Menu

Decoração

Atualizado em 19 de janeiro de 2012, às 12:00 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Almofadas – modelos, cores, como decorar

A almofada é um toque de charme na decoração, mas é necessário tomar alguns cuidados para acertar na escolha dos modelos.
379852 Almofadas modelos cores como decorar 9 Almofadas   modelos, cores, como decorarAlmofada com listras decora com sofá vermelho, combinando uma das cores.

As almofadas são capazes de acrescentar um toque de charme para a decoração. Quando usadas adequadamente, elas podem decorar tanto as áreas de convívio como os ambientes de intimidade. Estes acessórios são encontrados em diferentes tamanhos, cores e estampa, assumindo assim caráter multifuncional na decoração.

Não é possível decorar um ambiente apenas com almofadas, por isso, há necessidade de combiná-las aos demais elementos. As proporções das peças devem ser respeitadas os exageros precisam ser contidos para acertar na decoração. Nem sempre as almofadas usadas para inovar a aparência do sofá da sala funcionam no quarto, para tanto recomenda-se ter cuidado com a escolha.

Modelos de almofadas

A almofada é um acessório decorativo multifuncional, disponível nas lojas em diversos modelos para satisfazer todos os gostos. Há peças lisas, estampadas, coloridas, macias e com textura, comprovando assim a expressiva variedade à venda. É essencial que a almofada seja confortável e valorize o estilo da decoração.

No quarto de um jovem descolado, por exemplo, é possível trabalhar com almofadas divertidas na decoração. Elas podem apresentar formatos diferentes, invocando com bom humor um personagem dos desenhos, símbolos da internet ou jogos. Alguns modelos são tão inusitados que simulam comidas.

Numa área de convivência, como é o caso da sala ou varanda, vale apostar em almofadas capazes de reforçar um estilo na decoração. As peças não devem ser combinadas com as cores dos móveis, afinal, elas são usadas justamente para romper com a monotonia da decoração. Avaliar o ajuste das padronagens é um critério importante para quem trabalha com almofadas na montagem de um cômodo.

Confira a galeria de fotos com alguns modelos de almofadas:

Cores

379852 Almofadas modelos cores como decorar 8 Almofadas   modelos, cores, como decorarPredominam no espaço as almofadas com cores quentes.

As almofadas são elementos perfeitos para adicionar um efeito colorido no espaço. No entanto, é preciso conhecer a simbologia das cores, valorizar o estilo predominante e testar as combinações.

Enquanto as almofadas com cores quentes aumentam a sensação de aconchego e energizam o ambiente, as peças com tons frios são adequadas para causar um efeito de frescor, relaxamento e tranquilidade.  As sensações provocadas pelas cores variam de acordo com o tipo de tecido que reveste cada peça.

Para reproduzir o efeito de contraste no ambiente, é interessante reconhecer as demais peças que compõem a decoração. Por exemplo, uma sala que apresenta um sofá neutro pode ganhar um visual autêntico ao adotar almofadas com tons complementares condizentes com a presentes no local.

Dicas para decorar com almofadas

1. Para valorizar o estilo moderno numa sala, use um número impar de almofadas, que serão distribuídas no sofá. No caso, seria de 3 ou 5 peças para decorar o móvel. Ao invés de agrupar acessórios pequenos, prefira adotar modelos maiores e visíveis para completar a decoração com um toque de charme. O efeito moderno recebe ainda mais destaque ao investir nas estampas geométricas.

2. A decoração com estilo clássico traz a tona um efeito de formalidade e simetria. Desta forma, recomenda-se trabalhar com um número par de almofadas para decorar o sofá, 4 ou 6 peças. As estampas clássicas passam a ter destaque no ambiente, como é o caso do floral.

3. As almofadas são elementos perfeitos para inovar a aparência da sala, do quarto ou da varanda sem gastar muito dinheiro. Elas possuem valores bem mais em conta, comparado ao gasto que o morador teria para trocar todos os móveis.

Depois de conferir as informações, abuse da criatividade e do bom gosto para escolher as almofadas