Search

Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

O Rosh Hashaná, é como se chama o Ano Novo do judaísmo, saiba um pouco mais sobre essa comemoração.
Google plus

Alguns povos têm costumes e crenças que se diferem em várias questões, como é o caso do ano novo judaico: entenda como é comemorado, e são evidenciadas tanto no dia-a-dia, na maneira com que vivem, e no que acreditam. As principais datas comemorativas para o calendário mundial também deixam claras essas diferenças, como é o caso do ano novo judaico, o qual é bem diferente do que estamos acostumados.

Ano Novo Judaico entenda como é comemorado (Foto: Divulgação)

Ano Novo Judaico: entenda como é comemorado

Até mesmo no nome, o ano novo judaico: entenda como é comemorado, se chama Rosh ha Shaná, e começa muito antes do que a nossa tradicional festa de Réveillon. Algumas interpretações foram levadas em conta, e originaram o Ano Novo Judaico, e para quem quer saber um pouco mais da história, origem e significados que esta comemoração tem para o povo Judaico, acompanhe.

A famosa estrela de 6 pontos, símbolo de religiosidade (Foto: Divulgação)

A famosa estrela de 6 pontos, símbolo de religiosidade (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Saiba como é comemorado o Ano Novo japonês

O que é Rosh há Shaná

A famosa tradição do Shaná Tová (Foto: Divulgação)

A palavra é de origem hebraica, e quer dizer “Cabeça do Ano”. A comemoração se diferencia ao começar pela data, pois o calendário judaico é diferente do calendário bíblico que utilizamos. Em 2011 a comemoração do Ano Novo Judaico foi iniciada no dia 28 de setembro, de acordo com o nosso calendário, e estão comemorando o ano judaico 5772.

Origem

Refeição é tradição para os Judeus (Foto: Divulgação)

A lógica da comemoração de Rosh há Shaná também descende da bíblia, porém com explicações próprias de estudiosos Judaicos. Para este povo, a interpretação é a seguinte – Adão e Eva foram criados por Deus no primeiro dia do mês de Tishrei, que equivale ao sexto dia da Criação (no nosso calendário, o mês Tisherei equivale a setembro). E para o judaísmo, é a partir deste mês que o período anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

As famosas arquiteturas são pontos importantes para os judeus (Foto: Divulgação)

As famosas arquiteturas são pontos importantes para os judeus (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Saiba como é comemorado o Ano Novo em outros países

Costumes do Rosh ha Shaná

Centenas de judeus se reúnem nesta época do ano para celebração (Foto: Divulgação)

Centenas de judeus se reúnem nesta época do ano para celebração (Foto: Divulgação)

Uma tradição seguida à risca pelos judaicos, é na noite do Rosh ha Shaná, o povo vai até a sinagoga, com a intenção de rezar e ouvir o shofar tocar. O shofar é um tipo de berrante, cujo som é similar, porém feito com chifre de carneiro. É através do som do shofar, que para os Judeus anunciam a chegada de um novo ano. Outro costume em Rosh ha Shaná, é após serem encerradas as orações da noite, o comprimento típico do povo judaico é: Leshaná Tová Ticatêv Vetechatêm, que em português significa: “Que sejas inscrito e selado para um ano bom”.

Alguns alimentos compõem o chamado Rosh ha Shaná (Foto: Divulgação)

Acontece também após o término das orações, a tradição das famílias se reunirem para uma espécie de ceia, com diversas comidas típicas do Rosh há Shaná, e cada uma delas com um significado, como: Maçã e mel, que simbolizam o desejo por um próximo ano “doce”, Chalot, frutas, alho-poró, acelga, tâmara, abóbora, cenoura, romã, cabeça de peixe, de carneiro e entre outros.

Gostou das dicas? Pois é, temos culturas diferentes no mundo e cada uma tem suas riquezas e no geral devemos respeitar. Quer mais dicas sobre este e vários outros assuntos? Então confira nossos artigos e dicas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos, onde sempre juntamos as melhores coisas das mais diferentes tribos pelo mundo!


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top