Menu

Comportamento

Atualizado em 15 de maio de 2012, às 19:11 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Amor por alguém do mesmo sexo: como lidar

O amor entre pessoas do mesmo sexo é algo que a maior parte da sociedade ainda não está completamente preparada. Confira dicas de como lidar com essa situação.
445976 gayPride Amor por alguém do mesmo sexo: como lidarO amor por alguém do mesmo sexo pode ser complicado em algumas situações

Viver de maneira feliz e saudável um relacionamento homoafetivo ainda é um grande problema para muitas pessoas, especialmente aquelas que moram em cidades pequenas, mais resistentes aos avanços ideológicos da sociedade.

Veja também: Os 5 melhores filmes com temática gay

Se existisse uma receita mágica que tornasse os relacionamentos felizes e duradouros, seria maravilhoso; entretanto é necessário enfrentar as dificuldades da vida real e tentar encontrar o lado positivo de cada experiência vivida. Confira alguns conselhos que podem ajudar a lidar com essa situação.

Iguais, porém diferentes

Apesar de terem o mesmo sexo, é necessário que o casal saiba encarar o fato de que são pessoas ímpares, com seus gostos e personalidades características. É necessário saber usar as diferenças a favor, e não contra o relacionamento. Por isso compreensão, carinho e um bom diálogo são fundamentais.

A tampa da panela

Para que qualquer tipo de relacionamento dê certo, o casal necessita entender que duas meias-maçãs formam uma maçã inteira, duas meias-caras formam uma face inteira, porém duas pessoas pela metade não formam um casal. É necessário se entregar por completo ao relacionamento, o requer muita maturidade e preparo psicológico para lidar com as oposições, especialmente dos familiares.

445976 norma castillo ramona cachita arevalo Amor por alguém do mesmo sexo: como lidarÉ possível ter uma relação homoafetiva estável e duradoura

Independência financeira

Esperar para tomar a decisão de entrar de cabeça num relacionamento homoafetivo após adquirir a independência financeira, é uma excelente dica para minimizar comentários desagradáveis, especialmente por parte da família. Em qualquer situação é indispensável ser ter uma conduta correta, cultivando bons costumes e dando o mínimo de motivos possíveis para ser considerado como um mau exemplo.

Feitos um para o outro

O começo do namoro tende a parecer “as mil maravilhas”, pois existe uma propensão a procurar as afinidades e negar as diferenças. Para que o casal consiga prosperar, é necessário reconhecer e trabalhar justamente em cima da diversidade. Por isso é recomendado não tomar nenhuma decisão precipitada até certificar-se de que essa fase de encantamento tenha passado.

Veja também: Conheça os famosos que assumiram a homossexualidade

E se a paixão for embora?

Nenhum relacionamento é perfeito e todo namoro parece uma montanha russa, cheio de altos e baixos. Se ambas as partes estão fazendo as coisas do jeito certo, não é preciso se preocupar porque a paixão, que dá energia ao relacionamento, não vai embora; ela simplesmente diminui e se intensifica continuamente. O amor, que é o alicerce do namoro, é constante e poderoso, porém aparece mais discretamente.

445976 casal gay homem com homem cor Amor por alguém do mesmo sexo: como lidarA conquista pelo próprio espaço se dá com o ganho do respeito

Nenhum tipo de relação funciona para pessoas preguiçosas e covardes, especialmente quando se trata de algo entre pessoas do mesmo sexo. É preciso ter coragem e perseverança, para passar por cima de todas as mudanças e diferenças, além de muita calma para lidar com as situações sem magoar pessoas queridas. É fundamental lembrar que a conquista de seu próprio espaço deve acontecer por meio do diálogo e através do ganho do respeito, não pela briga e imposição de determinada situação.

Veja também: STJ autoriza primeiro casamento gay