Menu

Saúde

Atualizado em 2 de julho de 2011, às 10:02 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos Ricos em Ferro para Dietas

Alimentos ricos em ferro para dietas1 Alimentos Ricos em Ferro para Dietas

O ferro é essencial para a nosso corpo, certo? Ainda mais quando estamos de dieta para poder colocar ou o nosso peso, ou a nossa saúde em dia, isso quando não os dois juntos. O ferro é um componente estrutural da hemoglobina, é um dos principais responsáveis pelo transporte de oxigênio para todas as nossas células. Porem, não adianta você comer ferro e mais ferro, é preciso ter a ciência de que nem toda a quantidade de ferro que nós consumimos, o nosso corpo absorve.

Há alimentos que ajudam ou atrapalham nessa absorção, como a Vitamina C e a frutose, que aumenta em muito a quantidade de ferro pelo nosso corpo, enquanto que outros alimentos como o oxalatos e fosfatos, que encontramos de forma muito fácil em cereais e chá e café, diminuem e muito essa absorção.  O que a falta de ferro pode fazer com o nosso corpo? Bom, causa anemia, por exemplo, anemia ferropriva. Para quem não conhece seus sintomas, é ter mais fadiga, ter pouco apetite, fraqueza e sentir muito sono, mais do que o comum, entre outros sintomas.

Alimentos ricos em ferro para dietas4 300x218 Alimentos Ricos em Ferro para Dietas

Você sabia que o ferro consegue ter duas formas? Uma delas é o Ferro Heme e a outra, o Ferro não Heme. Quando falamos em Ferro Heme, isso significa ter uma alta biodisponibilidade e por tal, consegue ter uma maior absorção pelo organismo, cerca de 15 a 35%, e geralmente são encontrados em alimentos com origem animal, como no caso do fígado, frutos do mar, vísceras, peixes, entre outros. Por outro, lado o Ferro não Heme é aquele que tem a sua capacidade de absorção reduzida, apenas 02 a 20% é absorvido pelo organismo.

Geralmente está presentes nos vegetais (com ênfase nos de coloração verde escuro), cereais, raízes e leguminosas. É de suma importância que você esteja sempre alinhando o consumo desse ferro com o consumo de vitamina C, para que o mesmo comece a se tornar melhor biodisponível pelo organismo. Uma dica? Que você evite beber em grande quantidade, café ou chás quando você está com dificuldade de absorção de ferro, isso porque eles inibem mais ainda essa absorção. Hoje, há uma tabela da quantidade ideal de ferro que temos que absorver em nossas etapas de vida distintas.

Crianças de 01 a 10 anos, cerca de 10 mg; Homens, cerca de 10 mg; mulheres em fase de menopausa 10mg; mulheres com fase de pre-menopausa, cerca de 13 mg; as gravidas, cerca de 30 mg e lactantes, cerca de 15 mg. Vale lembrar que essas quantidades que nós citamos, são quantidades diárias para que você consiga ter os níveis estáveis dentro do seu organismo.

Cardápio da Dieta do Morango21 Alimentos Ricos em Ferro para Dietas

Você não sabe dos alimentos que possuem ferro? Não? Então, elaboramos alguns que você pode incluir na sua dieta e ser feliz e saudável para o resto da vida! Veja: Vegetais: Espinafre, dente de alho, ervilhas, vagens, agrião, salsa, folhas de beterraba, entre outros. Pão e cereais: pão branco, pão integral, milho, creme de tribo, pão de denteio, produtos de trigo, cereais de aveia entre outros.

Frutos do mar: peixes em geral, bacalhau seco, cavala, ostras, atum, mexilhões, cavala, sardinhas entre outros. Frutas: ameixas, morangos, uva, tomates, figos, frutas secas, abacaxi, pêssegos, entre outras frutas. Carnes: fígado, frango, presunto, vitela, coração, rim, entre outros. Outros alimentos: ovos, algas marinhas, melaço, nabo, tofu, grão cozido, lentilhas, feijão, ervilhas secas entre outros. As dicas estão bem aí em cima, de forma bem simples e bastante eficaz. Citamos alguns alimentos que podem facilmente serem encontrados nas prateleiras dos supermercados, de forma simples e sem maiores complicações.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.