Menu

Brasil

Atualizado em 13 de novembro de 2008, às 17:10 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Alisamento de Cabelos – É Seguro?

484768 fotos 06011016 Suplemento alimentar irregular: como identificar Geralmente, os suplementos são usados para manter a silhueta esbelta e sarada

O consumo de suplementos alimentares é um costume bastante comum, não somente entre os praticantes de musculação como também entre as pessoas que desejam manter a silhueta esbelta e bem delineada.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o consumo desses produtos pode causar graves prejuízos à saúde, pois alguns desses suplementos são compostos por substâncias não seguras para ingestão, enquanto outras possuem propriedades terapêuticas, não podendo ser consumidos sem o acompanhamento médico. Saiba mais sobre o assunto.

Saiba mais sobre os suplementos alimentares.

Prejuízos à saúde

Entre os diversos problemas causados no organismo, o consumo de suplementos alimentares irregulares pode provocar um efeito tóxico no corpo, lesando principalmente órgãos com função metabólica, como o fígado e os rins, além de provocar danos cardiovasculares, propiciar alterações no sistema nervoso central e alterações metabólicas. Em situações mais graves ou em indivíduos que possuem outras doenças de base, o resultado pode até mesmo ser fatal.

Conheça os suplementos mais indicado para as mulheres.

Comércio ilegal

A Anvisa alerta que alguns dos suplementos alimentares não são devidamente regulamentados junto à agência, sendo comercializados de forma ilegal no país. Esses produtos são potencialmente prejudiciais à saúde e muitos contam com substâncias proibidas para uso em alimentos, como hormônios, produtos estimulantes e alguns outros componentes.

Os atletas que fazem uso de suplementação devem ficar especialmente atentos ao produto que estão comprando, pois algumas das substâncias irregulares são consideradas como doping pela Agência Mundial Antidoping.

484768 Quem precisa de suplemento alimentar Suplemento alimentar irregular: como identificar Existem vários produtos disponíveis no mercado, entretanto alguns são irregulares

Substâncias irregulares

Entre as substâncias irregulares que podem compor esses produtos está a dimetilamilamina (DMAA), que tem efeito estimulante e é usada para emagrecer e aumentar o rendimento atlético. Essa droga estimula o sistema nervoso central e ainda pode causar dependência, além de diversos outros efeitos adversos graves, podendo resultar em morte. Entre os produtos que possuem essa substância estão: Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros.

Outras substâncias indevidamente usadas na formulação dos suplementos alimentares estão a catuaba e o ginseng, que por serem farmacologicamente ativos, não são permitidos em alimentos.

Como identificar suplementos alimentares irregulares

  • Desconfie de promessas milagrosas, do tipo “perca 5 kg em 1 semana”;
  • Não compre produtos com promessas cosméticas, como diminuição das rugas ou celulite;
  • Produtos com indicações terapêuticas, que promete cura ou tratamento para doenças, são extremamente perigosos;
  • Cuidado com imagens ou expressões que fazem referência a hormônios ou produtos farmacológicos;
  • Produtos que possuem rótulo exclusivamente em outra língua devem ser evitados;
  • Certifique-se de que a empresa que comercializa o suplemento possui CNPJ e  serviço de atendimento ao consumidor;
  • Evite comprar em sites que não possuem identificação e endereço da empresa fabricante e da distribuidora.
484768 musculacao para homens na academia Suplemento alimentar irregular: como identificar Resultados milagrosos não existem. É preciso ter disciplina e determinação.

Ficar com o corpo sarado e dentro das medidas desejadas é algo extremamente satisfatório, porém, “pegar atalhos” para facilitar esse processo pode ser extremamente maléfico e resultar até mesmo em morte. O jeito é ficar atento, se lembrando de que, com saúde, não se brinca.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL