Menu

Tecnologia

Atualizado em 19 de maio de 2013, às 16:15 por Andre Dias
Você está em: MundoDasTribos > Android 4.3: saiba mais

Trazendo suporte ao Bluetooth 4.0, efeitos visuais mais avançados para os games e uma série de outras funcionalidades, a nova versão do Android deverá ser disponibilizada entre julho e agosto.

O Google acaba de lançar o serviço para encontrar aparelho Android perdido, que certamente será de grande utilidade para aqueles que têm a mania de se esquecer de onde deixaram o smartphone ou o tablet.

648223 servico para encontrar aparelho android perdido 600x600 Serviço para encontrar aparelho Android perdido Perdeu o celular e não sabe como encontrá-lo? o Google lançou um novo serviço que pode te ajudar (Foto: Divulgação)

Intitulado “Android Device Manager”, o recurso é gratuito e parece ter sido inspirado na função “Find my iPhone”, lançada pela Apple em 2010, e que utiliza a antena GPS do dispositivo com o objetivo de ajudar os proprietários de iPhones a encontrarem o aparelho que tenha sido perdido.

Como funciona o serviço

Com o sistema de rastreamento do Google, o usuário de dispositivos Android tem três maneiras de localizar o seu aparelho. Uma delas é através da emissão de um aviso sonoro, bastante útil quando o celular ou o tablet estiver em um local nas proximidades, como debaixo das almofadas, por exemplo.

A outra maneira de encontrar o aparelho perdido funciona com base no GPS do smartphone, que mostra a localização exata do dispositivo em um mapa na tela do computador, que pode ser utilizada quando o usuário já tentou a primeira opção e vasculhou toda a casa.

Já a terceira alternativa consiste em apagar remotamente todos os dados armazenados no smartphone ou no tablet, caso as tentativas anteriores tenham falhado e você queira manter a privacidade das suas informações, como em situações de furto ou roubo do aparelho.

648223 servico para encontrar aparelho android perdido 1 600x600 Serviço para encontrar aparelho Android perdido A ferramenta mostra, no mapa, a localização aproximada do dispositivo (Foto: Divulgação)

Ativando o Android Device Manager

Para usar o Android Device Manager, é preciso acessar o site www.google.com/android/devicemanager. Caso não esteja conectado com a sua conta Google à qual está vinculado o aparelho, insira o login e a senha do Gmail. Vale lembrar que o recurso é compatível com Android 2.2 e versões posteriores.

Em seguida, o usuário deve ativar a função de geolocalização do aparelho, através do menu “Configurações” no Android. A partir daí, um mapa poderá ser visualizado na tela da ferramenta, mostrando a localização aproximada do seu dispositivo.

Na mesma tela, estarão disponíveis as funções “Tocar”, que quando acionada faz o aparelho emitir um aviso sonoro, mesmo que ele esteja no modo silencioso, e “Apagar dispositivo”, que apaga todos os dados armazenados na memória do gadget (fotos, vídeos, contatos, músicas, aplicativos, etc).

648223 servico para encontrar aparelho android perdido 2 600x600 Serviço para encontrar aparelho Android perdido O recurso é gratuito e pode ser usado em qualquer aparelho que tenha o Android a partir da versão 2.2 (Foto: Divulgação)

Para que a função de apagar dados remotamente funcione, é necessário habilitar o reset de fábrica do dispositivo. Nesse caso, abra o aplicativo Configurações Google no seu celular, selecione a opção “Gerenciador de dispositivos Android” (ou Android Device Manager) e toque em “Ativar”.

Outro detalhe importante é que para tudo isso funcionar, o dispositivo precisa estar conectado às redes 3G, 4G ou Wi-Fi. Mas se não for o caso, o serviço gravará os comandos dados pelo usuário e, na primeira vez que o celular se conectar, executará as ações solicitadas.

Outros serviços semelhantes

O serviço do Google para encontrar aparelho Android perdido não é o primeiro do gênero, uma vez que vários aplicativos de segurança já oferecem recursos semelhantes, como o avast! Mobile Security, o AVG Antivirus Free e o Lookout Mobile Security, que permitem localizar celulares perdidos ou furtados e apagar os dados à distância.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL