Menu

Saúde

Atualizado em 21 de junho de 2013, às 12:45 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos ricos em cálcio: quais são

Os alimentos ricos em cálcio são excelentes fontes do nutriente para o organismo. Saiba mais sobre o assunto.

A osteoporose é uma doença que atinge tanto homens quanto mulheres, causada pela perda óssea, levando a uma maior fragilidade dos ossos. A alimentação é uma das fontes desse nutriente tão importante para a estrutura do organismo. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os alimentos ricos em cálcio.

635255 Os alimentos ricos em cálcio oferecem muitos benefícios à saúde. Foto divulgação Alimentos ricos em cálcio: quais são Os alimentos ricos em cálcio oferecem muitos benefícios à saúde. (Foto: divulgação)

Cálcio para saúde

Muitas pessoas se enganam ao pensarem que consomem a quantidade certa de cálcio por dia, como também acham que estão consumindo os alimentos certos. Há alguns alimentos que parecem fonte de cálcio, mas não são. Ao contrário da recomendação pela Organização Mundial da Saúde, mais 60% das mulheres não ingerem as porções de leite e derivados indicadas para prevenção de osteoporose.

Outra descoberta é que a grande parte das pessoas consomem alimentos somente enriquecidos em cálcio, como leite de soja e biscoitos. Muitas vezes pensam que essas substituições possuem as mesmas quantidades do nutriente e são suficientes para manter o cálcio no organismo.

Esse é um grande engano. As bebidas feitas com soja não contém quantidades consideráveis de cálcio, exceto as que são enriquecidas com o mesmo. Segundo especialistas, o leite e seus derivados são ricos em cálcio e melhores fontes do nutriente para o corpo. Além disso, existem os alimentos ricos em cálcio e sem lactose, usados em alguns tipos de alergias.

635255 O cálcio faz bem para os ossos. Foto divulgação Alimentos ricos em cálcio: quais são O cálcio faz bem para os ossos. (Foto: divulgação)

Alimentos ricos em cálcio

  • Leite e seus derivados, como iogurte e queijo;
  • Cereais, batata e hortaliças;
  • Carnes magras, frango e pele de coelho;
  • Sucos de fruta fresca;
  • Sementes sésamo;
  • Peixes frescos ou congelados;
  • Tofu, soja e derivados;
  • Sardinha enlatada;
  • Azeite virgem e óleo de sementes.

As pessoas com osteoporose, ou histórico dessa doença na família, devem ter uma alimentação rica em cálcio. As crianças e mulheres na menopausa também devem ter uma alimentação saudável para prevenir problemas com alterações hormonais e diminuição da absorção de cálcio.

Os alimentos enriquecidos são excelentes opções para aumentar a ingestão do nutriente, especialmente quando os alimentos são fonte e não fazem parte do dia a dia.

635255 Aposte no consumo de alimentos ricos em cálcio. Foto divulgação Alimentos ricos em cálcio: quais são Aposte no consumo de alimentos ricos em cálcio. (Foto: divulgação)

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do organismo. O cálcio é um nutriente muito importante para o nosso corpo, ajudando no fortalecimento dos ossos. Os alimentos com vitamina D e cálcio são excelentes opções para melhorar a saúde.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.