Menu

Especial: Dia dos Namorados

Atualizado em 14 de maio de 2012, às 21:49 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Entretenimento > Amizade que virou amor: como lidar

Descubra como lidar com a transformação da amizade em amor e confira dicas sobre o novo envolvimento.

Melhores lugares para paquerar em SP

[14/05/2012]

Dicas de presentes para namorados que gostam de games

[14/05/2012]
445680 Amizade que virou amor como lidar 1 Amizade que virou amor: como lidarA amizade pode se transformar em amor, mas é importante ter cuidado.

Um tipo de relacionamento capaz de deixar as pessoas em dúvida é quando a amizade se transforma em amor. Por um lado, a ideia parece interessante porque o amigo é alguém conhecido e interessante para se relacionar, mas por outro, o laço de amizade pode estar comprometido.

Há muitos questionamentos a respeito da amizade entre homens e mulheres, julgamentos que chegam a colocar em dúvida a veracidade da relação. No entanto, o fato da amizade e do amor se confundirem em um mesmo vínculo não se trata apenas de uma questão de sexualidade.

Ao se apaixonar por um amigo, o indivíduo presencia dentro de si uma transformação de sentimentos. Ele passa a se identificar mais com os gostos da pessoa, passa a achá-la mais bonita do que de costume e sente ciúmes de terceiros. O amor que começa como uma amizade é muito interessante porque não será prejudicado pela falta de assunto nas conversas , mas haverá muitas ideias em comum.

445680 Amizade que virou amor como lidar Amizade que virou amor: como lidarCena do filme Crepúsculo: Jacob é amigo de Bella, mas se apaixonou por ela.

No entanto, nem sempre é fácil fazer a mudanças de papéis, sobretudo quando o amor se manifesta apenas de um lado. Ao se declarar para um amigo, a pessoa corre o risco de ficar frustrado com uma resposta negativa e pode ainda acabar perdendo a amizade tão estimada. Por isso todo o cuidado é pouco para tocar no assunto ou apostar numa aproximação.

Saiba mais: Apaixonada pelo melhor amigo – o que fazer

Dicas para lidar com a amizade que virou amor

• Procure avaliar o perfil do amigo, afinal, quando existe uma amizade verdadeira também há uma troca de confidências. Veja se ele (a) tem interesse em outra pessoa ou se já namora. É importante saber se a vida amorosa do outro está realmente feliz para poder dar o primeiro passo na conquista;

• No caso do amigo (a) gostar de alguém profundamente ou namorar, é melhor conter os sentimentos e preservar a amizade. Este tipo de cuidado ajuda a evitar a perda de alguém especial na sua vida e também reduz as chances de sofrimento com a criação de expectativas;

• Ao se interessar por um amigo (a), é necessário começar a fazer a mudança de papéis, ou seja, demonstrar mais afeto pela pessoa amada. Elogie mais do que de costume, demonstre uma pitada de ciúmes, dê presentes e convide para passear;

• A troca de papéis para dar origem a paquera deve ser muito sinuosa, afinal, existe uma bagagem de segredos que foram confidenciados na época de ‘apenas bons amigos’. Por exemplo, se a menina traiu o ex-namorado e comentou sobre isso, dificilmente o rapaz terá coragem de se envolver amorosamente com sua amiga;

445680 Amizade que virou amor como lidar 4 Amizade que virou amor: como lidarO filme 'O casamento do meu melhor amigo' fala sobre o tema.

• A transformação da amizade em amor é uma conexão um tanto perigosa, por isso é importante tomar cuidado. No caso do namoro chegar ao fim, os dois envolvidos nunca mais serão os mesmos amigos que eram antes do envolvimento amoroso. A reaproximação para reatar os laços da amizade se revela ainda mais complicada para as mulheres.

Veja também: Saiba como lidar com a amizade colorida