Search

Almoço do dia dos pais – Dicas de pratos fáceis

Confira sugestões de pratos fáceis e saborosos para o almoço desta data especial.
Google plus

Confira receitas para o almoço do dia dos pais – Dicas de pratos fáceis. As sugestões são perfeitas para quem deseja preparar uma refeição especial nessa data, mas não tem conhecimentos culinários avançados. Com receitas simples, porém bem elaboradas, você vai deixar o seu pai e toda a família com água na boca.

Almoço do dia dos pais – Dicas de pratos fáceis. (Foto: Divulgação)

Almoço do dia dos pais – Dicas de pratos fáceis

O dia dos pais, que nesse ano é comemorado no dia 09 de agosto, se destaca como uma das datas mais importantes do calendário. A ocasião se revela perfeita para surpreender o homem que sempre esteve ao seu lado, com presentes, mensagens de carinho, beijos e abraços. Para comemorar em grande estilo, você também pode preparar um almoço especial, com tudo aquilo que o seu pai mais gosta de comer.

Você quer preparar um prato diferente para o dia dos pais, mas não tem muitas habilidades culinárias? Então saiba que é possível fazer pratos fáceis para a data, que não perdem em sabor para receitas mais elaboradas. Pense na refeição como um todo, ou seja, em uma carne saborosa, em um acompanhamento e em uma sobremesa.

Veja dicas para almoço do dia dos pais – Dicas de pratos fáceis:

Carne grelhada com cebola. (Foto: Divulgação)

Carne grelhada com cebola

Ingredientes

1 kg de contrafilé com gordura
3 colheres (sopa) de óleo
4 cebolas cortadas em gomos (sem casca)
½ xícara (chá) de água fria
1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
1 colher (sopa) de manteiga
1 litro de leite

Modo de preparo

Tempere a carne com sal grosso, coloque em um recipiente e cubra com papel-filme. Coloque na geladeira e deixe o tempero agir por 1 dia. Na hora de preparar, retire o excesso de sal, aqueça o óleo em uma panela e frite bem a carne. Acrescente a cebola e deixe fritar até dourar.

Para acompanhar o corte de carne bovina, prepare um pirão de leite. É bem simples: em uma tigela, coloque a água e a farinha. Misture e dissolva bem, para não empelotar. Transfira a mistura para uma panela, coloque-a no fogo, adicione a margarina e mexa bem.

Arroz à parmegiana. (Foto: Divulgação)

Arroz à parmegiana

Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz cozido al dente
2 berinjelas médias cortadas em fatias
1 xícara (chá) de óleo
4 tomates cortados em rodelas
250 gramas de mussarela fatiada
1 xícara (chá) de queijo ralado
Sal, pimenta e azeite a gosto

Modo de preparo

Coloque as berinjelas de molho em água e sal durante alguns minutos. Remova a água excedente, escorrendo e espremendo as berinjelas. Ponha-as para fritar em óleo quente e use um papel toalha ou outro absorvente para remover o óleo excedente. Pegue um refratário e coloque uma camada de arroz, outra de berinjela, outra de tomate e outra de mussarela. Alterne as camadas, colocando azeite sobre cada uma. Caso seja preciso, acrescente pimenta e sal. Você pode finalizar com uma camada de arroz e polvilhar o queijo ralado. Coloque em forno preaquecido para gratinar e sirva.

Bolo de nozes. (Foto: Divulgação)

Bolo de nozes

Ingredientes

6 ovos
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de manteiga
1 1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 pacote de biscoito tipo maisena triturado

Recheio
1 colher (sopa) de chocolate em pó
2 latas de leite condensado
1 gema

Modo de preparo

Separe as gemas e as claras dos ovos. Bata as claras em neve junto com metade do açúcar e guarde. Junte as gemas, o açúcar que restou e a manteiga e bata. Adicione as claras em neve, o biscoito e as nozes. Mexa devagar até conseguir uma mistura mais uniforme. Passe para uma forma untada com manteiga e enfarinhada. Coloque para assar em forno preaquecido a 180°C, cerca de 30 minutos. Após esfriar, corte ao meio.

Recheio: Em uma panela coloque o leite condensado, a gema e o chocolate. Leve ao fogo, mexendo sempre até que engrosse. Coloque o recheio sobre uma das metades do bolo – reservando uma parte para cobertura – e cubra com a outra metade. Use o recheio que sobrou para cobrir o bolo.

