Menu

Saúde

Atualizado em 3 de março de 2012, às 6:35
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos ricos em vitamina B12

Com a vitamina B12 o seu sistema nervoso funcionará muito bem e o seu corpo terá energia de sobra para a prática de esportes.
401457 Alimentos ricos em vitamina B12 3 Alimentos ricos em vitamina B12Muitas pessoas não conseguem nem sentir o cheiro do fígado, mas ele é rico em vitamina B12 (Foto: Divulgação)

A vitamina B12 é muito importante para que a atividade da célula nervosa seja normal, para a replicação do DNA, para a formação da hemoglobina (a sua deficiência causa a anemia) e para o metabolismo dá energia. Por outro lado, quem não consome o nível suficiente dessa vitamina pode sofrer de fadiga, perda de memória, fraqueza muscular, confusão e outros sintomas característicos de danos nos nervos. Sendo assim, saiba quais são os alimentos ricos em vitamina B12 para ter muita energia e boa memória.

Os cereais integrais são muito ricos em vitamina B12, assim como o levedo de cerveja, os vegetais verdes, as batatas, os peixes, os ovos e o fígado. O leite e os seus derivados também são ótimas fontes de vitamina B12 e podem ser consumidos sempre que possível.

401457 Alimentos ricos em vitamina B12 1 Alimentos ricos em vitamina B12O leite e os seus derivados são riquíssimos em vitamina B12 (Foto: Divulgação)

Além de consumir a vitamina B12 na forma de alimentos disponíveis na natureza, algumas pessoas optam pelos suplementos alimentares puros da vitamina em questão. Geralmente, ela vem em um suplemento formado pelas vitaminas do complexo B ou é um multivitamínico, ou seja, um composto de várias vitaminas. Por enquanto, não foram apresentados nenhuns efeitos colaterais por causa do seu uso, já que o corpo excreta o excedente pela urina.

401457 Alimentos ricos em vitamina B12 2 Alimentos ricos em vitamina B12Para os "vegans", a solução é apelar para os suplementos alimentares(Foto: Divulgação)

Entretanto, esses suplementos podem e devem ser usados pelos chamados vegans, que são os vegetarianos que não se alimentam nem de derivados de animais, como o leite ou os ovos. Portanto, eles têm carência da vitamina B12, já que ela é encontrada nesses alimentos. Sendo assim, precisam repô-la através dos suplementos alimentares.

Como o excesso de álcool no sangue impede a absorção da vitamina B12 pelo organismo, os alcoólicos tendem a sofrer da deficiência dela. Todavia, mesmo que eles tenham grande quantidade dessa vitamina no sangue, a sua reserva nos seus tecidos é normalmente deficiente.

A vitamina B12 é muito importante para a manutenção dos tecidos nervosos e da energia corporal. Por isso, deve ser ingerida sempre que possível, seja na forma de alimentos ou na de suplementos alimentares. Assim, o seu corpo ficará saudável e a sua mente mais inteligente.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.