Menu

Moda

Atualizado em 24 de outubro de 2013, às 21:57 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Anel da pureza: o que é, significado

O anel da pureza simboliza a santidade e virgindade até o dia do casamento. Saiba mais sobre essa tendência.

O grupo Jonas Brother é adepto a moda do anel da pureza. A atriz Miley Cyrus, da série Hannah Montana também usa o acessório. O adorno simboliza a promessa de jovens religiosos em manter a virgindade até o casamento. Esse acessório se tornou moda entre os adolescentes que seguem os passos dos ídolos. Saiba mais sobre o anel da pureza e seu significado.

654682 O anel da pureza significa castidade. Foto divulgação Anel da pureza: o que é, significado
O anel da pureza significa castidade. (Foto: divulgação)

Anel da pureza

O anel da pureza surgiu nos Estados Unidos no começo da década de 90 com o programa True Love Waits, que enfatiza a abstinência sexual até o dia do casamento. O projeto passa por escolas e instituições ligadas à juventude foi uma iniciativa da Igreja Batista e logo foi adotado em diferentes crenças em mais de 13 países.

De acordo com o coordenador do TLW, Jimmy Hester, em torno de 3 milhões de jovens fazem parte desse programa. No começo, a organização criou uma pulseira plástica para simbolizar a filosofia. Em seguida, esse acessório foi trocado por um pingente de prata, mas só se tornou popular com o anel da pureza, acessório que pode ser usado tanto por meninos, quanto por meninas.

654682 O anel da pureza simboliza a virgindade até o casamento. Foto divulgação Anel da pureza: o que é, significado
O anel da pureza simboliza a virgindade até o casamento. (Foto: divulgação)

A espera do amor verdadeiro

Desde os tempos antigos, permanecer puro e casto até o dia do casamento era uma questão de dignidade e honra. Nos dias atuais, os conceitos mudaram um pouco, sendo que esse tipo de exigência é menos comum. Ainda assim, existem pessoas que prometem se manterem virgem até o dia do casamento. Para simbolizar essa promessa, os jovens adotaram o uso do famoso anel da pureza.

De acordo com a jovem Patrícia Candido (17 anos), o anel simboliza o compromisso com Deus, assim como se usa em um namoro e em um casamento demonstrando sua fidelidade. A estudante usa o anel e junto com ela duas amigas também resolveram adotar o símbolo da castidade.

Paulo Sergio dos Santos (18 anos), estudando, se tornou fã do trio Jonas Brothers, desde que descobriu que os rapazes aderiram a ideia de castidade. Desde então, resolveu fazer parte desse compromisso. Segundo ele, o anel é discreto e tem um significado bastante especial. O jovem afirma que sempre planejou se guardar para a mulher certa.

654682 Os famosos também são adeptos a esse compromisso. Foto divulgação Anel da pureza: o que é, significado
Os famosos também são adeptos a esse compromisso. (Foto: divulgação)

Dentre as principais tradições do casamento está à tradição de manter a virgindade até o dia do casamento. O anel da pureza é usado para simbolizar essa preservação do corpo para uma única pessoa. Vale a pena aderir essa ideia quando se tem questões religiosas envolvidas ou é o que realmente a pessoa deseja.