O almoço de dia dos pais pode ser especial (Foto: Divulgação)

O almoço de dia dos pais pode ser especial (Foto: Divulgação)

Almoço de dia dos pais

O almoço do Dia dos Pais é uma das partes mais legais, pois você pode chamar a família, experimentar pratos deliciosos e se arriscar na cozinha. Além disso, também é uma forma de presentear o seu pai com o prato preferido dele.

Um almoço que se preze tem que ter entrada, prato principal, acompanhamento, sobremesa e algumas bebidas; estas podem ser sucos, vinhos e coquetéis. A seguir você vai conferir receitas deliciosas para preparar nesse dia tão especial!

Bruschetta de Tomate e Manjericão (Foto: Divulgação)

Bruschetta de Tomate e Manjericão (Foto: Divulgação)

Aperitivos para a entrada do almoço

A entrada deve ser algo leve para “forrar” o estômago e prepará-lo para o prato principal. Você pode preparar alguns aperitivos, como azeitonas, queijos e pasta de alho com diversos tipos de pães. A Bruschetta é um ótimo aperitivo e pode ser feito com diversos ingredientes. A seguir veja uma receita de Bruschetta de Tomate e Manjericão:

– 1 dente de alho

– 3 tomates sem pele

– 10 fatias de pão italiano

– 2 colheres de sopa de azeite

– ¼ xícara de chá de folhas de manjericão

– Sal a gosto

Para preparar coloque as fatias de pão italiano em uma frigideira até que os dois lados estejam tostados. Descasque o alho e logo após esfregue-o no pão; corte os tomates ao meio, retire as sementes e pique-os. Tempere com o sal, adicione o azeite e adicione as folhas de manjericão. Depois é só distribuir toda a mistura nos pedaços de pão e servir.

Arroz Cremoso (Foto: Divulgação)

Arroz Cremoso (Foto: Divulgação)

Pratos Principais para o Dia dos Pais

Os pratos principais sempre chamam mais atenção, então trate de caprichar para deixar o seu pai feliz. A seguir você vai conferir duas receitas: uma de Arroz Cremoso e a outra de Canelone de Queijo. Para preparar o seu arroz cremoso, tenha os seguintes ingredientes em mãos:

– 1 cenoura ralada

– 5 xícaras de arroz cozido

– 1 lata de milho escorrida

– ½ xícara de uva passa

– 1 colher de manteiga

– ¾ xícara de leite

– 1 xícara de queijo parmesão ralado

– 1 pote de requeijão

– ½ xícara de salsa picada

– Sal e pimenta a gosto

Primeiro misture o arroz com a uva passa, a cenoura e o milho; coloque a mistura em uma tigela untada com manteiga e reserva. Adicione ao liquidificador o leite, a manteiga, o requeijão, o parmesão, o sal e a pimenta e bata tudo. Depois acrescente a salsa e coloque a mistura sobre o arroz. Leve ao forno que já deverá estar preaquecido em 200º e deixe por 30 minutos.

Canelone de Queijo (Foto: Divulgação)

Canelone de Queijo (Foto: Divulgação)

Para o seu Canelone de Queijo

Tenha os seguintes ingredientes em mãos:

– 2 latas de molho de tomate

– 5 folhas de manjericão picadas

– 1 pote de ricota amassada

– 10 massas pré-cozidas para lasanha

– 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

– 4 colheres de sopa de queijo mussarela ralado

– ½ xícara de chá de leite desnatado

– Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

– Folhas de manjericão para a decoração

– Margarina para untar

Comece misturando todos os queijos, tempere-os com sal, pimenta, noz-moscada e manjericão. Coloque a mistura nas massas de lasanha, enrolando para formar o canelone. Depois que todos estiverem prontos, coloque-os em uma tigela untada com a margarina, adicione o molho de tomate por cima, coloque um pouco de sal no leite e despeje nos canelones. Leve ao forno até borbulhar e depois decore com as folhas de manjericão.

