Amazon lança servidores brasileiros para cloud computing

PUBLICIDADE
Logo do Amazon Web Services

Nesta quarta-feira (14/12), a Amazon anunciou a chegada do seu serviço de computação nas nuvens (servidor de dados para sites) para o Brasil. A partir desta quinta-feira, os primeiros sites brasileiros que já utilizavam o serviço no exterior como o Gol Linhas Aéreas, portal R7 e Peixe Urbano começaram a ser transferidos para o servidor localizado.

Embora a companhia Amazon seja muito famosa pela sua loja de mídias pela internet, o Amazon Web Services (AWS) não tem qualquer ligação com o varejo. Trata-se da prestação de hospedagem de servidores para sites, jogos e serviços online. Por não requererem nenhuma máquina física por parte dos contratantes, diz-se que os contratantes tem seu servidor “nas nuvens” (ou cloud computing) neste esquema.

O escritório da Amazon Web Services, no Brasil, está localizado em São Paulo. Embora para boa parte dos sites isso não tenha uma importância muito grande, servidores localizados mais próximos dos usuários resultam em uma latência (tempo de resposta) menor e em páginas que carregam mais rapidamente. Para as empresas que contratam o serviço, isso deve representar uma considerável redução no preço, uma vez que a base de cobrança da AWS no Brasil é a mesma aplicada no exterior e muito inferior a média dos demais servidores do país.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.