Menu

Saúde

Atualizado em 11 de novembro de 2011, às 20:29 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que podem combater o colesterol ruim

Uma dieta adequada pode ser eficiente para o controle do colesterol. Confira alguns alimentos que ajudam a diminuir as taxas deste lipídeo.

312832 colesterol 8 Alimentos que podem combater o colesterol ruim

Uma dieta regrada somada a exercícios físicos pode ser tão eficiente quanto o uso de medicamentos para o controle das dislipidemias, confira agora alguns alimentos que lhe ajudarão nessa luta.

Você conhece a frase “você é o que você come”? A cada ano que se passa a ciência prova cada vez mais o quão certa é essa afirmação. Novos estudos tem demostrado que apenas com a mudança dos hábitos alimentares é possível se obter uma mudança no perfil lipídico, isto é, nas gorduras presentes no sangue, aumentando um tipo específico de colesterol, o HDL, e diminuindo os níveis de outro tipo de colesterol, o LDL.

É importante esclarecer e desmistificar um estigma que continua sendo pregado de forma persistente, não existe colesterol bom e colesterol ruim, isso é fato; o colesterol, de forma geral, é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo, pois participa da síntese de diversos hormônios, de vitamina D e garante o funcionamento da membrana celular – essas são algumas das diversas funções dessa substância tão importante.

Ocorre que existem tipos diferentes lipoproteínas que transportam o colesterol por nosso corpo, entre elas o LDL (popularmente tido como “colesterol ruim”), que faz o transporte do colesterol para os tecidos, através do sangue, e o HDL (o colesterol bom), que faz o transporte reverso, ou seja, ele “coleta” a gordura dos tecidos e vasos e os leva de volta ao fígado, para serem metabolizados e eliminados.

312832 Untitled 3 Alimentos que podem combater o colesterol ruim

É obvio que essas duas lipoproteínas têm função importantíssima; o problema ocorre quando há um desequilíbrio em suas proporções – que se dá principalmente por hábitos alimentares inadequados, que propiciam o aumento exacerbado de LDL ou a diminuição do HDL, aumentando as chances do indivíduo desenvolver uma placa de aterosclerose e sofrer um infarto agudo do miocárdio ou até mesmo de um acidente vascular encefálico.

Então vamos conhecer um pouco mais sobre os alimentos que podem te ajudar a melhorar essa situação?

  • FEIJÃO: o consumo de uma xícara por dia pode diminuir em até 20% o nível de LDL e aumentar em até 9% o nível de HDL
  • CHOCOLATE AMARGO: É rico em flavonoides, que diminui o LDL, mas calma! O recomentado é a ingestão de apenas 30g por dia, senão você não vai aproveitar os benefícios dessa delicia.
  • SALMÃO: Possuem grande quantidade de omega 3, que aumenta o HDL – outras boas fontes desse ácido graxo são outros peixes de água fria, como o atum e a truta.
  • AVEIA: Uma solução prática e barata, quem além de possuir fibras insolúveis que irão fazer seu intestino funcionar melhor, apresenta outros constituintes que são capazes de diminuir os níveis de colesterol total, lipídios totais e triglicerídeos. Se misturada ao farelo de trigo tem seu poder triplicado.
  • ALHO: Três dentes por dia podem diminuir o nível de colesterol total em até 15%, se você não dá conta de ingerir os dentes, uma alternativa é a utilização de óleo extraído de 3 dentes, que pode diminuir em até 7% o LDL e aumentar o HDL em até 23%.
  • CEBOLA CRUA: Aumenta em até 30% o HDL.
  • CASTANHAS: Além de aumentar os níveis de HDL apresentam grandes quantidades de antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular e previnem diversas doenças.
  • AZEITE DE OLIVA: De benefícios infindáveis o azeite de oliva reduz o LDL e aumenta sensivelmente o nível de HDL, ele ainda faz bem para todo o aparelho cardiocirculatório por ser uma excelente fonte de antioxidantes.

Procure dar preferência aos alimentos cozidos a vapor (porque preservam uma maior quantidade de nutrientes próprios do alimento) e grelhados (por apresentar menor teor de gordura saturada); adicione um pouco de atividade física regularmente à sua rotina e tenha uma vida muito mais saudável, com seus níveis de HDL e LDL sob controle!

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.