Menu

Saúde

Atualizado em 28 de julho de 2008, às 16:25
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Alimentos que fazem Bem ou Mal ao Cérebro

Uma alimentação saudável e balanceada é de vital importância para qualquer pessoa que deseja ter uma boa saúde, entretando o que precisamos saber além disso é que tudo o que ingerimos interfere no nosso corpo.

Vocês já devem ter ouvido falar que somos reflexos daquilo que comemos ? Pois bem, nada melhor que descobrirmos quais são os alimentos que fazem bem ou mal ao cérebro.

Antes saiba que hábitos alimentares ruins só contribuem para obstrução dos neurotransmissores, podendo provocar distúrbios mentais, como ansiedade e depressão, podendo ainda levar para o desenvolvimento de elementos tóxicos destrutivos da memória. A boa notícia é que com pequenas mudanças nos hábitos alimentares você notará grande diferença.

Alimentos que fazem Mal ao cérebro

alimentos gordurosos Alimentos que fazem Bem ou Mal ao Cérebro

Gorduras Saturadas – Evite ao máximo ! Tente cozinhar os alimentos com azeite ou óleo de girassol, deixa de lado: Margarina, manteiga e óleo.

Café – Também é outro alimento que faz mal ao cérebro, a cafeína se tomada em excesso pode sobrestimular os nervos, criando assim um aumento de energia nervosa que pode ocasionar em um alto nível de irritabilidade.

Álcool – Um veneno para sua saúde: Ele pode levar a depressões além da  dependência que atinge milhares de famílias.

Açúcar Refinando, Farinha, Etc – São os hidratos de carbono simples, a glicose contida nesses alimentos fornece ao cérebro grandes quantidades de açúcar de curta duração. Após esse período é provocado um estado de fadiga.

antioxidantes Alimentos que fazem Bem ou Mal ao Cérebro

São muitos os alimentos que fazem bem ao cérebro, frutos de uma forma geral fornecem tal propriedade, os vegetais e os grãos, todos eles propiciam ao cérebro uma boa dose regular de glicose, provocando um efeito calmante e melhorando a memória e a capacidade de resolver problemas.

Se quiser fazer uma refeição rica em nutrientes combine os alimentos descritos acima com proteínas, encontradas na carne e nos ovos, e antioxidantes, conhecidos por sua ação contra doenças e propriedades que promovem o pensamento.

Confira mais alimentos antioxidantes:

Vitamina C – Encontrada nos brócolos, laranjas, batatas e morangos.

Vitamina E – disponível nas amêndoas, nozes, óleo de milho e na soja.

Betacaroteno – Encontrado nos alperces, cenouras, abóbora, batatas doces e no melão.

Ácido fólico – Presente nos feijões, frutas, vegetais de folha verde, lentilhas e cereais de trigo.

Zinco – Encontrada na aveia, farelos, amendoins, sementes de girassol e grãos de trigo.

Vitaminas B – Disponíveis nos abacates, lacticínios, bananas, beterraba, peixe e peru.

Selênio – Encontrado no repolho, aipo, pepinos, cogumelos, cebolas e nozes brasileiras.

Magnésio – Presente nas amêndoas, abacates, cenouras, citrinos e nas sementes de sésamo.

Esta mais do que certo de que somos o que comemos não é mesmo ? Deixe sua opinião a respeito do assunto…

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.