Menu

Celebridades

Atualizado em 15 de maio de 2013, às 11:00 por Sueli Araujo ()
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seios

Angelina Jolie se submeteu a uma dupla mastectomia para remover os seios e diminuir as chances de câncer de mama.

Nova namorada de Thammy Miranda

[09/05/2013]

Artistas que já foram acusados de sonegar impostos

[16/05/2013]

A atriz Angelina Jolie se submeteu a uma cirurgia para retirar os dois seios. Ela adotou esta medida para prevenir o surgimento de câncer de mama. A notícia foi publicada nesta terça-feira (14), no jornal americano “The New York Times”.

621308 Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seios 1 Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seiosAngelina Jolie fez uma dupla mastectomia. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Filmes de Angelina Jolie

A dupla mastectomia de Angelina Jolie

Angelina Jolie, de 37 anos, resolveu retirar os seios após descobrir um defeito no gene BRCA1. Se não tomasse nenhuma medida, a atriz tinha 87% de chance de desenvolver câncer de mama.

Quando soube do risco que estava correndo, Jolie resolveu fazer a cirurgia para remover os seios, também chamada de dupla mastectomia. As intervenções cirúrgicas aconteceram dentro de um intervalo de três meses.

A primeira etapa para a retirada dos seios aconteceu em fevereiro e consistiu em uma espécie de cirurgia plástica. O propósito era preservar os mamilos. Após duas semanas, a atriz americana extraiu o tecido mamário, em uma operação demorada. Nove semanas depois, os médicos realizaram a reconstrução das mamas com implantes.

Após remover os seios, as chances de Angelina Jolie desenvolver câncer de mama caíram de 87% para 5%. No entanto, ela ainda enfrenta um risco de 50% de desenvolver um câncer de ovário.

621308 Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seios Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seiosJolie tinha 87% de chances de desenvolver câncer de mama. (Foto:Divulgação)

Ao falar sobre a cirurgia de remoção dos seios, Angelina Jolie garantiu que as cicatrizes deixadas em seu corpo são pequenas e que não prejudicaram a sua feminilidade. Ela também ressaltou que Brad Pitt foi um grande apoio para realizar a dupla mastectomia.

Angelina Jolie espera que o seu caso sirva de exemplo para tantas mulheres que possuem chances de desenvolver câncer de mama. Ela lamentou, no entanto, o alto custo para fazer o teste que detecta a mutação no gene (mais de US$ 3 mil dólares nos Estados Unidos).

No artigo, Jolie falou sobre a importância da cirurgia para os seus seis filhos com Brad Pitt. Ela deseja prolongar ao máximo o tempo com os seus herdeiros e não quer que eles vejam a mãe doente.

A atriz americana também fez questão de alertar sobre a grande incidência de câncer de mama, falando que a doença mata 458 mil pessoas por ano no mundo todo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Outras famosas também realizaram a mesma cirurgia de Angelina Jolie, como é o caso de Sharon Osbourne, Christina Applegate, Rita Lee e Kathy Bates.

A mãe de Jolie teve câncer de mama

621308 Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seios 2 Angelina Jolie faz cirurgia e retira os dois seiosA mãe de Angelina Jolie morreu de câncer de mama em 2007. (Foto:Divulgação)

Marcheline Bertrand, mãe de Angelina Jolie, teve câncer de mama. A atriz lutou contra a doença durante uma década, mas acabou não resistindo e morreu em 2007, com apenas 56 anos de idade. O seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas nas Bahamas.

Marcheline Bertrand foi casada com Jon Voight de 1971 a 1980. A união resultou em dois filhos: James Haven Voight e Angelina Jolie.

Veja também: Filhos de Angelina Jolie e Brad Pitt