Menu

Moda

Atualizado em 18 de junho de 2012, às 11:17
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Amaciar sapatos, dicas, como fazer

Muitas pessoas se surpreendem ao adquirirem um calçado magnífico, que todavia, causa desconforto e imobilidade aos pés. Por isso elaboramos dicas sobre como amaciar os sapatos, que valem a pena conferir:
468010 Amaciar sapatos dicas como fazer Amaciar sapatos, dicas, como fazerConfira algumas dicas para amaciar seus sapatos (Foto: Divulgação)

Muitas vezes é comum nos depararmos com aquele sapato maravilhoso nas vitrines das lojas, calçado cujo qual fornecerá todo o requinte e sofisticação ao nosso visual. No entanto, quando utilizá-lo se torna uma tarefa difícil devido o desconforto causado, é comum nos frustrarmos ou até mesmo abdicarmos do uso deste tão desejado item em questão.

Portanto, para você que deseja solucionar este problema, elaboramos esta matéria com algumas dicas para amaciar os sapatos. Veja como fazer:

Como amaciar sapatos de couro

O couro é uma pele, que assim como a nossa, também possui elasticidade, um fator que faz o calçado ser muito mais adaptável. Como consequência vem o conforto e a maleabilidade, sendo este o tipo de sapato preferido da maioria das pessoas.

468010 Amaciar sapatos dicas como fazer 2 Amaciar sapatos, dicas, como fazerOs sapatos de couro são os preferidos de muitas pessoas (Foto: Divulgação)

Para amaciar os calçados, a especialista em sapatos Paula Villalonge indica que as mulheres insiram uma boa quantidade de creme hidratante em seu interior, como também por toda extensão do pé. Desta forma, no primeiro dia de uso ele já se moldará às suas medidas.

Aprenda aqui a cuidar dos seus pés

Outra saída é apostar nos modeladores de sapatos, itens que servem tanto às mulheres como também aos homens. Eles são facilmente encontrados em lojas de confecções sob medida ou até mesmo nas sapatarias.

468010 Amaciar sapatos dicas como fazer 3 Amaciar sapatos, dicas, como fazerOs modeladores de sapatos são excelentes opções (Foto: Divulgação)

Para quem ainda prefere uma receita caseira para amaciar calçados, uma dica é aplicar álcool ou água em seu interior, completando com bolas de papel amassados – que devem ser limpas e também úmidas. Deixe o sapato descansar por cerca de 12 horas e após este período, calce-o ainda molhado para que ele tome a forma de seu pé.

Como amaciar sapatos de plástico

Os sapatos de plástico são menos adaptáveis, porém quando usá-los se torna incômodo, também existem maneiras de reverter a situação.

468010 Amaciar sapatos dicas como fazer 4 Amaciar sapatos, dicas, como fazerTambém é possível amaciar os sapatos de plástico (Foto: Divulgação)

Com uma ou duas meias de proteção, calce o seus sapatos e em seguida utilize um secador de cabelo com ar quente sobre as áreas que estão machucando o seu pé. Desta forma o plástico se moldará e não causará mais incômodos a você.

Outra dica válida é passar parafina de vela nas áreas de atrito, o que diminuirá significamente o incômodo causado.

Saiba mais: como evitar bolhas nos pés.

Seguindo nossas dicas sobre como amaciar sapatos, você poderá usar qualquer modelo escolhido e sem maiores complicações. No caso de seus pés já se encontrarem danificados pelo atrito, consulte um podólogo e suspenda o uso do calçado periodicamente.