Menu

Notícias

Atualizado em 29 de julho de 2013, às 7:04 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Alimentos que fazem bem para saúde bucal

Confira dicas de como manter uma boa saúde bucal e saiba os alimentos que podem ajudar nessa tarefa.

O sorriso é o maior cartão de visitas que se pode ter, e por isso é importantíssimo cuidar bem da saúde bucal, prevenindo os principais problemas capazes de estragar um sorriso. Estimular bons hábitos alimentares, evitando o consumo de determinados produtos e estimulando a ingestão de outros, é uma medida simples, mas que pode surtir efeitos surpreendentes. Esclareça as principais dúvidas sobre o assunto e conheça os alimentos que fazem bem para saúde bucal.

644914 Manter a boa saúde bucal é a melhor forma de garantir um belo sorriso. Alimentos que fazem bem para saúde bucalManter a boa saúde bucal é a melhor forma de garantir um belo sorriso.. (Foto: divulgação)

A importância da boa alimentação

A alimentação é tão importante que a maior parte das doenças dentárias é influencia por esse fator. Outros pontos que também merecem destaque são a adequada higienização oral e visitas regulares ao dentista.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 89% da população brasileira sofre com problemas de cáries. Esse é um reflexo direto do consumo exagerado de alimentos ricos em açúcar e um sinal de alerta às pessoas que não se importam muito com esse tipo de problema.

É importante ressaltar que, quando o assunto é saúde oral, os dentes não são a única parte capaz de ser afetada. Toda a gengiva e mucosa oral também devem ser consideradas e regularmente avaliadas à procura de alterações que possam colocar a saúde bucal em risco.

Alimentos que contribuem para a saúde oral

Confira a lista de alimentos recomendados para garantir a saúde bucal e prevenir doenças:

  • Leite e queijo

São capazes de reduzir a acidez da cavidade oral, protegendo os dentes e evitando seu desgaste. Também são fontes excelentes de cálcio e fostafo, dois elementos responsáveis pelo fortalecimento dos dentes.

  • Arroz e feijão

A boa e velha combinação brasileiríssima de arroz com feijão, depois de cozida, ajuda a manter uma boa concentração de flúor na saliva, protegendo os dentes contras as cáries.

  • Maçã, cenoura e outros alimentos duros

Os alimentos mais consistentes são excelentes pra manter uma boa higiene oral, pois limpam os dentes durante a mastigação. Vale a pena apostar em produtos como castanhas, nozes, avelãs, amendoins e frutos do mar.

644914 Alimentos duros como a maçã ajudam a limpar os dentes. Alimentos que fazem bem para saúde bucalAlimentos duros, como a maçã, ajudam a limpar os dentes. (Foto: divulgação)

Alimentos que devem ser evitados

Saiba quais produtos evitar para ter dentes mais saudáveis e se prevenir de problemas bucais.

  • Doces

O açúcar é o principal vilão da saúde oral, e pode ser encontrado na maioria das guloseimas, como bolachas, refrigerantes, doces, batatas, sorvetes, chicletes e muitas outras. Quanto maior a quantidade e frequência de consumo de açúcar, mais os dentes ficam expostos aos ácidos que desmineralizam o esmalte dental.

  • Alimentos ácidos

Mesmo que sejam livres de açúcar, os alimentos mais ácidos são capazes de lesar os dentes e enfraquece-los, devendo ser consumidos com moderação. É necessário dar uma atenção especial aos refrigerantes, que além de ácidos são extremamente ricos em açúcar.

644914 Os doces são os grandes vilões da saúde bucal. Alimentos que fazem bem para saúde bucalOs doces são os grandes vilões da saúde bucal. (Foto: divulgação)

Seguindo algumas dicas e aprendendo a escolher os alimentos certos, é possível manter a saúde bucal e se prevenir contra as doenças mais comuns da cavidade oral, garantindo um sorriso belo e irradiante.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.