Menu

Reveillon

Atualizado em 29 de novembro de 2011, às 5:40 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

O Rosh Hashaná, é como se chama o Ano Novo do judaísmo, saiba um pouco mais sobre essa comemoração.

Drinks e bebidas para o Réveillon 2012

[29/11/2011]

Réveillon Pão de Açúcar 2012

[29/11/2011]

319707 Rosh Hashaná 0 Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Alguns povos têm costumes e crenças que se diferem em várias questões, e são evidenciadas tanto no dia-a-dia, na maneira com que vivem, e no que acreditam. As principais datas comemorativas para o calendário mundial também deixam claras essas diferenças, como é o caso do ano novo judaico, o qual é bem diferente do que estamos acostumados, até mesmo no nome, pois ele se chama Rosh ha Shaná, e começa muito antes do que a nossa tradicional festa de Réveillon. Algumas interpretações foram levadas em conta, e originaram o Ano Novo Judaico, e para quem quer saber um pouco mais da história, origem e significados que esta comemoração tem para o povo Judaico, acompanhe:

O que é Rosh há Shaná:

A palavra é de origem hebraica, e quer dizer “Cabeça do Ano”. A comemoração se diferencia ao começar pela data, pois o calendário judaico é diferente do calendário bíblico que utilizamos. Em 2011 a comemoração do Ano Novo Judaico foi iniciada no dia 28 de setembro, de acordo com o nosso calendário, e estão comemorando o ano judaico 5772.

Origem:

A lógica da comemoração de Rosh há Shaná também descende da bíblia, porém com explicações próprias de estudiosos Judaicos. Para este povo, a interpretação é a seguinte – Adão e Eva foram criados por Deus no primeiro dia do mês de Tishrei, que equivale ao sexto dia da Criação (no nosso calendário, o mês Tisherei equivale a setembro). E para o judaísmo, é a partir deste mês que o período anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

319707 Rosh Hashaná2 Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Costumes do Rosh ha Shaná:

Uma tradição seguida à risca pelos judaicos, é na noite do Rosh ha Shaná, o povo vai até a sinagoga, com a intenção de rezar e ouvir o shofar tocar. O shofar é um tipo de berrante, cujo som é similar, porém feito com chifre de carneiro. É através do som do shofar, que para os Judeus anunciam a chegada de um novo ano. Outro costume em Rosh ha Shaná, é após serem encerradas as orações da noite, o comprimento típico do povo judaico é: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm, que em português significa: “Que sejas inscrito e selado para um ano bom”.

319707 Rosh Hashaná1 Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Acontece também após o término das orações, a tradição das famílias se reunirem para uma espécie de ceia, com diversas comidas típicas do Rosh há Shaná, e cada uma delas com um significado, como: Maçã e mel, que simbolizam o desejo por um próximo ano “doce”, Chalot, frutas, alho-poró, acelga, tâmara, abóbora, cenoura, romã, cabeça de peixe, de carneiro e entre outros.