Menu

bemEstar

Atualizado em 9 de maio de 2013, às 11:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Aparelho Odontológico Removível – Modelos

Aparelho Odontológico Removivel – Modelos Aparelho Odontológico Removível – Modelos

Existem diferentes modelos de aparelhos dentários para a correção das mais diferentes imperfeições. O principal modelo é o fixo, conhecido também como “aparelho tijolinho” onde são instalados brackets metálicos em todos os dentes, ou onde a necessidade da reparação. Esse tipo de aparelho é usado principalmente para a correção da posição do dente.

Em muitos casos os dentes nascem tortos, prejudicando a fala, a mordida ou mesmo a estética facial, o principal fator que incomoda que acaba procurando o aparelho dentário. É feito todo um tratamento. Alguns pacientes ficam com o aparelho alguns meses, um ano ou em alguns casos vários anos.

Tudo depende do tipo do problema. Muitas pessoas imaginam que é algo dolorido e incômodo, mas na verdade o aparelho só incomoda nos primeiros dias, pois é algo diferente em sua boca. Depois de algumas semanas, o paciente nem percebe mais que tem o aparelho na boca. Alguns se acostumam mais rápido, outros demoram um pouco mais.

O aparelho odontológico removível é usado quase sempre no final do tratamento. É ele que segura a posição dos dentes quando os brackets são tirados. Os dentes ficam moles e sensíveis. O que o aparelho removível faz é garantir que os dentes não voltem a entortar. É indicado o uso do aparelho removível pelo menos um ano depois da retirada do aparelho fixo. Alguns pacientes podem ficar mais outros menos, tudo depende de cada caso em particular.

São diferentes modelos de aparelhos removíveis, sendo cada um para cada tipo de tratamento. Em alguns casos, o paciente não precisa passar pelo tratamento com o aparelho fixo e assim o móvel já resolve a imperfeição, mas são casos raros. Existem inúmeros modelos de aparelhos fixos, mas poucos modelos de aparelhos removíveis. Estes tipos de aparelho promovem a movimentação dentária, melhorando o posicionamento dos dentes no sentido ântero-posterior, horizontal e vertical. Ele pode ser usado no inicio do tratamento ou então no fim.

O aparelho removível transparente pode ser encaixado nos dentes ou não. Existe um molde que pode ser considerado aparelho, facilitando o posicionamento também dos dentes. Em todos os casos, esse tipo de aparelho pode ser tirado da boca assim que o paciente desejar. Normalmente essa retirada é feita na hora da alimentação. A higiene deve ser cuidadosa, pois muitas bactérias podem se alojar no aparelho pelo fato dele ser removível.