Menu

Saúde

Atualizado em 31 de julho de 2012, às 14:50 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que melhoram o desempenho fÍsico

Alguns produtos são capazes de melhorar a performance durante as atividades físicas. Conheça os alimentos que melhoram o desempenho físico.

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é uma das principais responsáveis pela boa qualidade de vida do indivíduo. Através da sua realização é possível melhorar os níveis funcionais, assim como colaborar com o bom humor no dia-a-dia. Apesar dos grandes benefícios atribuídos a prática de exercícios físicos, nem todas as pessoas possuem um desempenho adequado para praticá-los. Conheça abaixo quais são os alimentos que melhoram o desempenho físico.

Conheça os alimentos que constroem músculos

494498 Para obter um melhorar desempenho f%C3%ADsico %C3%A9 preciso ter uma aiemnta%C3%A7%C3%A3o adequada Alimentos que melhoram o desempenho fÍsico Para obter um melhorar desempenho físico é preciso ter uma alimentação adequada. (Foto: Divulgação)

O essencial é alterar o cardápio

Muitas pessoas desejam praticar exercícios físicos, porém uma grande parte delas não possui um cardápio que contenha os alimentos essenciais para sua prática. Para isso separamos os alimentos que auxiliam no bom desempenho físico.

  • Água – a hidratação é essencial para que o metabolismo funcione de maneira adequada. Além disso, ela participa do processo de desintoxicação, de modo a eliminar os resíduos do corpo.
  • Ovo – ele é rico em proteína, assim colabora de maneira essencial na recuperação do organismo pós exercício físico.
  • Amêndoas – esta semente potencializa a capacidade do corpo em reduzir a produção de radicais livres. Estes são responsáveis pelo envelhecimento precoce, por ocasionar a morte celular.
  • Salmão – esse peixe é rico em ômega 3. Esta substância auxilia na produção de hormônios, além de colaborar na prevenção de doenças inflamatórias e degenerativas.
  • Iogurte – por ser fonte de proteína e cálcio, ele é essencial na manutenção dos ossos, além de colaborar na manutenção da contração muscular.
  • Carne vermelha – é um alimento rico em proteína e minerais, sendo essencial para a manutenção do sistema imunológico.
  • Azeite de oliva – possui uma alta concentração de antioxidantes, colaborando no combate aos radicais livres.
  • Café – a principal substância, a cafeína, é neuroestimulante. Assim, colabora dando um “up” durante o treino.
  • Chocolate amargo – o cacau é um alimento rico em antioxidantes. Além disso, ele colabora com a vasodilatação dos vasos do corpo, colaborando em uma melhor passagem do sangue pelo corpo. Como resultado, ele auxilia na prática de exercícios físicos, em especial, aqueles que necessitam de muito mais sangue em um período.
494498 Para ter um organismo saud%C3%A1vel %C3%A9 preciso ter uma hidrata%C3%A7%C3%A3o adequada. Alimentos que melhoram o desempenho fÍsico Para ter um organismo saudável é preciso ter uma hidratação adequada.(Foto: Divulgação)

Vantagens e desvantagens

Todos os alimentos anteriormente citados colaboram com o bom desempenho físico, além de auxiliar na melhor recuperação do organismo após as atividades físicas. Porém, é preciso ter um controle quanto ao seu consumo. Isso, porque grande parte deles possui altas taxas de calorias e caso não sejam devidamente queimadas, podem proporcionar na formação dos temíveis “pneuzinhos”.

494498 O chocolate amargo %C3%A9 um dos aliemntos que auxiliam no bom desmpenho f%C3%ADsico. Alimentos que melhoram o desempenho fÍsico O chocolate amargo é um dos alimentos que auxiliam no bom desmpenho físico.(Foto: Divulgação)

Para ter um bom desempenho físico, é de extrema importância que o indivíduo adquira alguns alimentos em seu cardápio. Após conhecer quais são esses alimentos, basta consumi-los com rotina e obter suas vantagens.

Saiba quais são os exercícios que emagrecem

 

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.