Mousse de Maracujá (Foto: Divulgação)

Mousse de Maracujá (Foto: Divulgação)

Sobremesas para o Dia dos Pais

Já pensou em preparar uma torta para essa data especial? Que tal uma torta de mousse de maracujá? Para esta receita você vai precisar de:

– 100 gramas de margarina

– 1 envelope de gelatina em pó sem saber

– 1 pacote de biscoito doce triturado

– 1 xícara de açúcar

– 1 xícara de suco de maracujá

– 5 colheres de sopa de água

– 1 caixa de creme de leite

– ½ xícara de chá de água

– ½ xícara de polpa de maracujá

– 3 colheres de sopa de açúcar

Para começar, misture a farinha de biscoitos com a margarina e passe no fundo de uma forma que possua o fundo removível. Leve ao forno e deixe por 20 minutos. Deixe esfriar, dissolva a gelatina na água em banho-maria; bata o suco de maracujá com o creme de leite, a gelatina e metade do açúcar até formar uma mistura homogênea. Pegue essa mistura e derrube sobre a massa, depois leve para a geladeira e deixe lá por 4 horas. Enquanto isso coloque a polpa, o açúcar e água em uma panela e vá misturando até ferver. Depois é só colocar por cima do mousse quando ele já estiver frio e comer!

Pavê de Chocolate Preto e Branco (Foto: Divulgação)

Pavê de Chocolate Preto e Branco (Foto: Divulgação)

Pavê de Chocolate Preto e Branco

Outra receita deliciosa é o Pavê de Chocolate Preto e Branco, ideal se o seu pai é chocolateiro. É uma receita simples que pode ser feita para o almoço em família. Para essa receita será necessário os seguintes ingredientes:

– Meia xícara de chá de amido de milho

– 1 pacote de biscoito tipo champanhe

– 3 xícaras de chá de leite

– 100 gramas de chocolate branco picado

– Meia xícara de chá de açúcar

– 100 gramas de chocolate meio amargo picado

– 7 colheres de sopa de açúcar (cobertura)

– 2 claras

– 1 colher de sopa de licor de cacau

– 1 xícara de chá de leite (cobertura)

– Chocolate branco e preto picados para decorar

A primeira parte dessa receita consiste na preparação do creme: em uma panela dissolva o amido de milho no leite, adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Mexa até engrossar e cozinhe por mais 2 minutos. Divida o creme em duas partes, adicione o chocolate meio amargo à primeira parte e o chocolate branco à segunda. Misture até o chocolate derreter e reserve. Agora para a cobertura, pegue uma panela e adicione as claras e o açúcar. Mexa sempre em fogo baixo por 3 minutos até que o açúcar esteja dissolvido. Coloque a cobertura em uma batedeira e bata até formar um merengue.

Pegue uma taça pequena e faça camadas alternando entre creme de chocolate meio amargo, biscoitos umedecidos no leite e no licor, creme de chocolate branco e repita o processo. Por fim, coloque a cobertura e os chocolates picados.

Cosmopolitan (Foto: Divulgação)

Cosmopolitan (Foto: Divulgação)

Bebidas para o Almoço dos Pais

Nada como uma boa bebida para acompanhar todo esse almoço maravilhoso. A primeira receita é do Cospomolitan que possui álcool e pode ser preparado facilmente. Para essa bebida, tenha em mãos:

– 50 ml de vodka

– 1 dose de Cointreau

– 100 ml de suco de Cranberry

– 1 dose de suco de limão

– Gelo a gosto

Para esse drink você só precisa bater todos os ingredientes e uma coqueteleira e servir. Seu vai amar, mas lembre-se de não exagerar nas doses.

Soup de Champagne (Foto: Divulgação)

Soup de Champagne (Foto: Divulgação)

Soup de Champagne

O Soup de Champagne também é com álcool, mas um pouco mais leve do que a bebida anterior. Para esta receita você vai precisar de:

– 30 ml de Suco de Lichia

– 40 ml de Champagne

– 30 ml de iogurte de amora

Misture o iogurte o suco na coqueteleira com o gelo e depois coloque a mistura em taças. Para finalizar, acresce o champagne e misture. Agora uma receita sem álcool para que toda família pode beber: Sensations, veja os ingredientes:

– Suco de Limão

– Suco de Manga

– Xarope de Menta

Pegue os ingredientes e junte com o gelo em uma coqueteleira. Misture tudo e depois que colocar nos copos, poderá finalizar ainda com o suco de Cranberry.

