Reveillon

Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Por Redacao

Alguns povos têm costumes e crenças que se diferem em várias questões, como é o caso do ano novo judaico: entenda como é comemorado, e são evidenciadas tanto no dia-a-dia, na maneira com que vivem, e no que acreditam. As principais datas comemorativas para o calendário mundial também deixam claras essas diferenças, como é o caso do ano novo judaico, o qual é bem diferente do que estamos acostumados.

Ano Novo Judaico entenda como é comemorado (Foto: Divulgação)

Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Até mesmo no nome, o ano novo judaico: entenda como é comemorado, se chama Rosh ha Shaná, e começa muito antes do que a nossa tradicional festa de Réveillon. Algumas interpretações foram levadas em conta, e originaram o Ano Novo Judaico, e para quem quer saber um pouco mais da história, origem e significados que esta comemoração tem para o povo Judaico, acompanhe.

A famosa estrela de 6 pontos, símbolo de religiosidade (Foto: Divulgação)
A famosa estrela de 6 pontos, símbolo de religiosidade (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Saiba como é comemorado o Ano Novo japonês

O que é Rosh há Shaná

A famosa tradição do Shaná Tová (Foto: Divulgação)

A palavra é de origem hebraica, e quer dizer “Cabeça do Ano”. A comemoração se diferencia ao começar pela data, pois o calendário judaico é diferente do calendário bíblico que utilizamos. Em 2011 a comemoração do Ano Novo Judaico foi iniciada no dia 28 de setembro, de acordo com o nosso calendário, e estão comemorando o ano judaico 5772.

Origem

Refeição é tradição para os Judeus (Foto: Divulgação)

A lógica da comemoração de Rosh há Shaná também descende da bíblia, porém com explicações próprias de estudiosos Judaicos. Para este povo, a interpretação é a seguinte – Adão e Eva foram criados por Deus no primeiro dia do mês de Tishrei, que equivale ao sexto dia da Criação (no nosso calendário, o mês Tisherei equivale a setembro). E para o judaísmo, é a partir deste mês que o período anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

As famosas arquiteturas são pontos importantes para os judeus (Foto: Divulgação)
As famosas arquiteturas são pontos importantes para os judeus (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Saiba como é comemorado o Ano Novo em outros países

Costumes do Rosh ha Shaná

Centenas de judeus se reúnem nesta época do ano para celebração (Foto: Divulgação)
Centenas de judeus se reúnem nesta época do ano para celebração (Foto: Divulgação)

Uma tradição seguida à risca pelos judaicos, é na noite do Rosh ha Shaná, o povo vai até a sinagoga, com a intenção de rezar e ouvir o shofar tocar. O shofar é um tipo de berrante, cujo som é similar, porém feito com chifre de carneiro. É através do som do shofar, que para os Judeus anunciam a chegada de um novo ano. Outro costume em Rosh ha Shaná, é após serem encerradas as orações da noite, o comprimento típico do povo judaico é: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm, que em português significa: “Que sejas inscrito e selado para um ano bom”.

Alguns alimentos compõem o chamado Rosh ha Shaná (Foto: Divulgação)

Acontece também após o término das orações, a tradição das famílias se reunirem para uma espécie de ceia, com diversas comidas típicas do Rosh há Shaná, e cada uma delas com um significado, como: Maçã e mel, que simbolizam o desejo por um próximo ano “doce”, Chalot, frutas, alho-poró, acelga, tâmara, abóbora, cenoura, romã, cabeça de peixe, de carneiro e entre outros.

Gostou das dicas? Pois é, temos culturas diferentes no mundo e cada uma tem suas riquezas e no geral devemos respeitar. Quer mais dicas sobre este e vários outros assuntos? Então confira nossos artigos e dicas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos, onde sempre juntamos as melhores coisas das mais diferentes tribos pelo mundo!

Recomendado para você

Comentários

192 respostas para “Site Meu Vivo, www.vivo.com.br/meuvivo”

  1. cristovao brito disse:

    fui em uma das lojas aqui no Rio e fiquei esperando1hora e 20min esperando o atendimento mais nao pude esperar mais .pois tinha na minha frente mais 2 pessoas .uma loja deste porte fica inademicivel so ter uma pessoa para attender.[localizada na av:rio branco 156 3 piso] sem ninguen da uma justificativa.sou cliente dedsde quando a companhia surgiu no brasil.

  2. Gilberto Gaspar disse:

    Meu telefone fixo está mudo, e a internet funciona , o que será?, já troquei o aparelho e as tomadas.

  3. marcia jesus da silva souzamarcia disse:

    quero fazer um pedido de telefone fixo

  4. Geralda Marques Pereira Vicente disse:

    Quero fazer o cancelamento do plano do meu vivo, vivo controle ilimitado , linha ddd 011995018737

  5. Leonildo barbosa disse:

    A minha fatura é descontada no banco estou devendo OK

  6. fabiane silva de moraes disse:

    eu quero cancelar a internete que esta no nome do meu esposo e faz 4 horas q estou tentando e minguem me atende so colocam musica pra mim escutar não quero ouvir musica se vcs não me atender´pra canselar vou ir no procom e vou cancelar as 2 net q tenho to cansada de espera

  7. José Joaquim Veloso disse:

    quero que imediatamente cancelem meu plano vivo tudo, pois não quero meu número é ( 89) 81252611

  8. jeremias tome de oliveira disse:

    gostaria de recber a fatura do meu vivo todos meses no meu imal, obrigado

  9. Marcilei disse:

    quero resolver problemas da minha net , e ninguém resolve nem no 1058 e nem *8486, esse sistema da vivo é arcaico demais e ficam me mandando número de protocolo que nem fui atendido

  10. carlos roberto da silva disse:

    venho por meio desta ,informar a esta estimada empresa ; – Que nao recebo a minha fatura desde abril ,quero saber oq esta acontecendo do ocorrido ,pois meu telefone movel encontra-se broqueado ;peço no futuro mais atençao ,para q nao ocorra novamente esse problema ;pois os atendentes nao m ajudaram em nada…………………………………………………………..sem mais obrigado

  11. derenilson da silvasantos disse:

    desde de cinco meses atras eu venho tentando revolver um problema com a vivo ja passei por todos os atendentes ninguem resolve so mim enrola com meus pontos acumulados nao tenho nenhuma informaçao so presta para cobrar faturas vou procurar meus direito na procon

  12. Claudiléia de Amorim Santos disse:

    segunda via da conto referente ao mês 04 /15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *