Menu

Saúde

Atualizado em 19 de dezembro de 2012, às 10:55 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Andar de bicicleta: benefícios

Muitas pessoas adoram praticar atividade física. Conheça mais sobre os benefícios de andar de bicicleta.

A bicicleta já foi um dos meios de transporte mais importante e utilizado no mundo. No entanto, hoje em dia, ela é muito utilizada para o lazer ou mesmo, para a prática de exercícios físicos. Essa “magrela” colabora com o desenvolvimento de uma vida saudável, entre outras vantagens. Assim, conheça os benefícios de andar de bicicleta.

555345 A sensação de liberdade é única a cada nova pedalada. Foto divulgação Andar de bicicleta: benefícios A sensação de liberdade é única, a cada nova pedalada. (Foto: divulgação)

Uma vida mais saudável

Segundo especialistas no assunto, andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada e, até mesmo, à corrida. Para se ter uma ideia, uma pedalada em torno de 40 minutos, praticada três vezes por semana, ajuda o indivíduo a dar adeus a diversos problemas relacionados ao sedentarismo, entre eles, o excesso de peso. Porém, antes de iniciar a prática do esporte, é necessário buscar a avaliação e a orientação de um especialista, uma maneira de evitar futuras consequências.

Deixando as pernas torneadas

Durante a pedalada, o indivíduo trabalha os grandes grupos musculares das pernas. Além disso, estimula a contração do abdômen por exigir a postura ereta do esportista. Dessa forma, é possível afirmar que andar de bicicleta é um exercício físico aeróbico e de resistência muscular, melhorando o condicionamento físico do esportista.

Um meio de transporte sustentável

A bicicleta já foi um meio de transporte muito utilizado, porém com as mudanças sócio-culturais, ela passou a ser um instrumento de lazer. Outra razão que levou ao seu abandono como meio de transporte, é a falta de infraestrutura e educação de trânsito, resultando em medo e anseio pelos amantes da pedalada.

 

555345 Andar de bicleta traz grandes benefícios á saúde do inidivíduo. Foto divulgação.ashx  Andar de bicicleta: benefícios Andar de bicicleta traz grandes benefícios á saúde do indivíduo. (Foto: divulgação)

 Melhorando a condição cardíaca

Durante a prática do exercício físico, o indivíduo observa a alteração da frequência cardíaca. Dessa forma, ao andar de bicicleta, o coração também pode ser fortalecido por se tratar de um exercício aeróbico. Uma boa dica e que colabora com bons resultados, é intercalar a pedalada, com a caminhada ou a corrida. Isso tudo resulta em bom condicionamento e proporcionando uma vida mais saudável.

Uma grande sensação de liberdade

Andar de bicicleta proporciona ao indivíduo uma grande sensação de liberdade. Isso porque, em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece em volta e ainda ajuda a esquecer o estresse, por fugir do trânsito.

555345 Esse meio de transporte ainda é amigo da natureza. Foto divulgação Andar de bicicleta: benefícios Esse meio de transporte ainda é amigo da natureza. (Foto: divulgação)

Muitas pessoas são amantes da prática de atividade física. Com certeza, uma ótima escolha para quem deseja ter uma vida saudável e esquecer do estresse diário, é andar de bicicleta. Além de ser um exercício aeróbico completo, ainda ajuda o meio ambiente, por não poluir. Após conhecer um pouco sobre andar de bicicleta e os seus benefícios, basta começar hoje e usufruir das vantagens.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.