Canapé de filé mignon (Foto: Divulgação)

Canapé de filé mignon (Foto: Divulgação)

Canapé de filé mignon

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) de rum

– 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem

– Noz-moscada a gosto

– 3 colheres (sopa) de maionese

– 1 colher (sopa) de ciboulette picada

– 1 baguete de pão preto de cerca de 30 centímetros

– 3 colheres (sopa) de mostarda escura

– 1 xícara (chá) de filé-mignon (ou patinho) picado

– 1 colher (sopa) de molho farrapo (ou molho inglês)

– 1 pitada de páprica picante

– 1/2 xícara (chá) de cebola picadinha

– Sal a gosto

Modo de fazer:

Corte o pão baguete ao meio de fora a fora no sentido do comprimento. A parte de cima do baguete você deverá temperar com 2 colheres de sopa de mostarda, 2 colheres de sopa de maionese e o azeite. Sobre o tempero coloque a carne de forma bem generosa. Adicione mais azeite. Coloque a ciboulette picada e a cebolinha. Em seguida corte no formato de canapés com cerca de 2 centímetros. Para finalizar use a mostarda e a maionese que sobrou.

Empanada chilena (Foto: Divulgação)

Empanada chilena (Foto: Divulgação)

Empanada chilena

Ingredientes:

– 2 colheres (chá) de sal

– 1 xícara (chá) de margarina

– 1 xícara (chá) de banha

– 4 xícaras (chá) de farinha de trigo

– 1 xícara (chá) de água morna

Modo de fazer:

Coloque em um recipiente coloque a farinha de trigo, a banha, a margarina, o sal e a água. Misture a massa até que fique no ponto certo para abrir com o rolo. O recheio você pode fazer com o tipo de carne que o seu pai mais gosta. Você também poderá usar queijo e presunto para o recheio.

Carré de cordeiro com abóbora (Foto: Divulgação)

Carré de cordeiro com abóbora (Foto: Divulgação)

Carré de cordeiro com abóbora

Ingredientes:

– 1/3 de xícara de azeite de oliva

– 3 dentes de alho amassados

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino a gosto

– 1/2 xícara de vinho branco seco

– Alecrim para decorar

– 2 carrés de cordeiro (1,2 kg)

Para a abóbora

– Sal a gosto

– 1/2 xícara de açúcar mascavo

– 500 g de abóbora japonesa, com casca, em fatias finas

– 1/2 xícara de manteiga

Modo de fazer

Para temperar os carrés use a pimenta, o sal e o alho. Coloque os carrés para fritar em uma frigideira ou panela usando o azeite, deixe por 5 minutos de cada lado. Depois coloque o vinho e deixe cozinhar em fogo alto até que evapore todo o álcool. Coloque em uma forma e leve ao fogo alto para assar pelo tempo desejado. Depois de pronto reserve.

Modo de fazer a abóbora

Derreta a manteiga com o açúcar em uma panela, em seguida acrescente a abóbora, coloque o sal e deixe cozinhar coloque a tampa da panela e mexa de vez em quando. Cuide para que a abóbora fique macia, mas não desmanche. Para servir decore com alecrim o carré e coloque a abóbora ao lado.

Bacalhau ao forno (Foto: Divulgação)

Bacalhau ao forno (Foto: Divulgação)

Bacalhau ao forno

Ingredientes:

– 2 postas de bacalhau dessalgado

– 6 xícaras de azeite

– 2 batatas grandes cortadas em rodelas

– 4 buquês de brócolis cozidos (ou couve-flor)

– 2 ovos cozidos cortados ao meio

– 2 cebolas grandes cortadas em rodelas

– 2 dentes de alho picados

Modo de fazer:

Adicione o azeite em uma assadeira, depois coloque as batatas e as postas de bacalhau por cima, coloque o alho e a cebola. Coloque azeite por cima a gosto. Coloque no forno já aquecido em 180°C pelo tempo de 45 minutos, ou pelo tempo necessário para que as batatas fiquem cozidas ou que as postas do peixe fiquem douradas. Coloque os ovos e o brócolis cozidos na hora de servir.

Pudim cremoso de nozes (Foto: Divulgação)

Pudim cremoso de nozes (Foto: Divulgação)

Pudim cremoso de nozes

Ingredientes:

– 2 xícaras (chá) de leite

– 5 ovo

– 2 latas de leite condensado

– frutas em calda para decorar

– 100 gramas de noz picadas (reserve algumas, inteiras para decorar)

– 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador os ovos, as nozes, o leite condensado e bata até ficar uma mistura homogênea. Reserve.

Pegue o açúcar caramelize uma forma própria para pudim, aquelas que tem um furo no meio. Despeje a mistura feita no liquidificador. Coloque para assar em banho-maria no forno com fogo alto no tempo de 1 hora.

Gostou das sugestões de almoço do dia dos pais – dicas de pratos fáceis? Tem mais alguma ideia para servir nessa ocasião? Deixe um comentário.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top