problema que afeta milhões de brasileiros e requer tratamento. Ela é caracterizada pela dificuldade de fluência na fala, ou seja, o indivíduo não consegue pronunciar corretamente algumas palavras e pode acabar balbuciando.

584901 Aparelho para gagueira como funciona 1 Aparelho para gagueira: como funcionaA nova tecnologia contra a gagueira se parece com um aparelho auditivo. (Foto:Divulgação)

A gagueira normalmente é tratada com a ajuda de um fonoaudiólogo, mas nos últimos tempos algumas empresas estão apostando em tecnologias avançadas para reduzir as dificuldades da fala. Entre as novidades que estão invadindo o mercado, vale ressaltar o aparelho para gagueira.

Saiba mais: Tratamento para gagueira

Como funciona o aparelho para gagueira?

O dispositivo que promete reduzir os sintomas da gagueira se parece com um aparelho auditivo, já que ele é colocado no canal do ouvido. Ao usá-lo, o indivíduo tem a sensação de que está falando junto com outra pessoa e sua oscilação na pronúncia diminui consideravelmente.

O aparelho de gagueira funciona através de um pequeno atraso, feito por meio de um ajuste no computador. Desta forma, a pessoa que sofre com dificuldades na fala consegue ouvir a sua própria voz em tempo e tom diferente.

A empresa responsável pelo aparelho de gagueira é o Grupo Microsom. O dispositivo, que recebeu o nome de SpeechEasy, já está sendo comercializado em todo o Brasil e promete auxiliar na terapia da fala.

584901 Aparelho para gagueira como funciona 2 Aparelho para gagueira: como funcionaO SpeechEasy promete resolver os sintomas da gagueira em 80%. (Foto:Divulgação)

Ao alterar os sons, o SpeechEasy recria um fenômeno natural chamado ‘efeito coro’, um princípio acústico no qual a pessoa com gagueira fala ou lê ao mesmo tempo que ‘outra pessoa’. O dispositivo funciona, então, como um inibidor da gagueira.

Já faz algumas décadas que o ‘efeito eco’ tem sido usado no tratamento da gagueira, mas agora ele foi sintetizado em um único aparelho. O dispositivo é prático, discreto, compacto e pode ser usado no dia-a-dia.

O preço do aparelho para gagueira ainda é alto, afinal, ele possui uma tecnologia revolucionária e promete uma melhora de 80% na fluência da fala. Em 2008, o valor informado pelo fabricante era de R$ 9.900.

O SpeechEasy é uma nova estratégia para minimizar a gagueira, mas que não funciona sozinha. Para que o usuário possa presenciar a melhora na fala, ele deve manter um tratamento contínuo com o fonoaudiólogo.

Sobre a gagueira

584901 Aparelho para gagueira como funciona Aparelho para gagueira: como funcionaA gagueira é caracterizada pela desordem de fluência na fala. (Foto:Divulgação)

A gagueira, também chamada de disfemia, resulta em uma desordem de fluência na fala. Os sintomas característicos são repetições de sílabas, prolongamentos de sons e bloqueios nos movimentos de fala.

Em alguns casos, a gagueira é momentânea e se manifesta apenas por causa do nervosismo. Já em outros, ela assume o papel de um problema constante, capaz de prejudicar a comunicação do indivíduo e criar constrangimento na sociedade.

De acordo com os fonoaudiólogos, a gagueira tem procedência genética, mas ela também pode resultar de uma experiência traumática com a fala.

A gagueira não é uma doença, por isso não tem cura, no entanto, ela pode ser tratada. Para evitar o agravamento dos sintomas, a pessoa com disfemia deve fazer o tratamento desde a infância e aprender a lidar com as suas dificuldades.

Veja também: Tratamentos para Gagueira

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.