Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Alistamento Militar Feminino 2017

As mulheres também podem seguir carreira militar. Conheça as oportunidades!
Por Isah -

De modo geral, o alistamento militar de 2017 começa em janeiro, mas no Ceará isso acontece on-line. Os jovens interessados em servir o exercito brasileiro poderão fazer isso por meio do acesso de tablets, celulares e computadores conectados à web.

Alistamento Militar Feminino 2016 Vagas. (Foto Ilustrativa)

Alistamento Militar Feminino 2017

Servir uma das Forças Armadas Brasileiras é uma forma de trilhar os primeiros passos na carreira militar. Por conta disso, muitas mulheres estão driblando o preconceito e se tornando combatentes, ou seja, ocupando cargos que antes eram restritos aos homens.

Locais que posso fazer o alistamento online

Depois de fazer essa inscrição online o jovem vai receber um número de protocolo que deverá guardar. Outros 19 estados do Brasil também farão o alistamento online, além do Ceará. O alistamento online só não foi disponibilizado no momento para: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio de janeiro, Rondônia, Roraima e São Paulo (Interior).

Como fazer o alistamento online

Os interessados em realizar o alistamento online o poderá fazer por meio do site http://www.alistamento.eb.mil.br/.  Esse sistema online está acontecendo como uma forma de diminuir filas e até de otimizar o tempo de serviço dos profissionais do Exército ligados a esse processo de alistamento.

O eu fazer depois do alistamento online?

Depois de realizar o alistamento online é necessário que o jovem pegue o número do protocolo que recebeu por meio do intermédio do site. Somente depois disso é que ele vai saber se segue na seleção para o Serviço Militar nas Forças Armadas (Marinha, Exército, Aeronáutica) ou se será dispensado recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Os garotos que completam 18 anos no ano de 2017, têm até o dia 30 de Junho para fazer o seu Alistamento Militar, fazendo parte da seleção no segundo semestre do ano que se alistou.

Alistamento Militar Feminino 2017 e carreira militar

A representatividade das mulheres no serviço militar ainda é pequena, afinal, apenas 6% do total de militares é do sexo feminino. No entanto, essa realidade tem se transformado aos poucos e muitas garotas estão conseguindo realizar o sonho de se alistar. A Aeronáutica se destaca como a Força Armada com o maior número de mulheres: aproximadamente 10 mil.

A Aeronáutica é a Força Armada com o maior número de mulheres. (Foto Ilustrativa)

O alistamento militar para mulheres não é igual ao dos homens. Os rapazes, quando completam 18 anos, são obrigados a comparecer à Junta do Serviço Militar mais próxima para se alistar, dentro do prazo que se estende de janeiro a junho. No caso do público feminino, se alistar significa se inscrever de forma voluntária ou prestar concursos públicos, de nível médio e superior. Somente assim as jovens com mais de 18 anos conseguem se tornar oficiais.

Vagas Alistamento Militar Feminino

Mulheres com mais de 18 anos podem se alistar voluntariamente. (Foto Ilustrativa)

É limitado o número de oportunidades para o Alistamento Militar Feminino 2017. Portanto, as mulheres que desejam se tornar oficiais terão que enfrentar intensa concorrência e passar por um processo seletivo bastante rigoroso. Qualquer modalidade da carreira militar avalia aspectos físicos, morais, culturais e psicológicos.

Mulheres no serviço militar

O serviço militar feminino é algo facultativo, mas que foi regulamentado em 1996. As mulheres que se submetem a essa experiência participam de muitas atividades, principalmente de treinamentos físicos. Com o tempo, elas adquirem resistência e disciplina, duas coisas que são fundamentais para uma carreira militar.

É possível desempenhar diferentes funções. (Foto Ilustrativa)

A mulher, dentro do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica, não precisa ocupar necessariamente ocupar cargos pesados. Ela pode trabalhar em funções mais leves em quartéis, organizações miliares e estabelecimentos de ensino. Há, ainda, vagas para quem já tem uma formação específica, nas áreas de Medicina, Contabilidade, Enfermagem, Engenharia, entre outras.

O desafio das mulheres para conquistar espaço nas carreiras militares

Hoje em dia é fácil para as mulheres ingressarem no serviço militar. Veja esse vídeo do Jornal Futura onde contem declarações de mulheres que servem ao exército e seguem carreira militar.

Agora que você já sabe como funciona o Alistamento Militar Feminino 2016: Vagas, não perca a oportunidade de dar os primeiros passos na sua carreira militar no próximo ano.

 


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL