Menu
Você está em: MundoDasTribos > Alimentos que fazem bem para saúde bucal

Confira dicas de como manter uma boa saúde bucal e saiba os alimentos que podem ajudar nessa tarefa.

O sorriso é o maior cartão de visitas que se pode ter, e por isso é importantíssimo cuidar bem da saúde bucal, prevenindo os principais problemas capazes de estragar um sorriso. Estimular bons hábitos alimentares, evitando o consumo de determinados produtos e estimulando a ingestão de outros, é uma medida simples, mas que pode surtir efeitos surpreendentes. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e conheça os alimentos que fazem bem para saúde bucal.

Manter a boa saúde bucal é a melhor forma de garantir um belo sorriso.. (Foto: divulgação)

A importância da boa alimentação

A alimentação é tão importante que a maior parte das doenças dentárias é influencia por esse fator. Outros pontos que também merecem destaque são a adequada higienização oral e visitas regulares ao dentista.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 89% da população brasileira sofre com problemas de cáries. Esse é um reflexo direto do consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e um sinal de alerta às pessoas que não se importam muito com esse tipo de problema.

É importante ressaltar que, quando o assunto é saúde oral, os dentes não são a única parte capaz de ser afetada. Toda a gengiva e mucosa oral também devem ser consideradas e regularmente avaliadas à procura de alterações que possam colocar a saúde bucal em risco.

Alimentos que contribuem para a saúde oral

Confira a lista de alimentos recomendados para garantir a saúde bucal e prevenir doenças:

  • Leite e queijo

São capazes de reduzir a acidez da cavidade oral, protegendo os dentes e evitando seu desgaste. Também são fontes excelentes de cálcio e fostafo, dois elementos responsáveis pelo fortalecimento dos dentes.

  • Arroz e feijão

A boa e velha combinação brasileiríssima de arroz com feijão, depois de cozida, ajuda a manter uma boa concentração de flúor na saliva, protegendo os dentes contras as cáries.

  • Maçã, cenoura e outros alimentos duros

Os alimentos mais consistentes são excelentes pra manter uma boa higiene oral, pois limpam os dentes durante a mastigação. Vale a pena apostar em produtos como castanhas, nozes, avelãs, amendoins e frutos do mar.

Alimentos duros, como a maçã, ajudam a limpar os dentes. (Foto: divulgação)

Alimentos que devem ser evitados

Saiba quais produtos evitar para ter dentes mais saudáveis e se prevenir de problemas bucais.

  • Doces

O açúcar é o principal vilão da saúde oral, e pode ser encontrado na maioria das guloseimas, como bolachas, refrigerantes, doces, batatas, sorvetes, chicletes e muitas outras. Quanto maior a quantidade e frequência de consumo de açúcar, mais os dentes ficam expostos aos ácidos que desmineralizam o esmalte dental.

  • Alimentos ácidos

Mesmo que sejam livres de açúcar, os alimentos mais ácidos são capazes de lesar os dentes e enfraquece-los, devendo ser consumidos com moderação. É necessário dar uma atenção especial aos refrigerantes, que além de ácidos são extremamente ricos em açúcar.

Os doces são os grandes vilões da saúde bucal. (Foto: divulgação)

Seguindo algumas dicas e aprendendo a escolher os alimentos certos, é possível manter a saúde bucal e se prevenir contra as doenças mais comuns da cavidade oral, garantindo um sorriso belo e irradiante.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL