Menu

Mulher

Atualizado em 12 de novembro de 2012, às 12:39 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Amamentar não faz o peito cair, diz estudo

Os seios caídos e flácidos resultam de uma série de fatores e não apenas da amamentação.

Muitas mulheres, preocupadas com a aparência, adiam o sonho da maternidade por causa das mudanças que a gravidez provoca no corpo. Uma das transformações mais temidas são os “seios caídos” após o período da amamentação. No entanto, uma pesquisa recente revelou que amamentar não faz o peito cair.

539412 Amamentar não faz o peito cair diz estudo 1 Amamentar não faz o peito cair, diz estudoEstudo afirma que amamentar não deixa os seios caídos. (Foto:Divulgação)

Durante nove meses a mulher presencia o aumento dos seios por causa da gestação. Com o nascimento do bebê, ela começa a amamentar e na maioria das vezes os seios são prejudicados com a flacidez. Embora existam muitos casos deste gênero, os especialistas acreditam que esta mudança na aparência depende de cada mulher.

Saiba mais: Cirurgia de mastopexia, plástica para levantar os seios

Pesquisa diz que amamentar não faz o peito cair

Para provar que a queda dos seios após a amamentação não é uma lógica unânime, o cirurgião plástico americano Dr. Hooman Soltanian, da University Medical Center, resolveu desenvolver um estudo sobre o assunto.

A pesquisa foi realizada com 150 pares de gêmeas, com idade média de 47,6 anos. Estas mulheres foram fotografadas lado a lado, com o objetivo de comparar os seios. Depois, elas ainda responderam um questionário com perguntas sobre o número de gestações, frequência de exercícios físicos, dieta alimentar, tabagismo, altura e peso. O estudo também abordou questões sobre o uso de sutiã e reposição hormonal. Por fim, as participantes foram submetidas à avaliação médica.

Um grupo de residentes de cirurgia plástica avaliou as fotos das mamas, com o objetivo de comparar as características estéticas com os dados coletados. Após concluir a análise, os estudiosos chegaram a resultados bem interessantes.

539412 Amamentar não faz o peito cair diz estudo 2 Amamentar não faz o peito cair, diz estudoOutros fatores fazem os seios cair, como efeito sanfona, mamas grandes e tabagismo. (Foto:Divulgação)

De acordo com o estudo americano, as gêmeas que hidratavam a pele todos os dias tinham visivelmente menos rugas nos seios. Por outro lado, as gêmeas que estavam acima do peso normal, que tinham mamas grandes e um maior número de gestações apresentaram os seios flácidos. Os pesquisadores também constataram que o consumo de álcool e o tabagismo também tornam as mamas menos atraentes.

Os médicos alertam que o medo dos seios flácidos e caídos não pode impedir a amamentação. A mulher deve ter consciência de que o aleitamento é essencial durante os primeiros seis meses de vida do bebê e que também ajuda a reforçar o vínculo entre mãe e filho.

Dicas para evitar seios caídos

539412 Amamentar não faz o peito cair diz estudo Amamentar não faz o peito cair, diz estudoHábitos simples podem ajudar a preservar a firmeza das mamas. (Foto:Divulgação)

Alguns hábitos simples podem ajudar a preservar a firmeza das mamas. Veja:

- Evite o cigarro;

- Para evitar a ação da gravidade, use sutiã;

- Mantenha uma alimentação rica em frutas e verduras;

- Evite a exposição excessiva ao sol;

- Tenha cuidado com o efeito sanfona.

Veja também: Dicas de exercícios para deixar os seios firmes