Bem Estar

Alimentos que não podem ser congelados: quais são

Recorrer ao congelamento de alimentos é uma boa opção para não ter que fazer comida todos os dias, além de ser uma alternativa para aproveitar momentos em que o preço da carne estiver menor. Porém, alguns alimentos não podem ser congelados como a batata, por exemplo, que não fica com a mesma textura nem com o mesmo gosto.

Alguns alimentos têm suas propriedades modificadas ao serem congelados (Foto: divulgação)

Alimentos que não podem ser congelados: quais são

Existem diversos alimentos que não podem ser congelados como as folhas verdes como alface e couve, principalmente se o interesse é usá-las como uma salada crua. Mas se você for usar o ingrediente para temperar pratos não há problema em congelar, como salsa e cebolinha, por exemplo. Legumes como o pepino, o tomate e o rabanete também não podem ser colocados no congelador; as propriedades são alteradas e os ingredientes murcham perdendo o sabor e a cor característica.

Para congelar, é necessário o acondicionamento correto dos ingredientes (Foto: divulgação)

Em geral, as carnes são alimentos que podem ser congelados, mas isso não vale no caso de carne defumada ou salgada, uma vez que o resfriamento pode mudar as propriedades do ingrediente. Frituras, queijos e macarrão sem molho são outros produtos alimentícios que entram nessa lista.

Ingredientes que não podem ser colocados no congelador

Há outros ingredientes que não devem ser congelados como a maionese, uma vez que o óleo se divide dentro da embalagem. A regra também vale para creme de leite, iogurte, leite fresco, leite condensado, cremes engrossados, chantilly, além de curau, pudins feitos à base de amido de milho e doces caramelizados. Se você resolver fazer uma gelatina e sobrar muito, também não vai adiantar colocá-la no congelador porque a receita irá cristalizar.

O ovo inteiro não pode ser congelado, mas clara e gema separadas podem (Foto: divulgação)

Existem também outros alimentos que não podem ser colocados no congelador como o ovo cozido e o ovo cru com casca, uma vez que a gema ficará granulada. A clara, por outro lado, pode ser colocada no congelador sem prejuízos. E para congelar as gemas, basta batê-las com ½ colher (chá) de açúcar ou de sal e colocar em um saco plástico.

Leia também: Alimentos congelados

Como Congelar Alimentos Corretamente

Recomendado para você

Bem Estar

Conheça os benefícios da água

Bem Estar

Passagens Aéreas com Desconto Para Idosos

Bem Estar

Nomes de bebês significado masculino e feminino

Bem Estar

Fazer convite de casamento passo a passo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *